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Desafio

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Processo Cognitivo e como o ser absorve as informacoes, todo o conhecimento adquirido de acordo com o seu todo, ou seja, recepcao e transformacao do conhecimento,  aprendizagem, raciocinio, percepcao, tomada de decisoes.

O conhecimento não é algo acabado e estável, mas está em constante transformação pelo sujeito por meio da sua ação constrói conhecimentos indispensáveis na sua adaptação ao meio. Piaget  identificou estágios de desenvolvimento cognitivo, cada um com uma estrutura cognitiva específica que permite diferentes formas de interação com o meio. Piaget desenvolveu a teoria em cima do desenvolvimento biológico ao passo que Vygotsky partiu para a relação social e interpessoais dando referencia ao contexto social e cultural do sujeito

Indivíduo é agente produtor de sua estrutura cognitiva.

Piaget focava no desenvolvimento cognitivo como um processo individual e em estágios, enfatizando a adaptação ativa do indivíduo ao ambiente.

Vygotsky enfatizava a importância da interação social e cultural no desenvolvimento cognitivo, destacando a mediação e a importância da Zona de Desenvolvimento Proximal.

Ambos os teóricos contribuíram significativamente para a compreensão de como a cognição se desenvolve, mas com enfoques diferentes — Piaget na estruturação interna do conhecimento e Vygotsky na influência do ambiente social e cultural.

uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento chamada de aprendizagem.”
Embora atente para o fato de o conceito de aprendizagem ter vários significados não compartilhados entre os teóricos da área Teorias de Aprendizagem. Vários termos que sugerem equivalência ao conceito de aprendizagem são apresentados, bem como a existência de três tipos, quais sejam:

“a aprendizagem cognitiva é a que focaliza a cognição (o conhecimento); a aprendizagem afetiva é a que trata mais de experiências tais como prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade; a aprendizagem psicomotora a qual se ocupa mais de respostas musculares adquiridas por meio de treino e prática.”

Piaget e Vygotsky, embora compartilhem o interesse pelo desenvolvimento cognitivo, trazem visões distintas sobre como a cognição contribui para o crescimento do sujeito.

Jean Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio de uma interação ativa da criança com o ambiente. Para ele, a criança age como um "pequeno cientista", explorando o mundo ao seu redor e assimilando novas informações, o que resulta na modificação de suas estruturas cognitivas. O desenvolvimento ocorre em estágios universais e é influenciado principalmente pelas experiências individuais com o mundo físico.

Por outro lado, Lev Vygotsky enfatizava o papel crucial das interações sociais e culturais. Para ele, o aprendizado e o desenvolvimento são fortemente mediadores por essas interações. Vygotsky introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que mostra como a criança pode aprender mais e desenvolver-se melhor com a ajuda de outros. Ele acreditava que a linguagem e a cultura moldam profundamente a cognição, destacando a importância do contexto social.

Ambos oferecem visões complementares. Enquanto Piaget foca na interação com o ambiente físico, Vygotsky ressalta a importância das relações sociais e culturais. Juntos, eles nos mostram como a cognição é essencial para o desenvolvimento humano, seja pela exploração individual, seja pela mediação social.

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