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Desafio

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Eu gosto muito da frase de Descartes "Penso, logo existo". Porém não basta pensar, precisamos aprender, desenvolver, melhorar e evoluir. Para tal a mente humana em sua evolução se fez necessário de todos os apetrechos cognitivos para a contrução da sociedade que conhecemos dos tempos remotos até os dias contemporâneos.

É fantástico a capacidade que temos de aprendizagem em nossas diversas fases do desenvolvimento que Piaget observou e criou com tanta premissa. O ser humano adulto, tens a capacidade de criar e construir o que quiser, basta imaginar, visualizar e compor majestosamente como o visionário Beethoven criou suas sinfonias.

Alan Wehner (Psicanalista e Coach)

De acordo com o que já estudei sobre o assunto posso concluir o seguinte:

Piaget e Vygotsky são dois dos teóricos mais influentes no campo da psicologia do desenvolvimento e suas abordagens oferecem percepções distintas, mas complementares, sobre a cognição e o desenvolvimento do sujeito.

Piaget

Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo que destaca a construção ativa do conhecimento pelas crianças. Ele sugeriu que as crianças passam por quatro estágios de desenvolvimento cognitivo:

  1. Sensório-Motor (0-2 anos): Durante este estágio, as crianças aprendem sobre o mundo através de seus sentidos e ações. Elas desenvolvem a noção de permanência do objeto, percebendo que os objetos continuam a existir mesmo quando não estão visíveis.
  2. Pré-Operacional (2-7 anos): Neste estágio, as crianças começam a usar símbolos para representar objetos e eventos. Elas desenvolvem habilidades de linguagem e pensamento simbólico, mas ainda não conseguem realizar operações mentais lógicas.
  3. Operacional Concreta (7-11 anos): As crianças começam a pensar logicamente sobre eventos concretos. Elas podem realizar operações mentais, como classificação e seriação, mas ainda têm dificuldades com conceitos abstratos.
  4. Operacional Formal (12 anos em diante): Neste estágio, os adolescentes desenvolvem a capacidade de pensamento abstrato e lógico. Eles podem formular hipóteses, pensar em múltiplas soluções para um problema e realizar experimentos mentais.

Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre através de processos de assimilação (incorporar novas informações em estruturas cognitivas existentes) e acomodação (alterar estruturas cognitivas para incorporar novas informações).

Vygotsky

Lev Vygotsky, por outro lado, enfatizou a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu conceitos-chave, como a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a mediação social.

  1. Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): A ZDP refere-se à distância entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com ajuda de alguém mais experiente. Vygotsky argumentou que a aprendizagem ocorre na ZDP através da interação social e do apoio de adultos ou colegas mais capazes.
  2. Mediação Social: Vygotsky enfatizou que as funções mentais superiores se desenvolvem através da mediação de ferramentas culturais, especialmente a linguagem. Através da interação social e da linguagem, as crianças internalizam processos cognitivos e desenvolvem habilidades de pensamento avançadas.

Construtivismo e a Visão Cognitivista

A visão cognitivista do desenvolvimento, especialmente no contexto do construtivismo, trata o desenvolvimento como um processo ativo de construção do conhecimento. Piaget é frequentemente associado ao construtivismo devido à sua ênfase na construção ativa do conhecimento pelas crianças através de experiências e interação com o ambiente. No construtivismo piagetiano, a aprendizagem é vista como uma reorganização contínua das estruturas cognitivas à medida que a criança interage com o mundo ao seu redor.

Vygotsky também é visto como um construtivista, mas com uma ênfase maior na construção social do conhecimento. Ele argumentou que o desenvolvimento cognitivo é mediado pela interação social e pela cultura, onde a aprendizagem é um processo colaborativo.

Integração das Teorias

Apesar de suas diferenças, as teorias de Piaget e Vygotsky podem ser vistas como complementares:

  • Piaget: Foca na construção individual do conhecimento através da interação com o ambiente e a passagem por estágios de desenvolvimento.
  • Vygotsky: Enfatiza a construção social do conhecimento através da interação com outros e a importância do contexto cultural e histórico.

Ambas as abordagens contribuem para uma compreensão mais completa do desenvolvimento cognitivo, reconhecendo a importância tanto da interação individual com o ambiente quanto das influências sociais e culturais.

A visão cognitivista do desenvolvimento trata-o como um processo contínuo e dinâmico de construção do conhecimento pela pessoa mesma, em interação com o ambiente e os outros. O construtivismo é uma síntese entre o cognitivismo e o interpretacionismo, enfatizando a importância da interpretação e representação do mundo pela pessoa.

O construtivismo pode ser visto como uma síntese entre o cognitivismo e o interpretacionismo. O construtivismo também reconhece a influência da cultura, da história e das relações sociais na formação do pensamento.

Piaget acredita que a aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento do indivíduo e as suas etapas.

Já para Vygotsky acredita que o desenvolvimento é a aprendizagem se completam acerca do progresso do indivíduo.

O desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre de forma contínua, com mudanças quantitativas no processamento de informações. A memória de curto e longo prazo melhora significativamente com a idade, assim como a capacidade de prestar atenção, discriminar estímulos e utilizar estratégias cognitivas. Além disso, a metacognição se desenvolve, permitindo às crianças uma maior consciência e compreensão de seus próprios processos cognitivos.

A teoria de Piaget sugere que as experiências e interações com o ambiente são essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Portanto, o uso de jogos e vídeos educativos, que estimulam as habilidades acadêmicas dos bebês, pode ser benéfico se utilizado de forma equilibrada e supervisionada. Esses recursos podem oferecer novas oportunidades de aprendizado e estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças. No entanto, é importante que os pais estejam atentos ao conteúdo, limites de exposição e que complementem essas atividades com interações sociais e experiências do mundo real, para garantir um desenvolvimento cognitivo saudável e equilibrado.

 

Piaget acreditava que a cognição se desenvolve através de uma série de estágios que são universais e sequenciais. Enfatizou que as crianças constroem seu conhecimento através de experiências diretas e interações com o mundo. Ele acreditava que o desenvolvimento cognitivo é um processo de construção ativa, onde a criança é um "pequeno cientista" que explora e aprende.

Vygotsky, por outro lado, colocou uma forte ênfase no papel da cultura e da interação social no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu o conceito de **Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)**, que é a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com a ajuda de alguém mais experiente. Vygotsky acreditava que o aprendizado é um processo social mediado pela linguagem e pela interação com os outros.

Além disso, Vygotsky destacava a importância das ferramentas culturais e dos símbolos, como a linguagem, na mediação do desenvolvimento cognitivo. Para ele, o desenvolvimento cognitivo não é apenas uma progressão de estágios, mas é profundamente influenciado pelo contexto cultural e social.

Enquanto Piaget focava no desenvolvimento cognitivo como um processo individual de construção ativa de conhecimento através de estágios específicos, Vygotsky via o desenvolvimento cognitivo como um processo social e culturalmente mediado. Ambos reconhecercem a importância da cognição no desenvolvimento, mas diferem em como e onde essa cognição se desenvolve.

Piaget e Vigotski compreendem de formas diferentes a cognição humana. Piaget postula uma teoria interacionista, cognitivista, biologicista e inatista. Vigotski não é interacionista. É histórico-cultural, dialético e marxista.

Em suma trás a compressão ao desenvolvimento do ser  e deixa claro a teoria do desenvolvimento em sua individualidade.

A vida em sociedade, propõe uma contribuição para o processo de desenvolvimento e aprendizagem, que utiliza se dá cognição de cada indivíduo que gera construtivismo.

 

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