Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 25 of 45Next

Piaget e Vigotsky, smbos propõem que o construtivismo é construído a partir de ambientes naturais de interação social. A teoria de Piaget é um processo de construção de estruturas lógicas, uma teoria universalista e individualista e Vigotsky apresenta a teoria no aspecto histórico-social.Eles trabalham com hipóteses, aceitando a problematização numa visão dialética holística.

Piaget nos diz que a criança faz de acordo com oque ver e vive na sociedade ,durante as etapas da vida para se desenvolver

Já vygostky nos traz a teria do aprendizado

Oque ele aprende ele desenvolve quanto mais aprende mais vai se desenvolver

Falando em especialidade no estudo da cognição, o cognitivismo foi uma grande correntes da psicologia, onde os processos da mente buscam a relação com o conhecimento. A psicologia cognitiva é um ramo da psicologia que se centra no estudo dos processos mentais envolvidos no conhecimento, na percepção, na memória, no pensamento e na resolução de problemas.

Tanto Piaget quanto Vygotsky reconhecem a centralidade da cognição no desenvolvimento, mas diferem em seus enfoques teóricos. Piaget destaca a construção ativa do conhecimento pela criança, enquanto Vygotsky enfatiza a influência do ambiente social e cultural, especialmente através da interação e da linguagem. Ambos contribuíram significativamente para a compreensão do desenvolvimento cognitivo na psicologia.

Piaget define que a aprendizado acontece de diferentes formas e em estágios diferentes da vida humana, não levando muito em consideração a questão das influências externas sobre o indivíduo. Por outro lado, Vigotsky traz uma teoria que complementa o estudo de Piaget, porém ressalta a influência e a importância que a vivência sociocultural tem no aprendizado e no desenvolvimento cognitivo. Para Vigotsky, as interações sociais são fundamentais no processo de construção do pensamento, as crianças desenvolvem maiores habilidades cognitivas, elas ganham habilidade de funcionar intelectualmente por conta própria. Quando a criança está bem perto de ser capaz de realizar uma atividade sozinha, Vigotsky denominou esse momento de Zona de Desenvolvimento Proximal. Ao meu ver a teoria Cognitivista é de fundamental importância no processo de construção do indivíduo, tanto Piaget quanto Vigotsky deixaram um legado riquíssimo para as áreas de educação, psicologia e terapias diversas no que diz respeito a estruturação do pensamento, a autonomia e individualidade intelectual do indivíduo, bem como reconhecer essas influencias da vivencia sociocultural dentro dessa formação intelectual de cada ser humano.

Através da interação do sujeio em seu meio social, o indivíduo se desenvolve. Ele constrói o conhecimento a partir das interações sociais e com o meio

Tanto Piaget quanto Vygotsky contribuíram significativamente para a compreensão da cognição e seu papel no desenvolvimento humano.
Piaget enfatizou a ideia de que as crianças constroem ativamente seu conhecimento por meio da interação com o ambiente. Ele propôs estágios de desenvolvimento cognitivo, nos quais as crianças passam por diferentes formas de pensar à medida que crescem. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são processos-chave no desenvolvimento cognitivo, nos quais as crianças incorporam novas informações em suas estruturas mentais existentes e também modificam essas estruturas para acomodar novas informações.
Por outro lado, Vygotsky enfatizou a importância do ambiente social e cultural no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o nível de desenvolvimento real de uma criança e o nível de desenvolvimento potencial que ela pode alcançar com a ajuda de um adulto ou colega mais capaz. Vygotsky destacou a importância da linguagem e da interação social no desenvolvimento cognitivo, argumentando que as crianças internalizam as ferramentas culturais e cognitivas por meio da interação com outros indivíduos.
Em resumo, tanto Piaget quanto Vygotsky percebem a cognição como um processo ativo e influenciado pelo ambiente, mas enfatizam diferentes aspectos do desenvolvimento cognitivo, com Piaget focando na construção individual do conhecimento e Vygotsky destacando a influência do ambiente social e cultural.

É a forma de reconhecer o mundo e ser um agente em sua construção.

cognitivismo entende a aprendizagem como um processo interno, que envolve o pensamento, e que, portanto, não pode ser observado diretamente as mudanças externas e observáveis são fruto de mudanças internas relacionadas com mentalizações, sentimentos, emoções e significações da pessoa.

Em primeiro momento nós precisamos compreender as informações que nos foi dada ou que foram percebidas, logo após essa compreensão, nós iremos transformar a informação, de fato entender ela, para então armazenar, se dermos devida atenção e utilidade, e depois do armazenamento, usaremos como informação e com isso seremos aptos para tomar decisões e resolver problemas.

PreviousPage 25 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱