Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 34 of 38Next

Piaget percebe a cognição como algo gradativo, dividido em quatro etapas especificas com a capacidade de compreensão limitadas a cada uma delas, já Vygotsky percebe- a como algo que pode ser aprendido ou aprimorado com a ajuda de terceiros.

@garcez131313 has reacted to this post.
@garcez131313

Para Piaget,  a criança se apodera de um conhecimento se agir sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar.

Para Vygotsy a aprendizagem sempre inclui as relações com as pessoas, a relação do individuo com o mundo está sempre mediada pelo outro.

@garcez131313 has reacted to this post.
@garcez131313

o ser humano para Piaget como formador de opinião e desenvolvimento quanto a evolução do aprendizado focado de Vygostky contudo, a idade da criança para levotysky e primordial para a contribuição de sua cultura social

Usando a teoria de Piaget, pode ser benéfico que os pais utilizem jogos, objetos, massa e vídeos educativos que afirmam aumentar a habilidade acadêmica dos bebês, adolescentes e até mesmo adultos.

Tanto  Piaget e Vygotsky  reconhecem a importância  da cognação  no desenvolvimento humano, embora com abordagens ligeiramente diferentes.

Eles enfatizam  diferentes aspectos  em suas teorias. Piaget destaca a construção individual do conhecimento , enquanto Vygotsky  ressalta a influência da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo. Essas perspectivas  complementares  ajudam a compreender a complexidade do desenvolvimento humano.

A abordagem cognitivista, especialmente através do construtivismo, considera o desenvolvimento humano como um processo ativo, no qual o sujeito é visto como um agente ativo na construção de sua própria compreensão e estrutura cognitiva. De acordo com essa perspectiva, o sujeito não é apenas um receptor passivo de informações, mas sim um participante ativo na construção do conhecimento.

 

O construtivismo enfatiza que as pessoas constroem seu entendimento do mundo por meio da interação com o ambiente e da assimilação de novas informações às estruturas cognitivas existentes. Isso significa que o conhecimento não é simplesmente transmitido de uma fonte externa para o sujeito, mas sim construído internamente por meio da experiência, reflexão e interpretação ativa.

 

Dessa forma, a visão cognitivista, sob a ótica do construtivismo, destaca a importância do papel ativo do sujeito no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, enfatizando a sua capacidade de construir significados e compreensões próprias a partir das interações com o mundo ao seu redor.

Assim como a afetividade, a cognição é um elemento fundamental na psicogênese da pessoa completa, sendo o seu desenvolvimento também relacionado às bases biológicas e suas constantes interações com o meio. De maneira que é importante visualizá-los em constante interação quando do surgimento da inteligência. O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento.

Construtivismo defende o papel ativo do sujeito na criação e modificação de suas representações do objeto do conhecimento.

Os cognitivismo argumentam que o modo como as pessoas pensam tem impactos sobre seu comportamento; portanto, o modo de pensar não pode ser um comportamento em si.

No comportamentalismo  Ênfase nos comportamentos observáveis e controláveis: respostas aos estímulos externos o comportamento é controlado por suas consequências não há hipóteses sobre as atividades mentais que ocorrem entre o estímulo e a resposta. No Cognitivismo: O aluno deixa de ser visto como mero receptor de conhecimento e passa ser considerado agente da construção de sua estrutura cognitiva. No Humanismo: Enfatiza o aprendiz, domínio afetivo, além do intelecto considera sentimentos e ações.

O conteúdo traz a importância da vivencia em sociedade, o desenvolvimento cognitivo mostra que ocorre quando os pais, professores ou pares mais qualificados se abrem e ajudam uma criança ao apresentar informações que são novas e isso o encoraja a independência e ao crescimento da criança, e ela se desenvolve. O ser humano precisa viver e crescer em grupo e isso dá suporte a aprendizagem e a resolução de problemas o encorajando a independência e ao crescimento fazendo que alcance o sucesso como pessoa.

PreviousPage 34 of 38Next