Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 26 of 45Next

Para Piaget o conhecimento esta baseado no estagio de conhecimento.

"O cognitivismo e construtivismo são mola mestra para a personalidade do ser humano onde o homem é capaz de construir,criar e interpretar a representação do mundo.Caminham lado a lado pois quando juntos construtivismo,cognitivista+interpletacionista faz com que o homem não seja meramente um receptor mas indubitavelmente um agente de uma construção cognitiva."

O homem nasce com a possibilidade de se desenvolver cada dia mais, com a sua percepção e interpretação do mundo. A medida que crescemos, o mundo vai se tornando cada vez mais nosso, o que implicará em nossos escolhas e as de quem estiver em nossa companhia. Mas, chegará um tempo em que o sujeito precisará ser ouvido com senhor da sua decisão, ou de sua omissão.

Na teoria cognitivismo construtivismo o conhecimento é construído a partir da interação entre os sujeitos e o meio devendo o professor atuar como um mediador e orientador desse processo e não como o único detentor do poder de ensinar, responsável por passar o conhecimento aos alunos.

Peaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera ponto intermediário  entre o pensamento orientado.

Vygotsky já dá ênfase ao social a fala mais primitiva das crianças e posteriormente subdivide esse pensamento em duas etapas egocentrismo e comunicativo.

O construtivismo tem como base a cognição e a influência direta do social (meio de interação e mediação).

O indivíduo possui capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender, mas é na interação com o meio, através da relação com o mediador que esta aprendizagem pode ser facilitada. A capacidade criativa e de interpretação que é individual, faz desse sujeito ser único e, por isso, agente de seu próprio processo de construção cognitiva.

Vygotsky diz que a forma como as crianças entendem o mundo é proveniente da interação com os pais, com os pares e com outros membros de uma cultura específica.

Já Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.

 

O Construtivismo e o cognitivismo são duas teorias de aprendizagem populares na educação. Muitos educadores usam essas teorias para oferecer uma experiência de ensino eficaz.

A principal diferença entre ambas é que o construtivismo explica que os alunos usam novos conhecimentos, enquanto o cognitivismo explica que a aprendizagem ocorre por meio do processamento interno de informações.

Jean Piaget traz um entendimento que as formações do cognitivo a través das etapas estudadas por ele em 1970.  em crianças são primordiais para uma evolução das capacidades de compreensão cognitiva e consciência humana de como aprendemos evoluir como indivíduos fazendo assim o entendimento das condições sociais para viver em sociedade.

Para Vygotsky pela interação com outros indivíduos e para Piaget através de 4 estágios principais: sensorial,simbólico, concreto e formal.

PreviousPage 26 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱