Desafio
Citação de Marcos Antonio Duarte Silva em março 14, 2024, 5:04 pmO cognitivismo/construtivismo perpassa dentro do conceito de congnitivista + interpretacionista, nesta esteira se pode entender que o ser humano a partir do conhecimento adquirido, interpretando desta forma o mundo ao redor.
O cognitivismo/construtivismo perpassa dentro do conceito de congnitivista + interpretacionista, nesta esteira se pode entender que o ser humano a partir do conhecimento adquirido, interpretando desta forma o mundo ao redor.
Citação de santanajailson123@gmail.com em março 17, 2024, 1:42 amA interação com outras crianças, pais e professores fazem parte do desenvolvimento cognitivo de uma criança, a ausência dessa dinâmica, de fato, atrasa, em alguns aspectos a evolução/maturação natural, da inserção desse indivíduo na sociedade.
A interação com outras crianças, pais e professores fazem parte do desenvolvimento cognitivo de uma criança, a ausência dessa dinâmica, de fato, atrasa, em alguns aspectos a evolução/maturação natural, da inserção desse indivíduo na sociedade.
Citação de Adriana Veronese em março 17, 2024, 2:13 pmPara Piaget , o principal objetivo da educação é criar indivíduos que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir aquilo que outras gerações fizeram .
Para Piaget , o principal objetivo da educação é criar indivíduos que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir aquilo que outras gerações fizeram .
Citação de Marcelo Costa em março 20, 2024, 11:19 amPiaget, acreditava que o desenvolvimento físico da criança tinha total relação com o desenvolvimento psíquico. Vygotsky acreditava que não havia essa relação, antes era o ambiente juntamente com as relações interpessoais que proporcionava o desenvolvimento psíquico.
Piaget, acreditava que o desenvolvimento físico da criança tinha total relação com o desenvolvimento psíquico. Vygotsky acreditava que não havia essa relação, antes era o ambiente juntamente com as relações interpessoais que proporcionava o desenvolvimento psíquico.
Citação de Daniela Aparecida da Silva em março 20, 2024, 5:39 pmA abordagem cognitiva no tratamento do sistema constitutivo enfoca a compreensão e a modificação dos padrões de pensamento e crenças que influenciam o comportamento. Nesse contexto, o terapeuta trabalha para identificar e modificar pensamentos disfuncionais que contribuem para problemas emocionais ou comportamentais, buscando promover uma visão mais realista e adaptativa da realidade. Essa abordagem é frequentemente utilizada em conjunto com outras técnicas terapêuticas para promover uma mudança mais abrangente e duradoura.
A abordagem cognitiva no tratamento do sistema constitutivo enfoca a compreensão e a modificação dos padrões de pensamento e crenças que influenciam o comportamento. Nesse contexto, o terapeuta trabalha para identificar e modificar pensamentos disfuncionais que contribuem para problemas emocionais ou comportamentais, buscando promover uma visão mais realista e adaptativa da realidade. Essa abordagem é frequentemente utilizada em conjunto com outras técnicas terapêuticas para promover uma mudança mais abrangente e duradoura.
Citação de Kenia de Freitas Santos em março 20, 2024, 6:10 pmO sujeito passa a ser protagonista da sua própria história
O sujeito passa a ser protagonista da sua própria história
Citação de iasmimmartinelli em março 20, 2024, 7:39 pmPiaget e Vygotsky estavam interessados na cognição e no seu papel no desenvolvimento humano, mas focos em pontos diferentes. Piaget enfatizou que o conhecimento é construído por meio da interação do indivíduo com o meio ambiente e identificou etapas do desenvolvimento cognitivo. Já Vygotsky enfatizou a influência do contexto social e cultural e introduziu conceitos como a zona proximal de desenvolvimento e a importância da aprendizagem colaborativa e da mediação social.
Piaget e Vygotsky estavam interessados na cognição e no seu papel no desenvolvimento humano, mas focos em pontos diferentes. Piaget enfatizou que o conhecimento é construído por meio da interação do indivíduo com o meio ambiente e identificou etapas do desenvolvimento cognitivo. Já Vygotsky enfatizou a influência do contexto social e cultural e introduziu conceitos como a zona proximal de desenvolvimento e a importância da aprendizagem colaborativa e da mediação social.
Citação de TATIANA MARIA RIBEIRO XAVIER OLIVEIRA em março 25, 2024, 12:11 pmA visão de Piaget me parece muito utilizadas pelos brasileiros, talvez a história sociocultural tenha corroborado .
A visão de Piaget me parece muito utilizadas pelos brasileiros, talvez a história sociocultural tenha corroborado .
Citação de Simoni Vaz em março 25, 2024, 3:52 pmPara responder a essa questão, é importante levar em consideração que o cognitivismo enfatiza exatamente aquilo que é ignorado pela visão behaviorista: a cognição, o ato de conhecer , ou seja, como o ser humano conhece o mundo. O cognitivismo observa os processos mentais do ser humano de forma científica, tais como a percepção, o processamento de informação e a compreensão.
No construtivismo, a aprendizagem é centrada no desenvolvimento individual do sujeito, onde cada indivíduo constrói seu próprio conhecimento. É uma das abordagens do cognitivismo que procura estudar como o indivíduo constrói suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e quais os processos de pensamento presentes no homem desde sua infância até a idade adulta.
Isto posto, na minha observação, tanto Piaget quanto Vigotsky enxergam a cognição como o ato do indivíduo em conhecer, ou seja em adquirir conhecimento, da mesma forma que o mundo é reconhecido e como esse reconhecimento faz diferença na sua trajetória de seu desenvolvimento.
Para responder a essa questão, é importante levar em consideração que o cognitivismo enfatiza exatamente aquilo que é ignorado pela visão behaviorista: a cognição, o ato de conhecer , ou seja, como o ser humano conhece o mundo. O cognitivismo observa os processos mentais do ser humano de forma científica, tais como a percepção, o processamento de informação e a compreensão.
No construtivismo, a aprendizagem é centrada no desenvolvimento individual do sujeito, onde cada indivíduo constrói seu próprio conhecimento. É uma das abordagens do cognitivismo que procura estudar como o indivíduo constrói suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e quais os processos de pensamento presentes no homem desde sua infância até a idade adulta.
Isto posto, na minha observação, tanto Piaget quanto Vigotsky enxergam a cognição como o ato do indivíduo em conhecer, ou seja em adquirir conhecimento, da mesma forma que o mundo é reconhecido e como esse reconhecimento faz diferença na sua trajetória de seu desenvolvimento.
Citação de Lucio santos em março 27, 2024, 12:40 amo ser humano possui a capacidade e desenvolvimento ao longo de sua vida, através dos estágios da teoria cognitiva .
o ser humano possui a capacidade e desenvolvimento ao longo de sua vida, através dos estágios da teoria cognitiva .