Desafio
Citação de Jussara Godinho em julho 31, 2024, 3:20 amPiaget sugere os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. O desenvolvimento se dá qdo o conhecimento aumenta com a interação com o meio. Vygostky complementa a teoria piagetiana e acrescenta a importância do meio social para o desenvolvimentto congintivo, enfatizando a Zona de desenvolvimento Proximal ZDP, em que um adulto ajuda a completar o conhecimento em que a criança está pronta para receber, isto é, define as funções que estão em processo de maturação.
Piaget sugere os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: Sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. O desenvolvimento se dá qdo o conhecimento aumenta com a interação com o meio. Vygostky complementa a teoria piagetiana e acrescenta a importância do meio social para o desenvolvimentto congintivo, enfatizando a Zona de desenvolvimento Proximal ZDP, em que um adulto ajuda a completar o conhecimento em que a criança está pronta para receber, isto é, define as funções que estão em processo de maturação.
Citação de Jussara Godinho em julho 31, 2024, 3:36 amO desenvolvimento cognitivo se dá pela interação com o meio, e com o meio social a cultura; pela percepção, compreensão e construção do conhecimento por meio da representação do mundo em que se vive, enfatizando a importância da ZDP de Vygostky (Zona de desenvolvimento proximal).
O desenvolvimento cognitivo se dá pela interação com o meio, e com o meio social a cultura; pela percepção, compreensão e construção do conhecimento por meio da representação do mundo em que se vive, enfatizando a importância da ZDP de Vygostky (Zona de desenvolvimento proximal).
Citação de Mayara Carbonera Lopes em agosto 4, 2024, 2:41 pmO cognitismo nos mostra que conforme aprendemos nos desenvolvemos, e que esse desenvolvimento está ligado ao nosso social, nossa cultura e o meio em que vivemos.
O cognitismo nos mostra que conforme aprendemos nos desenvolvemos, e que esse desenvolvimento está ligado ao nosso social, nossa cultura e o meio em que vivemos.
Citação de Marcia Aparecida Rehem em agosto 4, 2024, 9:08 pmEm análise do texto enquanto Piaget está mais focado na construção individual do conhecimento, Vygotsky destaca a importância das interações sociais e culturais. Ambos os teóricos contribuíram para o entendimento do desenvolvimento cognitivo, cada um com sua perspectiva única e relevante.
Em análise do texto enquanto Piaget está mais focado na construção individual do conhecimento, Vygotsky destaca a importância das interações sociais e culturais. Ambos os teóricos contribuíram para o entendimento do desenvolvimento cognitivo, cada um com sua perspectiva única e relevante.
Citação de Dr. Henrique Alcantara em agosto 6, 2024, 6:40 pmPiaget e Vygotsky, embora tenham abordagens diferentes, concordam que a cognição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre através de um processo de equilibrarão, no qual o sujeito assimila novas informações e as acomoda em seus esquemas mentais existentes. Essa interação entre assimilação e acomodação leva a uma reorganização dos esquemas, permitindo que o indivíduo construa uma compreensão cada vez mais complexa do mundo. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo passa por estágios sequenciais, cada um com características específicas, desde o sensório-motor até o operatório formal.
Por outro lado, Vygotsky enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento cognitivo. Ele acredita que as funções mentais superiores, como o pensamento e a linguagem, têm origem nas relações sociais e são internalizadas pelo indivíduo. Vygotsky introduz o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o nível de desenvolvimento real (o que a criança consegue fazer sozinha) e o nível de desenvolvimento potencial (o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou de pares mais capazes). Nessa perspectiva, a cognição se desenvolve através da mediação de instrumentos e signos, especialmente a linguagem, que permitem a regulação do comportamento e o controle do ambiente.
Embora com diferenças, ambas as teorias reconhecem a cognição como um processo ativo de construção de significados, que ocorre através da interação entre o indivíduo e o ambiente, seja físico ou social. Essa compreensão da cognição como um fenômeno complexo e multifacetado tem implicações importantes para a educação, pois enfatiza a necessidade de criar ambientes de aprendizagem que estimulem o desenvolvimento cognitivo através da atividade mental e da interação.
Piaget e Vygotsky, embora tenham abordagens diferentes, concordam que a cognição desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre através de um processo de equilibrarão, no qual o sujeito assimila novas informações e as acomoda em seus esquemas mentais existentes. Essa interação entre assimilação e acomodação leva a uma reorganização dos esquemas, permitindo que o indivíduo construa uma compreensão cada vez mais complexa do mundo. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo passa por estágios sequenciais, cada um com características específicas, desde o sensório-motor até o operatório formal.
Por outro lado, Vygotsky enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento cognitivo. Ele acredita que as funções mentais superiores, como o pensamento e a linguagem, têm origem nas relações sociais e são internalizadas pelo indivíduo. Vygotsky introduz o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o nível de desenvolvimento real (o que a criança consegue fazer sozinha) e o nível de desenvolvimento potencial (o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou de pares mais capazes). Nessa perspectiva, a cognição se desenvolve através da mediação de instrumentos e signos, especialmente a linguagem, que permitem a regulação do comportamento e o controle do ambiente.
Embora com diferenças, ambas as teorias reconhecem a cognição como um processo ativo de construção de significados, que ocorre através da interação entre o indivíduo e o ambiente, seja físico ou social. Essa compreensão da cognição como um fenômeno complexo e multifacetado tem implicações importantes para a educação, pois enfatiza a necessidade de criar ambientes de aprendizagem que estimulem o desenvolvimento cognitivo através da atividade mental e da interação.
Citação de Ivonete leal em agosto 7, 2024, 11:36 pmO INDIVIDUO CONDTROI ESQUEMAS PARA ABORDAR A REALIDADE, POR ACOMODACAO E ASSIMILIZACAO.
O INDIVIDUO CONDTROI ESQUEMAS PARA ABORDAR A REALIDADE, POR ACOMODACAO E ASSIMILIZACAO.
Citação de Eveline Rojas em agosto 8, 2024, 12:07 amO certo é que tanto em Piaget quanto em Vygotsky temos um sujeito ativo. Piaget, traz os estágios de desenvolvimento ligados às transformações biológicas, privilegiando os fatores internos, defendendo uma sequência fixa e universal. Vygotsky salienta o ambiente social, levando a fundamentação de uma análise variável do desenvolvimento humano, distanciando-se dos princípios universais. Centrada no sujeito, a percepção de Piaget vê o sujeito elaborando o conhecimento de modo espontâneo; enquanto Vygotsky acredita que essa construção vem do social para o individual, uma vez que entende que o sujeito chega ao mundo já dentro de um determinado contexto social. Para Piaget o crescimento cognitivo se dá por assimilação e acomodação, dentro de cada estágio de conhecimento próprios, segundo ele, do desenvolvimento humano. Enquanto para Vygotsky o desenvolvimento cognitivo se dá através da interação e se relaciona com os aspectos sociais existentes no contexto social onde o sujeito está inserido.
O certo é que tanto em Piaget quanto em Vygotsky temos um sujeito ativo. Piaget, traz os estágios de desenvolvimento ligados às transformações biológicas, privilegiando os fatores internos, defendendo uma sequência fixa e universal. Vygotsky salienta o ambiente social, levando a fundamentação de uma análise variável do desenvolvimento humano, distanciando-se dos princípios universais. Centrada no sujeito, a percepção de Piaget vê o sujeito elaborando o conhecimento de modo espontâneo; enquanto Vygotsky acredita que essa construção vem do social para o individual, uma vez que entende que o sujeito chega ao mundo já dentro de um determinado contexto social. Para Piaget o crescimento cognitivo se dá por assimilação e acomodação, dentro de cada estágio de conhecimento próprios, segundo ele, do desenvolvimento humano. Enquanto para Vygotsky o desenvolvimento cognitivo se dá através da interação e se relaciona com os aspectos sociais existentes no contexto social onde o sujeito está inserido.
Citação de Katia Jeane Alves Mota em agosto 8, 2024, 11:07 pmPiaget nos traz a compreensão do desenvolvimento cognitivo a partir do desenvolvimento biológico, que ele definiu em 4 fases, de acordo com a idade dos indivíduos analisados, sem, contudo, considerar as variáveis desse desenvolvimento, uma vez que o processo se mostra diferente para cada individuo. Já Vigotsky, aborda esse aprendizado de acordo com as interações entre os sujeitos e a influência de variáveis nesse processo. Ambos colaboraram para a compreensão dos processos de construção do conhecimento, mas de perspectivas diferentes. Contudo, o construtivismo esteve presente na elaboração de suas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo e ressignificacão desses conhecimentos, possibilitando novos processos de aprendizagem e comportamento diante dos desafios.
Piaget nos traz a compreensão do desenvolvimento cognitivo a partir do desenvolvimento biológico, que ele definiu em 4 fases, de acordo com a idade dos indivíduos analisados, sem, contudo, considerar as variáveis desse desenvolvimento, uma vez que o processo se mostra diferente para cada individuo. Já Vigotsky, aborda esse aprendizado de acordo com as interações entre os sujeitos e a influência de variáveis nesse processo. Ambos colaboraram para a compreensão dos processos de construção do conhecimento, mas de perspectivas diferentes. Contudo, o construtivismo esteve presente na elaboração de suas teorias sobre o desenvolvimento cognitivo e ressignificacão desses conhecimentos, possibilitando novos processos de aprendizagem e comportamento diante dos desafios.
Citação de Alfeu Jose de Resende em agosto 11, 2024, 9:56 pmTanto Piaget, quanto Vigotsky tinham uma visão peculiar e mais abrangente do aprendizado, o primeiro estruturou o desenvolvimento cognitivo em estágios, naturalmente desenvolvidos com a idade.
já Vigotsky, acreditava que a aprendizagem era o fruto da interação do sujeito com o ambiente.
Os dois colocam a criança como ativas no processo de aprendizagem e foram muito importantes principalmente na pedagogia, visto que, principalmente no Brasil, as escolas públicas ainda utilizam os métodos destes dois estudiosos da aprendizagem.
Tanto Piaget, quanto Vigotsky tinham uma visão peculiar e mais abrangente do aprendizado, o primeiro estruturou o desenvolvimento cognitivo em estágios, naturalmente desenvolvidos com a idade.
já Vigotsky, acreditava que a aprendizagem era o fruto da interação do sujeito com o ambiente.
Os dois colocam a criança como ativas no processo de aprendizagem e foram muito importantes principalmente na pedagogia, visto que, principalmente no Brasil, as escolas públicas ainda utilizam os métodos destes dois estudiosos da aprendizagem.
Citação de ALDENOURA LIMA LELES em agosto 14, 2024, 1:27 pmO DESEVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS AVANÇA, ENQUANTO SUA ATENÇÃO AUMENTA. PARA VYGOOTSKY, A CULTURA EM QUE SOMOS CRIADOS AFETA NOSSO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. PARA JEAN PIAGET, O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS AVANÇA, ENQUANTO SUA ATENÇÃO AUMENTA.
O DESEVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS AVANÇA, ENQUANTO SUA ATENÇÃO AUMENTA. PARA VYGOOTSKY, A CULTURA EM QUE SOMOS CRIADOS AFETA NOSSO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. PARA JEAN PIAGET, O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS AVANÇA, ENQUANTO SUA ATENÇÃO AUMENTA.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱