Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 36 of 38Next

Para Piaget essa aquisição se dá por meio do desenvolvimento e a maturidade do ser. Já o teórico Vygotsky destaca o meio e o relacionamento com pares (pais, professores etc) no mesmo ou em níveis mais elevados de maturidade como importante força influenciadora no processo.

O congnitivismo  tem a forma de influenciar

Tanto Piaget quanto Vygotsky olham para como as pessoas realmente pensam e aprendem. Eles dizem que nós não apenas absorvemos informações passivamente, como uma esponja. Em vez disso, nós construímos nosso entendimento do mundo ao nosso redor.

Piaget diz que isso acontece quando nos deparamos com algo novo e tentamos encaixá-lo em nossa compreensão existente, adaptando nossos pensamentos.

Vygotsky destaca como a interação com outras pessoas e a linguagem moldam nossa forma de pensar.

No fundo, ambos concordam que somos como artesãos mentais, esculpindo nosso próprio entendimento do mundo. E isso muda a forma como vemos o aprendizado: não apenas como algo que acontece para nós, mas como algo que fazemos ativamente.

O ser humano nasceu para viver em sociedade, e a formula de construção do desenvolvimento cognitivo tem influencia direta nesse processo.

Linha pedagógica que defende o aprendizado em conjunto entre professor e aluno. O professor é um mediador do conhecimento que os alunos já tem busca de novos conhecimentos, criando condições para que o aluno vivencie situações e atividades interativas,nas quais ele próprio vai contribuir os sabores.

Para Piaget o sujeito humano é um projeto a ser construído; o objeto é, também, um projeto a ser construído. Sujeito e objeto não têm existência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem. O sujeito age sobre o objeto, assimilando-o: essa ação assimiladora transforma o objeto. O objeto, ao ser assimilado, resiste aos instrumentos de assimilação de que o sujeito dispõe no momento. Por isso, o sujeito reage refazendo esses instrumentos ou construindo novos instrumentos, mais poderosos, com os quais se torna capaz de assimilar, isto é, de transformar objetos cada vez mais complexos. Essas transformações dos instrumentos de assimilação constituem a ação acomodadora. Conhecer é transformar o objeto e transformar a si mesmo. (O processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo.) O conhecimento não nasce com o indivíduo, nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio tanto físico como social. Essa construção depende, portanto, das condições do sujeito - indivíduo sadio, bem-alimentado, sem deficiências neurológicas etc. - e das condições do meio - na favela é extremamente mais difícil construir conhecimentos, e progredir nessas construções, do que nas classes média e alta.[16]
Dois dos conceitos piagetianos mais importantes para compreender seu modelo de desenvolvimento são os de assimilação e acomodação. Quando uma criança ou qualquer pessoa tem uma experiência, ela primeiramente tenta a assimilar em seus esquemas existentes. No entanto, se essa experiência resiste ao enquadramento e desmente suas expectativas, modifica-se o esquema anterior para que ele se acomode a experiência. Aqui vemos que Piaget é claramente um realista, como em declarações explícitas “o universo constitui-se num todo de objetos permanentes, ligados por relações causais independentes do sujeito e situados num espaço e tempo objetivos”[17], ou “se encontrará nestas páginas a exposição de uma epistemologia que [...] se apoia também no objeto sem deixar de considerá-lo como um limite (existente, portanto, independente de nós)” (PIAGET, 1975, p. 131).

Quatro estágios nos quais os sujeitos evoluírem, de um estado de total desconhecimento do mundo que o cerca até o desenvolvimento da capacidade de

Homem foi criado para viver em sociedade, aprendendo e se desenvolvendo

A compreensão do desenvolvimento cognitivo na sua teoria é a mais influente ate o momento sendo do psicólogo piaget, onde ele descreve os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo de forma brilhante como nenhum antes dele, já Vygotsky trás através da ZDP o aumento das habilidades cognitivas quando as crianças se relaciona com os pares ou com o meio social.

Citação de Meriellen Celina custodio nogueira vieira em março 14, 2022, 5:49 pm

Piaget defende que o aprendizado é decorrente do desenvolvimento do sujeito, independente da influência externa de estímulos em contra partida vygostky defende a tese que o sujeito tem seu desenvolvimento quanto tem um "apoio" externo como por exemplo,auxílio de pais e professores ainda na idade infantil.

Concordo

Tanto Piaget quanto Vygotsky oferecem perspectivas valiosas sobre como a cognição se desenvolve e influencia o indivíduo.

Piaget destacou a importância da interação ativa do sujeito com o ambiente, enfatizando estágios de desenvolvimento cognitivo que atravessamos desde a infância até a idade adulta, cada um caracterizado por formas distintas de pensamento e capacidades mentais.

Vygotsky enfatizou o papel crucial do contexto social e cultural na formação da cognição, argumentando que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da interação com outros indivíduos mais experientes, que proporcionam suporte e scaffolding (andaimes) para a aprendizagem.

Ambos os teóricos oferecem insights complementares sobre como a cognição se desenvolve através de processos internos e interações sociais, contribuindo profundamente para o amadurecimento e o aprendizado do sujeito ao longo da vida.

PreviousPage 36 of 38Next