Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 30 of 38Next

A cognição é o ato de reconhecimento do mundo na sua trajetória no desenvolvimento do ser humano.

O desenvolvimento cognitivo acontece a medida que o ser estabelece uma conexões com o mundo em que vive.

O cognitivismo infatiza a cogniçao, o ato de conhecer, ou seja, como o ser humano conhece o mundo.E o que faz a diferença na sua trajetoria de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto e, como conhecemos.

A mente humana é um receptor de criatividades e passa ser considera ARGENTE.

O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento.

A cognição é uma função psicológica ligada ao aprendizado e desenvolvimento intelectual e emocional. Assim, termos como capacidade cognitiva ou desenvolvimento cognitivo indicam a habilidade de adquirir conhecimentos e desenvolver emoções, por meio do raciocínio, percepção, linguagem, memória, entre outros.

Cognitivismo: O cognitivismo é uma abordagem na psicologia que se concentra no estudo dos processos mentais internos, como percepção, memória, raciocínio e resolução de problemas. Ele enfatiza a importância da mente na compreensão do comportamento humano, considerando que o indivíduo processa ativamente informações do ambiente e as organiza internamente. As teorias cognitivistas buscam entender como os pensamentos e processos mentais influenciam o comportamento, e como eles podem ser modificados através de técnicas como a aprendizagem, a solução de problemas e a modificação de crenças.

Construtivismo: O construtivismo é uma teoria da aprendizagem que destaca o papel ativo do aprendiz na construção do conhecimento. Segundo o construtivismo, o conhecimento não é transmitido passivamente de um professor para um aluno, mas é construído pelo próprio aluno por meio de interações com o ambiente e experiências pessoais. Os construtivistas acreditam que os alunos constroem ativamente significados e compreensões do mundo ao redor deles, e que o aprendizado é mais eficaz quando é relevante, significativo e contextualizado. Os educadores construtivistas valorizam abordagens de ensino que envolvem os alunos ativamente na exploração, investigação e descoberta, incentivando a reflexão, a colaboração e a construção de conceitos e ideias.

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Piaget oferece um sujeito ativo, porém abstrato e que faz da aprendizagem um derivado do próprio desenvolvimento. Já Vygotsky, propõe um sujeito social que não é apenas ativo, mas sobretudo interativo.

O construtivismo eleva para outro nível o cognitivismo, ele trás a percepção de uma realidade mais ampla. O ser humano é um ser que nasce para viver em comunidade e as informações que ele adquire durante sua vida são interpretadas de acordo com sua visão de mundo e cultura. esta capacidade projeta o ser para viver em sociedade e reconhecer "seu lugar" no mundo.

Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se agir sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir , inventar. Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas.

PreviousPage 30 of 38Next