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Desafio

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O cognitivismo tem como base a cognição e a influência,como sabemos o homem foi criado para ser social e isto contribui com a teoria construtiva.

Esquemas são  pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. Esquemas não são objetos reais, mas são vistos como conjuntos de processos dentro do sistema nervoso. Os esquemas não têm correlatos físicos e não são observáveis.

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".

Já Vygotsky aprofunda a teoria de Piaget, afirmando que o desenvolvimento cognitivo acontece à medida que o ser estabelece conexões com o meio em que vive. A interação social, portanto, possibilitaria novas experiências e, assim, a aquisição de conhecimento.

E assim Piaget oferece um sujeito ativo, porém abstrato e que faz da aprendizagem um derivado do próprio desenvolvimento.

Já Vygotsky, propõe um sujeito social que não é apenas ativo, mas sobretudo interativo.

S

O termo cognição pode ser definido como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimentos sobre o mundo. Os processos cognitivos envolvem, habilidades relacionadas relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória etc.

A visão cognitivista, ao abordar o desenvolvimento através do construtivismo, enfoca a maneira como os aprendizes ativamente constroem seu conhecimento e compreensão do mundo. Esta abordagem contrasta com teorias que veem o aprendizado como resultado direto da instrução ou do condicionamento. O construtivismo cognitivista se baseia na ideia de que a aprendizagem ocorre quando o indivíduo processa ativamente as informações, integrando-as a estruturas de conhecimento existentes, conhecidas como esquemas, e adaptando esses esquemas com base em novas experiências.

O ser humano tem a capacidade de interpretar o mundo não ser apenas um receptor de conhecimento.

A teoria é construída, a distância, p0r duas maneiras de ver a mesma coisa. Ficando, hoje em dia, a escolha da maneira mais adequada para cada um que deseja mergulhar no assunto. As correntes se completam.

O cognitivismo na psicanálise representa uma abordagem que, embora tenha sua relevância, pode ser vista com um olhar crítico. Enquanto a psicanálise tradicional enfatiza os processos inconscientes e a dinâmica das emoções na formação do comportamento humano, o cognitivismo tende a focalizar mais nos aspectos conscientes, como os pensamentos e as percepções. Embora ofereça uma compreensão valiosa sobre como os padrões de pensamento podem influenciar o bem-estar mental, o cognitivismo muitas vezes negligencia a complexidade do inconsciente e as raízes mais profundas dos conflitos psicológicos. Além disso, ao adotar uma abordagem mais objetiva e focada em sintomas específicos, corre o risco de reduzir a experiência humana a modelos simplificados e tratamentos padronizados, deixando de lado a riqueza e singularidade das narrativas pessoais. Assim, embora o cognitivismo ofereça insights valiosos, é crucial manter um olhar crítico e integrativo, reconhecendo sua utilidade dentro de um contexto mais amplo da psicanálise.

O cognitivismo entende a aprendizagem como um processo interno, que envolve o pensamento, e que, portanto, são fruto de mudanças internas relacionadas com mentalizações, sentimentos, emoções e significações da pessoa.

Piaget também propôs que a criança agisse em seu próprio ambiente para aprender. A interação social ocorre principalmente para afastar a criança do egocentrismo . Vygotsk  afirmava que os alunos aprendem através de interações sociais e da sua cultura – muito diferente da teoria de Piaget que afirmava que as crianças agem no seu ambiente para aprender.

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