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Desafio

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Cognitivismo se define como o estudo de como as pessoas percebem, processam, codificam, estocam, recuperam e utilizam informação. É o estudo do processamento humano de informações.

concordo plenamente

A teoria cognitivista aborda a forma como o indivíduo interpreta o mundo.

Todos somos concebidos para convivermos em sociedade.

A teoria cognitiva é a abordagem psicológica que  busca compreender e entender  processos mentais, tais como o aprendizado, a memória o pensamento, resoluções problemas, tomadas de decisões, bem como outros aspectos relacionados a cognição humana. Não sendo seu foco apenas o comportamento humano sendo  esta a teoria behaviorista, a teoria cognitiva observa e estuda os processos que ocorrem na mente, no momento em em que as pessoas processam as informações obtidas. A teoria cognitiva sugere que nós os seres humanos temos um sistema de processamento interno que organiza ativamente as informações obtidas pelo ambiente. Dentre esses processos estão a percepção, memoria, linguagem e resolução de problemas, também é proposto pela teoria da cognição que o comportamento humano é influenciado pelo modo como o ser humano percebe e interpretam as informações.

Podemos afirmar que os pais e  cuidadores  desenpenham um papel fundamental no processo cognitivo da criança , pois eles os responsáveis por fornecer informações. Como estímulos adequados, modelagem de comportamento, apoio e encorajamento, diálogos e conversas, bem como estabelecer rotinas dentre outros pontos importantes . Em um breve resumo são os Pais e os cuidadores  responsáveis por fornecer um ambiente saudável para ocorrer um desenvolvimento cognitivo adequado a essa criança.

Não posso deixar de mensionar alguns nomes importantes que desenvolveram a teoria cognitiva como: Jean Piaget, Lev Vygotski, Jerome Bruner, Aaron Bruner e Albert Ellis pois foram eles que criaram a teoria e o modelo de como o pensamento humano  funciona e de como ele pode influenciar o comportameto e as emoções humanas.

 

Apesar de possuirem abordagens diferentes acerca do desenvolvimento cognitivo, ambos destacaram pontos importantes. Piaget destacou que a cognição se desenvolve por meio da interação do indivíduo com o ambiente, através de processos como assimilação e acomodação. Em sua visão, a criança é um construtor ativo de seu conhecimento, constantemente criando e revisando suas próprias teorias sobre o mundo. Para Vygotsky, a cognição é moldada pelas interações sociais e culturais, e o desenvolvimento ocorre por meio da participação em atividades sociais mediadas, como conversas, jogos e colaborações.

Piaget e Vygotsky levam a compreensão do que é o humano dentro da sua construção continua, de modo a romper com o conceito de traumas relegados apenas a infancia

Piaget e Vygotsky têm perspectivas distintas sobre o desenvolvimento cognitivo.

Piaget acreditava que a cognição se desenvolve em estágios sequenciais, onde as crianças constroem ativamente o conhecimento por meio da interação com o ambiente. Para ele, o desenvolvimento cognitivo é impulsionado pela maturação biológica e pelas experiências de aprendizado, e ocorre em estágios como o sensoriomotor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Por outro lado, Vygotsky enfatizava a importância da cultura e do contexto social no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu o conceito de zona proximal de desenvolvimento (ZPD), que é a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com a ajuda de um adulto ou colega mais capaz. Vygotsky via a interação social e a linguagem como ferramentas essenciais para o desenvolvimento cognitivo, argumentando que as crianças constroem conhecimento por meio de interações sociais e diálogos com outros indivíduos.

Assim, enquanto Piaget enfatiza a maturação e a interação individual com o ambiente, Vygotsky destaca o papel fundamental das interações sociais e culturais no processo de aprendizado e desenvolvimento cognitivo.

Em resumo o aprendizado visto dessa forma não é algo engessado e inflexível como se existisse uma forma da qual todos saem igual. Pelo contrário pudemos entender que cada sujeito é único e participe de seu próprio desenvolvimento à base do estímulo social do qual é exposto.

O construtivismo tem papel importante na estrutura cognitiva de cada pessoa, pois a partir da sua interação com o uso da informação que lhe fora apresentada, podendo alterar sua percepção e consequentemente ocorrer uma compreensão e  transformação que impacta sua vida e  dos demais. Tornando se não apenas um receptor mas uma ponte de influência  na estrutura cognitiva tanto dele quanto dos outros.

 

O construtivismo tem como base a cognição e a influência direta do social, o indivíduo possui capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender, mas a interação como o meio, capacidade criativa e de interpretação, faz deste sujeito único e agente de seu próprio processo de construção cognitiva.

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