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Desafio

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Ambos percebem o cognitivio como algo construido no decorrer do desenvolvimento humano e que suas fases tem uma pre disposição para novos processos cognitivos. Piage nomeia como fases do desenvolvimento infantil, dando uma prévida demarcalção desses processos. Vigostky afirma que existe uma pré disposição para o desenvolvimento. O meio ambiente é fator importante para esses marcos acontecerem,podendo ser henriquecedor ou pobre de estiumlos.

Tanto Piaget quanto Vygotsky oferecem contribuições significativas para a compreensão da cognição no desenvolvimento humano, embora de perspectivas ligeiramente diferentes.

Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento cognitivo como um processo de construção ativa pelo sujeito. Ele propõe que as crianças passam por estágios de desenvolvimento (sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal), onde constroem e reorganizam esquemas mentais baseados em suas interações com o ambiente. Para Piaget, a cognição se desenvolve através da assimilação e acomodação, processos pelos quais os indivíduos incorporam novas informações e ajustam seus esquemas existentes. Esta perspectiva coloca o sujeito como um agente ativo na construção de seu conhecimento, com o aprendizado ocorrendo através da descoberta e experimentação.

Lev Vygotsky, por outro lado, dá ênfase ao papel crucial da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo. Ele introduz o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que se refere à diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com a ajuda de outros mais experientes. Vygotsky argumenta que a aprendizagem é mediada por ferramentas culturais e pela linguagem, e que o desenvolvimento cognitivo ocorre inicialmente no nível social antes de ser internalizado pelo indivíduo. Para Vygotsky, a cognição se desenvolve através da mediação social e cultural, com a interação com os outros desempenhando um papel fundamental na aquisição de novos conhecimentos.

Ambos os teóricos concordam que o sujeito é um agente ativo no processo de aprendizagem, mas enquanto Piaget foca no desenvolvimento autônomo e individual através da interação com o ambiente, Vygotsky enfatiza a importância das interações sociais e culturais como mediadores do desenvolvimento cognitivo.

A visão cognitivista/ construtivista, como demonstrado na imagem, reflete essa ideia de que o ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo, não sendo apenas um receptor passivo de informações, mas um agente ativo na construção de sua própria estrutura cognitiva.

O crescimento cognitivo do ser humano se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade.

De forma geral, o termo “cognição” se refere ao que está relacionado ao conhecimento, ou seja, ao acúmulo de informações adquiridas por meio da aprendizagem e da experiência. Esse processo é estudado por diferentes campos científicos, como a neurociência, a psicologia e a antropologia.

O cognitivismo é uma corrente da psicologia que se especializa no estudo da cognição (os processos da mente relacionados com o conhecimento). A psicologia cognitiva, por conseguinte, estuda os mecanismos que levam à elaboração do conhecimento.

O termo Cognição deriva do latim “cognitione” que significa “aquisição de conhecimento através da percepção”. No entanto, o cognitivismo vai além disso, ele também se traduz num processo onde o que é captado é convertido para o ser interior. Por meio disso, o ser humano consegue interagir com seus semelhantes e com o meio no qual está inserido, sem contudo afetar a sua personalidade, a sua identidade. Ou seja, se inicia com a captação e logo depois vem-se a percepção.

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