Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 38 of 45Next

Ambos percebem o cognitivio como algo construido no decorrer do desenvolvimento humano e que suas fases tem uma pre disposição para novos processos cognitivos. Piage nomeia como fases do desenvolvimento infantil, dando uma prévida demarcalção desses processos. Vigostky afirma que existe uma pré disposição para o desenvolvimento. O meio ambiente é fator importante para esses marcos acontecerem,podendo ser henriquecedor ou pobre de estiumlos.

Tanto Piaget quanto Vygotsky oferecem contribuições significativas para a compreensão da cognição no desenvolvimento humano, embora de perspectivas ligeiramente diferentes.

Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento cognitivo como um processo de construção ativa pelo sujeito. Ele propõe que as crianças passam por estágios de desenvolvimento (sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal), onde constroem e reorganizam esquemas mentais baseados em suas interações com o ambiente. Para Piaget, a cognição se desenvolve através da assimilação e acomodação, processos pelos quais os indivíduos incorporam novas informações e ajustam seus esquemas existentes. Esta perspectiva coloca o sujeito como um agente ativo na construção de seu conhecimento, com o aprendizado ocorrendo através da descoberta e experimentação.

Lev Vygotsky, por outro lado, dá ênfase ao papel crucial da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo. Ele introduz o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que se refere à diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com a ajuda de outros mais experientes. Vygotsky argumenta que a aprendizagem é mediada por ferramentas culturais e pela linguagem, e que o desenvolvimento cognitivo ocorre inicialmente no nível social antes de ser internalizado pelo indivíduo. Para Vygotsky, a cognição se desenvolve através da mediação social e cultural, com a interação com os outros desempenhando um papel fundamental na aquisição de novos conhecimentos.

Ambos os teóricos concordam que o sujeito é um agente ativo no processo de aprendizagem, mas enquanto Piaget foca no desenvolvimento autônomo e individual através da interação com o ambiente, Vygotsky enfatiza a importância das interações sociais e culturais como mediadores do desenvolvimento cognitivo.

A visão cognitivista/ construtivista, como demonstrado na imagem, reflete essa ideia de que o ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo, não sendo apenas um receptor passivo de informações, mas um agente ativo na construção de sua própria estrutura cognitiva.

O crescimento cognitivo do ser humano se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade.

De forma geral, o termo “cognição” se refere ao que está relacionado ao conhecimento, ou seja, ao acúmulo de informações adquiridas por meio da aprendizagem e da experiência. Esse processo é estudado por diferentes campos científicos, como a neurociência, a psicologia e a antropologia.

O cognitivismo é uma corrente da psicologia que se especializa no estudo da cognição (os processos da mente relacionados com o conhecimento). A psicologia cognitiva, por conseguinte, estuda os mecanismos que levam à elaboração do conhecimento.

O termo Cognição deriva do latim “cognitione” que significa “aquisição de conhecimento através da percepção”. No entanto, o cognitivismo vai além disso, ele também se traduz num processo onde o que é captado é convertido para o ser interior. Por meio disso, o ser humano consegue interagir com seus semelhantes e com o meio no qual está inserido, sem contudo afetar a sua personalidade, a sua identidade. Ou seja, se inicia com a captação e logo depois vem-se a percepção.

A teoria construtivista considera que a aquisição da aprendizagem possui uma relação direta com a maturação  biológica do indivíduo.  Estabelece que o desenvolvimento humano  se dá em faces.  Indica que cada fase do desenvolvimento  Corresponde a aquisições  Cognitivas  Determinadas.

já na teoria sócio construtivista,  considera que o meio social é determinante para a aquisição de novas aprendizagens.  É na interação  do ser com o meio que ocorre a aprendizagem significativa.

piaget desenvolveu a teoria congnitiva cada qual com sua identidade e idade e defende a identidade do sujeito como todo 

A complementariedade dessas ciências cognitivista, construtiva e representativa revelam ao ser humano a capacidade de atuar no mundo de forma a compreender sua atuação como agente de transformação de sua realidade subjetiva, objetiva e social coletiva enquanto senhor de ação consciente de si.

Como Piaget e Vygotsky compreendem o conhecimento que influencia fortemente o desenvolvimento do sujeito? O cognitivismo enfatiza que a cognição é um ato de conhecimento. A forma como as pessoas percebem o mundo determina a direção do seu desenvolvimento.  Piaget enfatiza o egocentrismo e o vê como um meio termo entre o pensamento autista e o pensamento orientado. Vygotsky, porém, dá grande ênfase à fala social, a fala mais elementar das crianças, que mais tarde é dividida em fala egocêntrica e comunicativa.

Ser AGENTE da construção de sua estrutura cognitiva indica uma mudança fundamental na compreensão do aprendizado segundo a teoria cognitivista. Em vez de ver o sujeito como um receptor passivo de informações, a teoria cognitivista o considera um agente ativo na construção de sua própria estrutura cognitiva. Isso significa que o aprendizado é um processo dinâmico, onde o indivíduo participa ativamente, organizando e interpretando as informações com base em suas experiências e conhecimentos prévios. Essa abordagem valoriza a capacidade do sujeito de influenciar e moldar seu próprio entendimento do mundo.

Quando pensamos o construtivismo voltado à aprendizagem humana, é importante entender que o ser humano passa a ser o agente tanto da aprendizagem como do ensino, assim ele também toma frente no processo de construção e de absorção do conhecimento. Os teóricos cognitivistas nos revelam tanto os estágios - Piaget fala em quatro (4) - e suas diversas características, como o contexto sociocultural, no caso teorizado por Vygotsky, influindo na aprendizagem humana, inclusive nas suas primeiras décadas de vida.

PreviousPage 38 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱