Desafio
Citação de Roseli Gabriel em maio 7, 2024, 9:44 pmO cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer.
A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento.
Portanto, Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.
abraços
O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer.
A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento.
Portanto, Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.
abraços
Citação de JESSICA IODICE em maio 8, 2024, 5:41 pma diferença entre os dois conceitos está no foco: enquanto o construtivismo é uma teoria de aprendizagem que enfatiza a construção ativa do conhecimento, os processos cognitivos são as atividades mentais envolvidas na compreensão, processamento e armazenamento de informações. O construtivismo pode ser visto como uma abordagem educacional que leva em consideração os processos cognitivos dos alunos, mas vai além, destacando a importância da construção ativa do conhecimento por parte dos alunos.
a diferença entre os dois conceitos está no foco: enquanto o construtivismo é uma teoria de aprendizagem que enfatiza a construção ativa do conhecimento, os processos cognitivos são as atividades mentais envolvidas na compreensão, processamento e armazenamento de informações. O construtivismo pode ser visto como uma abordagem educacional que leva em consideração os processos cognitivos dos alunos, mas vai além, destacando a importância da construção ativa do conhecimento por parte dos alunos.
Citação de linete.oliveira@outlook.com em maio 11, 2024, 6:55 pmAcredito que ser humano sempre foi um construtivista ao longo da sua trajetória humana. Não apenas aprendemos mas reaprendemos, novas estruturas sinápticas surgem a medida que conhecemos o mundo e o reinventamos e criamos a partir da cognição, das relações humanas e ambientais.
Acredito que ser humano sempre foi um construtivista ao longo da sua trajetória humana. Não apenas aprendemos mas reaprendemos, novas estruturas sinápticas surgem a medida que conhecemos o mundo e o reinventamos e criamos a partir da cognição, das relações humanas e ambientais.
Citação de Luiz Braga em maio 13, 2024, 12:07 amPiaget apresenta uma visão construtivista do desenvolvimento humano, nos apresenta o processo cognitivo em constante evolução. Para Piaget, novos estímulos geram novas estruturas neurais. Portanto, para Piaget, o desenvolvimento se dá de maneira etária universal em âmbito somático. Vygostsky, apresenta uma nova forma do desenvolvimento em sua teoria, que podemos denominá-la como socio-cultural. Para o mesmo, existe a necessidade de um processo dialético entre a criança e seu meio, onde, esta é afetada e estimulada por seu contexto e circunstancias materiais ao qual se relaciona, Vygostsky apresenta o termo: Zona de desenvolvimento proximal (ZPD), sendo este , o nível em que uma criança já poderá quase, mas não completamente, compreender uma tarefa sozinha. Mas, quando a criança recebe informações que se enquadram na ZDP, ela poderá aumentar sua compreensão ou domínio de uma nova tarefa,
Piaget apresenta uma visão construtivista do desenvolvimento humano, nos apresenta o processo cognitivo em constante evolução. Para Piaget, novos estímulos geram novas estruturas neurais. Portanto, para Piaget, o desenvolvimento se dá de maneira etária universal em âmbito somático. Vygostsky, apresenta uma nova forma do desenvolvimento em sua teoria, que podemos denominá-la como socio-cultural. Para o mesmo, existe a necessidade de um processo dialético entre a criança e seu meio, onde, esta é afetada e estimulada por seu contexto e circunstancias materiais ao qual se relaciona, Vygostsky apresenta o termo: Zona de desenvolvimento proximal (ZPD), sendo este , o nível em que uma criança já poderá quase, mas não completamente, compreender uma tarefa sozinha. Mas, quando a criança recebe informações que se enquadram na ZDP, ela poderá aumentar sua compreensão ou domínio de uma nova tarefa,
Citação de Marco Aurelio em maio 16, 2024, 1:29 amO homem observa o meio em que está inserido, desde o nascimento. Não apenas observa, como o explora, experimenta, forma juízos e impressões, forma opiniões. Desde quando ainda não tenha domínio da fala, o homem já formula conceitos e se posiciona entre aceitação ou rejeição aos estímulos que o cercam, construindo seu repertório de ações e reações, desenvolvendo a si mesmo como pessoa, em suas interações com o outro, e consigo mesmo, acumulando conhecimentos experenciais. Este processo continua por toda a sua existência, sempre aprendendo, por meio dos relacionamentos que estabelece!
O homem observa o meio em que está inserido, desde o nascimento. Não apenas observa, como o explora, experimenta, forma juízos e impressões, forma opiniões. Desde quando ainda não tenha domínio da fala, o homem já formula conceitos e se posiciona entre aceitação ou rejeição aos estímulos que o cercam, construindo seu repertório de ações e reações, desenvolvendo a si mesmo como pessoa, em suas interações com o outro, e consigo mesmo, acumulando conhecimentos experenciais. Este processo continua por toda a sua existência, sempre aprendendo, por meio dos relacionamentos que estabelece!
Citação de Marcio Jose Alves de Sousa em maio 16, 2024, 7:45 pmO Piaget, o conhecimento não é algo acabado pois esta em constante transformação, já para Vygotsky aprofunda mais ainda quando afirma que o desenvolvimento cognitivo acontece a medida que o ser estabelece conexões no meio em que vive
O Piaget, o conhecimento não é algo acabado pois esta em constante transformação, já para Vygotsky aprofunda mais ainda quando afirma que o desenvolvimento cognitivo acontece a medida que o ser estabelece conexões no meio em que vive
Citação de Eneas Medina Martines em maio 16, 2024, 9:36 pmJean Piaget e Lev Vygotsky são dois dos teóricos mais influentes no estudo da cognição e do desenvolvimento humano, mas eles abordam o tema de maneiras distintas.
Jean Piaget:
Piaget propôs uma teoria de desenvolvimento cognitivo que descreve como as crianças constroem um entendimento do mundo ao seu redor através de estágios distintos. Ele acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios principais:
1. Estágio Sensório-Motor (0-2 anos): Neste estágio, as crianças entendem o mundo através de suas ações e percepções diretas. Elas desenvolvem a permanência do objeto, que é a compreensão de que os objetos continuam a existir mesmo quando não estão visíveis.
2. Estágio Pré-Operacional (2-7 anos): As crianças começam a usar símbolos, como palavras e imagens, para representar objetos e eventos. No entanto, o pensamento delas ainda é egocêntrico e elas têm dificuldade em ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.
3. Estágio das Operações Concretas (7-11 anos): As crianças começam a pensar de forma lógica sobre eventos concretos. Elas podem realizar operações mentais, como a conservação (entender que a quantidade de uma substância não muda mesmo quando sua forma é alterada).
4. Estágio das Operações Formais (12 anos em diante): Os adolescentes desenvolvem a capacidade de pensar de forma abstrata, lógica e sistemática. Eles podem raciocinar sobre hipóteses e pensar sobre problemas complexos de maneira científica.
Piaget enfatizou que as crianças são pequenos cientistas que ativamente constroem seu conhecimento através de interações com o ambiente. Ele também introduziu conceitos como **assimilação** (integração de novas informações em esquemas existentes) e **acomodação** (mudança de esquemas para incorporar novas informações).
Lev Vygotsky:
Vygotsky, por outro lado, destacou a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu a ideia de que o desenvolvimento cognitivo é mediado socialmente e ocorre através da interação com outros, particularmente com figuras mais experientes, como pais, professores e colegas. As principais contribuições de Vygotsky incluem:
1. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Este é o conceito mais conhecido de Vygotsky, que se refere à diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda. Ele argumentou que o aprendizado é mais eficaz quando ocorre dentro dessa zona, com a orientação de um adulto ou de um colega mais experiente.
2. Mediação: Vygotsky acreditava que ferramentas culturais, incluindo a linguagem, são essenciais para o desenvolvimento cognitivo. A linguagem, em particular, é vista como a ferramenta mais importante, pois facilita o pensamento e a aprendizagem.
3. Interação Social: Para Vygotsky, a aprendizagem é fundamentalmente um processo social. Ele argumentava que as habilidades cognitivas emergem em primeiro lugar em um nível social (interpsicológico) e, em seguida, em um nível individual (intrapsicológico).
Enquanto Piaget focava no desenvolvimento individual e nos estágios internos de crescimento cognitivo, Vygotsky enfatizava a importância das interações sociais e culturais no desenvolvimento cognitivo. Ambos reconheceram que as crianças são ativas na construção do conhecimento, mas Piaget via essa construção como um processo mais solitário e autônomo, enquanto Vygotsky via como um processo colaborativo e mediado culturalmente.
Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois dos teóricos mais influentes no estudo da cognição e do desenvolvimento humano, mas eles abordam o tema de maneiras distintas.
Jean Piaget:
Piaget propôs uma teoria de desenvolvimento cognitivo que descreve como as crianças constroem um entendimento do mundo ao seu redor através de estágios distintos. Ele acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios principais:
1. Estágio Sensório-Motor (0-2 anos): Neste estágio, as crianças entendem o mundo através de suas ações e percepções diretas. Elas desenvolvem a permanência do objeto, que é a compreensão de que os objetos continuam a existir mesmo quando não estão visíveis.
2. Estágio Pré-Operacional (2-7 anos): As crianças começam a usar símbolos, como palavras e imagens, para representar objetos e eventos. No entanto, o pensamento delas ainda é egocêntrico e elas têm dificuldade em ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.
3. Estágio das Operações Concretas (7-11 anos): As crianças começam a pensar de forma lógica sobre eventos concretos. Elas podem realizar operações mentais, como a conservação (entender que a quantidade de uma substância não muda mesmo quando sua forma é alterada).
4. Estágio das Operações Formais (12 anos em diante): Os adolescentes desenvolvem a capacidade de pensar de forma abstrata, lógica e sistemática. Eles podem raciocinar sobre hipóteses e pensar sobre problemas complexos de maneira científica.
Piaget enfatizou que as crianças são pequenos cientistas que ativamente constroem seu conhecimento através de interações com o ambiente. Ele também introduziu conceitos como **assimilação** (integração de novas informações em esquemas existentes) e **acomodação** (mudança de esquemas para incorporar novas informações).
Lev Vygotsky:
Vygotsky, por outro lado, destacou a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu a ideia de que o desenvolvimento cognitivo é mediado socialmente e ocorre através da interação com outros, particularmente com figuras mais experientes, como pais, professores e colegas. As principais contribuições de Vygotsky incluem:
1. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Este é o conceito mais conhecido de Vygotsky, que se refere à diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda. Ele argumentou que o aprendizado é mais eficaz quando ocorre dentro dessa zona, com a orientação de um adulto ou de um colega mais experiente.
2. Mediação: Vygotsky acreditava que ferramentas culturais, incluindo a linguagem, são essenciais para o desenvolvimento cognitivo. A linguagem, em particular, é vista como a ferramenta mais importante, pois facilita o pensamento e a aprendizagem.
3. Interação Social: Para Vygotsky, a aprendizagem é fundamentalmente um processo social. Ele argumentava que as habilidades cognitivas emergem em primeiro lugar em um nível social (interpsicológico) e, em seguida, em um nível individual (intrapsicológico).
Enquanto Piaget focava no desenvolvimento individual e nos estágios internos de crescimento cognitivo, Vygotsky enfatizava a importância das interações sociais e culturais no desenvolvimento cognitivo. Ambos reconheceram que as crianças são ativas na construção do conhecimento, mas Piaget via essa construção como um processo mais solitário e autônomo, enquanto Vygotsky via como um processo colaborativo e mediado culturalmente.
Citação de Gustavo Ramos em maio 19, 2024, 1:07 amEssa materia é muito importante
Essa materia é muito importante
Citação de Michele Cristina dos Santos em maio 19, 2024, 4:13 pmO processo de construção do conhecimento, e o desenvolvimentos das capacidades mentais, criativas, estimula a mente enquanto promove autonomia intelectual. a interpretação social estabelece novas conexões com o meio em que vive e são fundamentais para sua evolução.
O processo de construção do conhecimento, e o desenvolvimentos das capacidades mentais, criativas, estimula a mente enquanto promove autonomia intelectual. a interpretação social estabelece novas conexões com o meio em que vive e são fundamentais para sua evolução.
Citação de ANA PAULA FERREIRA DA SILVA em maio 20, 2024, 5:22 amPodemos dizer que nenhuma teoria do desenvolvimento cognitivo foi mais influente do que a do psicólogo suíço Jean Piaget. O teórico sugeriu que as crianças de todo o mundo passam por quatro estágios em ordem definida. O mesmo assumiu um ponto de vista interacionista, ele sugeriu que a transição de passagem de um estágio para o outro acontece quando uma criança atinge um nível apropriado de maturidade e passa por relevantes experiências. Piaget tencionou quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Podemos dizer que nenhuma teoria do desenvolvimento cognitivo foi mais influente do que a do psicólogo suíço Jean Piaget. O teórico sugeriu que as crianças de todo o mundo passam por quatro estágios em ordem definida. O mesmo assumiu um ponto de vista interacionista, ele sugeriu que a transição de passagem de um estágio para o outro acontece quando uma criança atinge um nível apropriado de maturidade e passa por relevantes experiências. Piaget tencionou quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.