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Desafio

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O cognitivismo/construtivismo perpassa dentro do conceito de congnitivista + interpretacionista, nesta esteira se pode entender que o ser humano a partir do conhecimento adquirido, interpretando desta forma o mundo ao redor.

A interação com outras crianças, pais e professores fazem parte do desenvolvimento cognitivo de uma criança, a ausência dessa dinâmica, de fato, atrasa, em alguns aspectos a evolução/maturação natural, da inserção desse indivíduo na sociedade.

Para Piaget , o principal objetivo da educação é criar indivíduos que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir aquilo que outras gerações fizeram .

Piaget, acreditava que o desenvolvimento físico da criança tinha total relação com o desenvolvimento psíquico. Vygotsky acreditava que não havia essa relação, antes era o ambiente juntamente com as relações interpessoais que proporcionava o desenvolvimento psíquico.

A abordagem cognitiva no tratamento do sistema constitutivo enfoca a compreensão e a modificação dos padrões de pensamento e crenças que influenciam o comportamento. Nesse contexto, o terapeuta trabalha para identificar e modificar pensamentos disfuncionais que contribuem para problemas emocionais ou comportamentais, buscando promover uma visão mais realista e adaptativa da realidade. Essa abordagem é frequentemente utilizada em conjunto com outras técnicas terapêuticas para promover uma mudança mais abrangente e duradoura.

O sujeito passa a ser protagonista da sua própria história

Piaget e Vygotsky estavam interessados ​​na cognição e no seu papel no desenvolvimento humano, mas focos em pontos diferentes. Piaget enfatizou que o conhecimento é construído por meio da interação do indivíduo com o meio ambiente e identificou etapas do desenvolvimento cognitivo. Já Vygotsky enfatizou a influência do contexto social e cultural e introduziu conceitos como a zona proximal de desenvolvimento e a importância da aprendizagem colaborativa e da mediação social.

A visão de Piaget me parece muito utilizadas pelos brasileiros, talvez  a história sociocultural tenha corroborado .

Para responder a essa questão, é importante levar em consideração que o cognitivismo enfatiza exatamente aquilo que é ignorado pela visão behaviorista: a cognição, o ato de conhecer , ou seja, como o ser humano conhece o mundo. O cognitivismo observa os processos mentais do ser humano de forma científica, tais como a percepção, o processamento de informação e a compreensão.

No construtivismo, a aprendizagem é centrada no desenvolvimento individual do sujeito, onde cada indivíduo constrói seu próprio conhecimento.  É uma das abordagens do cognitivismo que procura estudar como o indivíduo constrói suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e quais os processos de pensamento presentes no homem desde sua infância até a idade adulta.

Isto posto, na minha observação, tanto Piaget quanto Vigotsky enxergam a cognição como o ato do indivíduo em conhecer, ou seja em adquirir conhecimento, da mesma forma que o mundo é reconhecido e como esse reconhecimento faz diferença na sua trajetória de seu desenvolvimento.

o ser humano possui a capacidade e desenvolvimento ao longo de sua vida, através  dos estágios da teoria cognitiva .

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