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Desafio

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Piaget e Vygotsky enfatizam que o cognitivo é fundamental para o desenvolvimento do sujeito, cada uma das suas quatro fases com dentro das características definidas são de extrema importância para o sua evolução. O meio onde o sujeito esta inserido de certa forma tem  grande impacto no desenvolvimento, afinal esse, de fato será o estimulo utilizado em cada fase para a percepção e entendimento do eu.

É uma das abordagens do cognitivismo que procura estudar como o indivíduo constrói suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e quais os processos de pensamento presentes no homem desde sua infância até a idade adulta.

O Construtivismo tem como base a cognição e a influência direta do social (meio de interação e mediação). O indivíduo possui a capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender, mas é na interação como meio, através da relação com o mediador, que esta aprendizagem pode ser facilitada.

A teoria cognitivista defende que o modo como as pessoas pensam tem impactos sobre seu comportamento, portanto, o modo de pensar não pode ser um comportamento real.

Piaget traz em sua teoria que o indivíduo possui capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender e Vygostky afirma que é na interação com o meio, através de relacionamento, que esta aprendizagem pode ser facilitada.

Jean Piaget e Lev Vygotsky foram destacados teóricos do desenvolvimento cognitivo, abordando o tema de maneiras distintas.

Piaget, defensor da teoria construtivista, enfatizou a construção ativa do conhecimento pelas crianças, identificando estágios específicos de desenvolvimento cognitivo e destacando a assimilação e a acomodação como processos-chave.

Por outro lado, Vygotsky, com sua teoria sociocultural, realçou a importância das interações sociais e da linguagem no desenvolvimento, introduzindo o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), onde a interação com outros mais experientes desempenha um papel crucial na elevação do desempenho cognitivo da criança.

Ambos os teóricos concordam sobre a relevância da cognição no desenvolvimento do sujeito, mas suas abordagens divergentes oferecem perspectivas complementares.

Piaget destaca a construção individual do conhecimento, enquanto Vygotsky enfatiza o papel das interações sociais e da linguagem. Juntas, essas perspectivas enriquecem a compreensão de como a cognição contribui para o desenvolvimento humano.

Tanto Piaget quanto Vygotsky contribuíram significativamente para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, embora tenham abordagens diferentes. Piaget enfatizou a ideia de que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de estágios sequenciais, nos quais o sujeito constrói seu conhecimento ativamente, interagindo com o ambiente. Vygotsky, por outro lado, destacou a importância da interação social e do ambiente cultural no desenvolvimento cognitivo, enfatizando a zona de desenvolvimento proximal e a importância da aprendizagem social e da mediação para promover o desenvolvimento. Em resumo, ambos os teóricos reconhecem a importância da interação do sujeito com o ambiente para o desenvolvimento cognitivo, mas enfatizam diferentes aspectos desse processo.

 

No construtivismo a criança se desenvolve através das relações com a sociedade e e este se devolvendo o ser se torna único  tendo assim o seu cognitivo .

Através da cognição Piaget vê o desenvolvimento de acordo com as fases, que vão sendo vencidas conforme se tem maturidade para isso, no caso determinado pelas idades.

Ja no construtivismo de Vygotski mostra que o desenvolvimento cognitivo se da pelas experiências que são apresentadas à criança, o mundo exterior apresenta o aprendizado e a criança recebe esse aprendizado e vai se apropriando dele conforme se familiariza.

O cognitivo é o primeiro meio de interação com o mundo, acredito que por isso seja tão importante

Cognição e psicologia andam juntas

O processo de aprendizagem e de resposta social não é apenas uma resposta pronta a um estímulo, mas sim, uma construção que envolve o pertencimento e a  significação do eu e do meio que nos cerca.

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