Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 37 of 44Next

Vygotsky aprofunda a teoria de Piaget, afirmando que o desenvolvimento cognitivo acontece à medida que o ser estabelece conexões com o meio em que vive. A interação social, portanto, possibilitaria novas experiências e, assim, a aquisição de conhecimento – fundamental para a evolução

Os ensinamentos de Piaget ainda são aplicados em sala de aula, visando o desenvolvimento dos alunos, desde a infância.

O cognitivismo parte da premissa que é interagindo com o meio que se constroi o pensamento e o conhecimento. Essa ideia permeia a educação e tem lapidado a forma como apresentamos conteúdos para as crianças desde a mais recente experiência da vida. Quanto mais qualidade se dedica aos processos investigativos das crianças e quanto mais atenção se dá às suas explorações, mais aprendizado acontecerá, ou seja, mais possibilidade de construir conhecimento sólido e bem embasado.

Um erro no entanto está em ignorar que é necessária uma mediação muito bem pensada e intencional, não para ser protagonista, mas antes para propor caminhos, sabendo as possiblidades de percurso e as conclusões à que os alunos podem chegar ao final daquele trajeto de conhecimento.

Para Vigotsky o aprendizado acontece através da interação com o meio , com o social, o cultural.

A cognição mostra ao sujeito que ele é capaz de elaborar sua própria existência através do pensamento, imaginação, aprendizagem.

Enquanto o foco de Piaget é a maneira como o indivíduo constrói o conhecimento em cada etapa do desenvolvimento, Vygotsky postula que o conhecimento é originado na atividade social mediada pelos instrumentos culturais e formatado pela linguagem.

No modelo construtivista o  individuo atua na construção do conhecimento. Neste modelo o aluno é visto de forma individual com um tempo único de aprendizado e suas experiencias tem grande relevância neste processo.

A concepção cognitivo-construtivista entende que não são os pensamentos e nem mesmo as emoções disfuncionais por si próprio que devem ser eliminadas ou corrigidas, mas a leitura feita pelos clientes destas mesmas emoções.

Em relação a fonte de desenvolvimento  Piaget foca no desenvolvimento cognitivo através de estágios e da interação direta com o ambiente, enquanto Vygotsky enfatiza a importancia da interação social e das ferramentas culturais;

Na natureza da aprendizagem Piaget vê a aprendizagem como um processo individual de construção do conhecimento, enquanto Vygotsky vê a aprendizagem como um processo socialmente mediado;

No papel da linguagem, Piaget é um reflexo do desenvolvimento cognitivo, enquanto para Vygotsky, a linguagem é uma ferramenta fundamental que molda e facilita o desenvolvimento cognitivo.

A partir do conhecer, e o autoconhecimento e ser humano constrói a si mesmo, suas ações para interação com o mundo, responsabilidades sob suas ações, e soluções para seus conflitos.

A psicoterapia cognitivo-construtivista parte do pressuposto de que “a experiência humana não é uma busca pela verdade, mas, ao invés disto, uma infinita construção de significados”

PreviousPage 37 of 44Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱