Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 40 of 45Next

Piaget sugere os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. O desenvolvimento se dá qdo o conhecimento aumenta com a interação com o meio. Vygostky complementa a teoria piagetiana e acrescenta a importância do meio social para o desenvolvimentto congintivo, enfatizando a Zona de desenvolvimento Proximal ZDP, em que um adulto ajuda a completar o conhecimento em que a criança está pronta para receber, isto é, define as funções que estão em processo de maturação.

O desenvolvimento cognitivo se dá pela interação com o meio, e com o meio social a cultura; pela percepção, compreensão e construção do conhecimento por meio da representação do mundo em que se vive, enfatizando a importância da ZDP  de Vygostky (Zona de desenvolvimento proximal).

O cognitismo nos mostra que conforme aprendemos nos desenvolvemos, e que esse desenvolvimento está ligado ao nosso social, nossa cultura e o meio em que vivemos.

Em análise do texto enquanto Piaget está mais focado na construção individual do conhecimento, Vygotsky destaca a importância das interações sociais e culturais. Ambos os teóricos contribuíram para o entendimento do desenvolvimento cognitivo, cada um com sua perspectiva única e relevante.

Piaget e Vygotsky, embora tenham abordagens diferentes, concordam que a cognição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre através de um processo de equilibrarão, no qual o sujeito assimila novas informações e as acomoda em seus esquemas mentais existentes. Essa interação entre assimilação e acomodação leva a uma reorganização dos esquemas, permitindo que o indivíduo construa uma compreensão cada vez mais complexa do mundo. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo passa por estágios sequenciais, cada um com características específicas, desde o sensório-motor até o operatório formal.

Por outro lado, Vygotsky enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento cognitivo. Ele acredita que as funções mentais superiores, como o pensamento e a linguagem, têm origem nas relações sociais e são internalizadas pelo indivíduo. Vygotsky introduz o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o nível de desenvolvimento real (o que a criança consegue fazer sozinha) e o nível de desenvolvimento potencial (o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou de pares mais capazes). Nessa perspectiva, a cognição se desenvolve através da mediação de instrumentos e signos, especialmente a linguagem, que permitem a regulação do comportamento e o controle do ambiente.

Embora com diferenças, ambas as teorias reconhecem a cognição como um processo ativo de construção de significados, que ocorre através da interação entre o indivíduo e o ambiente, seja físico ou social. Essa compreensão da cognição como um fenômeno complexo e multifacetado tem implicações importantes para a educação, pois enfatiza a necessidade de criar ambientes de aprendizagem que estimulem o desenvolvimento cognitivo através da atividade mental e da interação.

O INDIVIDUO  CONDTROI ESQUEMAS PARA ABORDAR A REALIDADE, POR ACOMODACAO E ASSIMILIZACAO.

O certo é que tanto em Piaget quanto em Vygotsky temos um sujeito ativo. Piaget, traz os estágios de desenvolvimento ligados às transformações biológicas, privilegiando os fatores internos, defendendo uma sequência fixa e universal. Vygotsky salienta o ambiente social, levando a fundamentação de uma análise variável do desenvolvimento humano, distanciando-se dos princípios universais. Centrada no sujeito, a percepção de Piaget vê o sujeito elaborando o conhecimento de modo espontâneo; enquanto Vygotsky acredita que essa construção vem do social para o individual, uma vez que entende que o sujeito chega ao mundo já dentro de um determinado contexto social. Para Piaget o crescimento cognitivo se dá por assimilação e acomodação, dentro de cada estágio de conhecimento próprios, segundo ele, do desenvolvimento humano. Enquanto para Vygotsky o desenvolvimento cognitivo se dá através da interação e se relaciona com os aspectos sociais existentes no contexto social onde o sujeito está inserido.

Piaget nos traz a compreensão do desenvolvimento cognitivo a partir do desenvolvimento biológico,  que ele definiu em 4 fases, de acordo com a idade dos indivíduos analisados, sem, contudo, considerar as variáveis desse desenvolvimento, uma vez que o processo se mostra diferente para cada individuo. Já Vigotsky, aborda esse aprendizado de acordo com as interações entre os sujeitos e a influência de variáveis nesse processo. Ambos colaboraram para a compreensão dos processos de construção do conhecimento, mas de perspectivas diferentes. Contudo, o construtivismo esteve presente na elaboração de suas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo e ressignificacão desses conhecimentos, possibilitando novos processos de aprendizagem e comportamento diante dos desafios.

Tanto Piaget, quanto Vigotsky tinham uma visão peculiar e mais abrangente do aprendizado, o primeiro estruturou o desenvolvimento cognitivo em estágios, naturalmente desenvolvidos com a idade.

já Vigotsky, acreditava que a aprendizagem era o fruto da interação do sujeito com o ambiente.

Os dois colocam a criança como ativas no processo de aprendizagem e foram muito importantes principalmente na pedagogia, visto que, principalmente no Brasil, as escolas públicas ainda utilizam os métodos destes dois estudiosos da aprendizagem.

O DESEVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS AVANÇA, ENQUANTO SUA ATENÇÃO AUMENTA. PARA VYGOOTSKY, A CULTURA EM QUE SOMOS CRIADOS AFETA NOSSO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. PARA JEAN PIAGET, O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS AVANÇA, ENQUANTO SUA ATENÇÃO AUMENTA.

PreviousPage 40 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱