Desafio
Citação de anaflavia.lisitapsicopedgoga@gmail.com em junho 30, 2024, 7:52 pmAmbos percebem o cognitivio como algo construido no decorrer do desenvolvimento humano e que suas fases tem uma pre disposição para novos processos cognitivos. Piage nomeia como fases do desenvolvimento infantil, dando uma prévida demarcalção desses processos. Vigostky afirma que existe uma pré disposição para o desenvolvimento. O meio ambiente é fator importante para esses marcos acontecerem,podendo ser henriquecedor ou pobre de estiumlos.
Ambos percebem o cognitivio como algo construido no decorrer do desenvolvimento humano e que suas fases tem uma pre disposição para novos processos cognitivos. Piage nomeia como fases do desenvolvimento infantil, dando uma prévida demarcalção desses processos. Vigostky afirma que existe uma pré disposição para o desenvolvimento. O meio ambiente é fator importante para esses marcos acontecerem,podendo ser henriquecedor ou pobre de estiumlos.
Citação de rodrigosoliveira em julho 1, 2024, 1:52 amTanto Piaget quanto Vygotsky oferecem contribuições significativas para a compreensão da cognição no desenvolvimento humano, embora de perspectivas ligeiramente diferentes.
Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento cognitivo como um processo de construção ativa pelo sujeito. Ele propõe que as crianças passam por estágios de desenvolvimento (sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal), onde constroem e reorganizam esquemas mentais baseados em suas interações com o ambiente. Para Piaget, a cognição se desenvolve através da assimilação e acomodação, processos pelos quais os indivíduos incorporam novas informações e ajustam seus esquemas existentes. Esta perspectiva coloca o sujeito como um agente ativo na construção de seu conhecimento, com o aprendizado ocorrendo através da descoberta e experimentação.
Lev Vygotsky, por outro lado, dá ênfase ao papel crucial da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo. Ele introduz o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que se refere à diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com a ajuda de outros mais experientes. Vygotsky argumenta que a aprendizagem é mediada por ferramentas culturais e pela linguagem, e que o desenvolvimento cognitivo ocorre inicialmente no nível social antes de ser internalizado pelo indivíduo. Para Vygotsky, a cognição se desenvolve através da mediação social e cultural, com a interação com os outros desempenhando um papel fundamental na aquisição de novos conhecimentos.
Ambos os teóricos concordam que o sujeito é um agente ativo no processo de aprendizagem, mas enquanto Piaget foca no desenvolvimento autônomo e individual através da interação com o ambiente, Vygotsky enfatiza a importância das interações sociais e culturais como mediadores do desenvolvimento cognitivo.
A visão cognitivista/ construtivista, como demonstrado na imagem, reflete essa ideia de que o ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo, não sendo apenas um receptor passivo de informações, mas um agente ativo na construção de sua própria estrutura cognitiva.
Tanto Piaget quanto Vygotsky oferecem contribuições significativas para a compreensão da cognição no desenvolvimento humano, embora de perspectivas ligeiramente diferentes.
Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento cognitivo como um processo de construção ativa pelo sujeito. Ele propõe que as crianças passam por estágios de desenvolvimento (sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal), onde constroem e reorganizam esquemas mentais baseados em suas interações com o ambiente. Para Piaget, a cognição se desenvolve através da assimilação e acomodação, processos pelos quais os indivíduos incorporam novas informações e ajustam seus esquemas existentes. Esta perspectiva coloca o sujeito como um agente ativo na construção de seu conhecimento, com o aprendizado ocorrendo através da descoberta e experimentação.
Lev Vygotsky, por outro lado, dá ênfase ao papel crucial da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo. Ele introduz o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que se refere à diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com a ajuda de outros mais experientes. Vygotsky argumenta que a aprendizagem é mediada por ferramentas culturais e pela linguagem, e que o desenvolvimento cognitivo ocorre inicialmente no nível social antes de ser internalizado pelo indivíduo. Para Vygotsky, a cognição se desenvolve através da mediação social e cultural, com a interação com os outros desempenhando um papel fundamental na aquisição de novos conhecimentos.
Ambos os teóricos concordam que o sujeito é um agente ativo no processo de aprendizagem, mas enquanto Piaget foca no desenvolvimento autônomo e individual através da interação com o ambiente, Vygotsky enfatiza a importância das interações sociais e culturais como mediadores do desenvolvimento cognitivo.
A visão cognitivista/ construtivista, como demonstrado na imagem, reflete essa ideia de que o ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo, não sendo apenas um receptor passivo de informações, mas um agente ativo na construção de sua própria estrutura cognitiva.
Citação de Adriana Caeiro da Fonseca em julho 1, 2024, 5:26 pmO crescimento cognitivo do ser humano se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade.
De forma geral, o termo “cognição” se refere ao que está relacionado ao conhecimento, ou seja, ao acúmulo de informações adquiridas por meio da aprendizagem e da experiência. Esse processo é estudado por diferentes campos científicos, como a neurociência, a psicologia e a antropologia.
O crescimento cognitivo do ser humano se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade.
De forma geral, o termo “cognição” se refere ao que está relacionado ao conhecimento, ou seja, ao acúmulo de informações adquiridas por meio da aprendizagem e da experiência. Esse processo é estudado por diferentes campos científicos, como a neurociência, a psicologia e a antropologia.
Citação de Adriana Caeiro da Fonseca em julho 1, 2024, 5:33 pmO cognitivismo é uma corrente da psicologia que se especializa no estudo da cognição (os processos da mente relacionados com o conhecimento). A psicologia cognitiva, por conseguinte, estuda os mecanismos que levam à elaboração do conhecimento.
O termo Cognição deriva do latim “cognitione” que significa “aquisição de conhecimento através da percepção”. No entanto, o cognitivismo vai além disso, ele também se traduz num processo onde o que é captado é convertido para o ser interior. Por meio disso, o ser humano consegue interagir com seus semelhantes e com o meio no qual está inserido, sem contudo afetar a sua personalidade, a sua identidade. Ou seja, se inicia com a captação e logo depois vem-se a percepção.
O cognitivismo é uma corrente da psicologia que se especializa no estudo da cognição (os processos da mente relacionados com o conhecimento). A psicologia cognitiva, por conseguinte, estuda os mecanismos que levam à elaboração do conhecimento.
O termo Cognição deriva do latim “cognitione” que significa “aquisição de conhecimento através da percepção”. No entanto, o cognitivismo vai além disso, ele também se traduz num processo onde o que é captado é convertido para o ser interior. Por meio disso, o ser humano consegue interagir com seus semelhantes e com o meio no qual está inserido, sem contudo afetar a sua personalidade, a sua identidade. Ou seja, se inicia com a captação e logo depois vem-se a percepção.
Citação de Helaine Miranda em julho 3, 2024, 3:48 amA teoria construtivista considera que a aquisição da aprendizagem possui uma relação direta com a maturação biológica do indivíduo. Estabelece que o desenvolvimento humano se dá em faces. Indica que cada fase do desenvolvimento Corresponde a aquisições Cognitivas Determinadas.
já na teoria sócio construtivista, considera que o meio social é determinante para a aquisição de novas aprendizagens. É na interação do ser com o meio que ocorre a aprendizagem significativa.
A teoria construtivista considera que a aquisição da aprendizagem possui uma relação direta com a maturação biológica do indivíduo. Estabelece que o desenvolvimento humano se dá em faces. Indica que cada fase do desenvolvimento Corresponde a aquisições Cognitivas Determinadas.
já na teoria sócio construtivista, considera que o meio social é determinante para a aquisição de novas aprendizagens. É na interação do ser com o meio que ocorre a aprendizagem significativa.
Citação de Luciana said dos Santos em julho 6, 2024, 10:17 pmpiaget desenvolveu a teoria congnitiva cada qual com sua identidade e idade e defende a identidade do sujeito como todo
piaget desenvolveu a teoria congnitiva cada qual com sua identidade e idade e defende a identidade do sujeito como todo
Citação de Adenilson Correia da Silva em julho 9, 2024, 1:05 amA complementariedade dessas ciências cognitivista, construtiva e representativa revelam ao ser humano a capacidade de atuar no mundo de forma a compreender sua atuação como agente de transformação de sua realidade subjetiva, objetiva e social coletiva enquanto senhor de ação consciente de si.
A complementariedade dessas ciências cognitivista, construtiva e representativa revelam ao ser humano a capacidade de atuar no mundo de forma a compreender sua atuação como agente de transformação de sua realidade subjetiva, objetiva e social coletiva enquanto senhor de ação consciente de si.
Citação de Israel da Silva Francisco em julho 10, 2024, 11:43 pmComo Piaget e Vygotsky compreendem o conhecimento que influencia fortemente o desenvolvimento do sujeito? O cognitivismo enfatiza que a cognição é um ato de conhecimento. A forma como as pessoas percebem o mundo determina a direção do seu desenvolvimento. Piaget enfatiza o egocentrismo e o vê como um meio termo entre o pensamento autista e o pensamento orientado. Vygotsky, porém, dá grande ênfase à fala social, a fala mais elementar das crianças, que mais tarde é dividida em fala egocêntrica e comunicativa.
Como Piaget e Vygotsky compreendem o conhecimento que influencia fortemente o desenvolvimento do sujeito? O cognitivismo enfatiza que a cognição é um ato de conhecimento. A forma como as pessoas percebem o mundo determina a direção do seu desenvolvimento. Piaget enfatiza o egocentrismo e o vê como um meio termo entre o pensamento autista e o pensamento orientado. Vygotsky, porém, dá grande ênfase à fala social, a fala mais elementar das crianças, que mais tarde é dividida em fala egocêntrica e comunicativa.
Citação de Eduardo Gomes Damasceno em julho 12, 2024, 5:43 pmSer AGENTE da construção de sua estrutura cognitiva indica uma mudança fundamental na compreensão do aprendizado segundo a teoria cognitivista. Em vez de ver o sujeito como um receptor passivo de informações, a teoria cognitivista o considera um agente ativo na construção de sua própria estrutura cognitiva. Isso significa que o aprendizado é um processo dinâmico, onde o indivíduo participa ativamente, organizando e interpretando as informações com base em suas experiências e conhecimentos prévios. Essa abordagem valoriza a capacidade do sujeito de influenciar e moldar seu próprio entendimento do mundo.
Ser AGENTE da construção de sua estrutura cognitiva indica uma mudança fundamental na compreensão do aprendizado segundo a teoria cognitivista. Em vez de ver o sujeito como um receptor passivo de informações, a teoria cognitivista o considera um agente ativo na construção de sua própria estrutura cognitiva. Isso significa que o aprendizado é um processo dinâmico, onde o indivíduo participa ativamente, organizando e interpretando as informações com base em suas experiências e conhecimentos prévios. Essa abordagem valoriza a capacidade do sujeito de influenciar e moldar seu próprio entendimento do mundo.
Citação de Rafael Tadeu dos Santos Mano em julho 15, 2024, 8:36 pmQuando pensamos o construtivismo voltado à aprendizagem humana, é importante entender que o ser humano passa a ser o agente tanto da aprendizagem como do ensino, assim ele também toma frente no processo de construção e de absorção do conhecimento. Os teóricos cognitivistas nos revelam tanto os estágios - Piaget fala em quatro (4) - e suas diversas características, como o contexto sociocultural, no caso teorizado por Vygotsky, influindo na aprendizagem humana, inclusive nas suas primeiras décadas de vida.
Quando pensamos o construtivismo voltado à aprendizagem humana, é importante entender que o ser humano passa a ser o agente tanto da aprendizagem como do ensino, assim ele também toma frente no processo de construção e de absorção do conhecimento. Os teóricos cognitivistas nos revelam tanto os estágios - Piaget fala em quatro (4) - e suas diversas características, como o contexto sociocultural, no caso teorizado por Vygotsky, influindo na aprendizagem humana, inclusive nas suas primeiras décadas de vida.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱