Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 29 of 45Next

Seguindo o que aprendemos até aqui entendo que a visão cognitiva une o processo de aprendizado com a interpretação  de cada indivíduo daquilo que o rodeia e assim desenvolve o conhecimento.

As teorias do desenvolvimento cognitivo explicam os avanços intelectuais que ocorrem durante o desenvolvimento. É justamente a maturidade que avançam as habilidades intelectuais, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos.

Na teoria construtivista da aprendizagem, reconhece que o indivíduo é agente ativo que se compromete com a construção do seu próprio conhecimento, integra a nova informação no seu esquema mental e representa-a de maneira significativa.

Sim, exatamente. Tanto Piaget quanto Vygotsky reconheceram a capacidade criativa e ativa do ser humano na interpretação e representação do mundo. Ambos os teóricos enfatizaram que o sujeito não é apenas um receptor passivo de conhecimento, mas um agente ativo na construção de sua própria compreensão do mundo.

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre através de processos de assimilação e acomodação, nos quais o indivíduo interpreta e organiza ativamente as informações do ambiente de acordo com suas estruturas mentais existentes. Piaget destacou a importância da interação entre o sujeito e o meio ambiente na construção do conhecimento, e ele viu a criança como um cientista ativo que explora, experimenta e constrói seu entendimento do mundo.

Por outro lado, Vygotsky enfatizou a importância do papel da linguagem e da cultura no desenvolvimento cognitivo. Ele propôs a ideia da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que é a diferença entre o que um indivíduo pode fazer de forma independente e o que pode fazer com ajuda de um tutor mais experiente. Para Vygotsky, a interação social desempenha um papel crucial na construção do conhecimento, e ele viu o desenvolvimento como um processo sócio-histórico no qual o sujeito é influenciado pelo contexto cultural e social em que está inserido.

Portanto, tanto Piaget quanto Vygotsky reconheceram a natureza ativa e criativa do ser humano na construção de sua compreensão do mundo, destacando a importância da interação com o ambiente e com outras pessoas no processo de desenvolvimento cognitivo.

Cognitivismo/Construtivismo.

Metodologia desenvolvida para estudo da estrutura congitiva a qual cria condições de estudar o indivíduo a aquisição do conhecimento, sobre o desenvolvimento do ser humano,foi criada pelo psicólogo Jean Piaget .

No meu entendimento o indivíduo passa a ser protagonista do seu próprio saber, própria vida, agente da construção da sua estrutura congitiva, através de experimento, vivência e interação entre o sujeito e o Meio.

Quando combinados, a visão cognitivista por meio do construtivismo implica que os alunos devem ser envolvidos em atividades que os desafiem a pensar criticamente, resolver problemas e construir seu próprio entendimento. Os professores desempenham o papel de facilitadores, criando ambientes de aprendizagem que estimulem a exploração e a descoberta, ao invés de apenas transmitir informações. Isso pode incluir o uso de estratégias como aprendizagem baseada em projetos, discussões em grupo, e resolução de problemas autênticos, todos os quais promovem a construção ativa do conhecimento pelos alunos.

Ocupa-se da atribuiçao de segnificados, da compreençao, armazenamento e uso da informaçao, assim como da percepçao, resoluçao de problemas e tomada de decisoes. Neste sentido, como Piagt e Vygotsky percebem a cogniçao que contribui fortimente para o desenvolvimento do sujeito.

 

No Construtivismo o sujeito não é um ser receptivo passivo na construção do seu conhecimento mas agente ativo dele e tem como base o próprio conhecimento prévio. Ele absorve informações, interpreta, relaciona e dá novos significados.

No Cognitivismo a aprendizagem ocorre pelo processo mental das informações durante o aprendizado.

O ser humano tem a capacidade criativa de interpretar reapresentar o mundo, não somente não somente de responder a ele.

 

O sujeito deixa der visto como mero receptor de conhecimento e pasea a ser considerado AGENTE da construção de sua estrutura cosignitiva.

O homem é ser dotado de conhecimento nato e experiência vividas; desde os primórdios da sua consciência quanto ser; que se dá, desde a sua decima segunda semana gestacional. Nessa fase seu sistema neural começa dá sentido ao seu sopro de vida, que se faz desde seu primeiro dia desde a gestação. As duas escolas de estudos vem como uma candelabro, para melhor entendimento do individuo e suas construções e experimento: mentais, cognitivas, afetivas e sociais no decorrer de sua vida individual e em comunidade.

PreviousPage 29 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱