Desafio
Citação de Cintia Alves em setembro 12, 2024, 9:40 pmProcesso Cognitivo e como o ser absorve as informacoes, todo o conhecimento adquirido de acordo com o seu todo, ou seja, recepcao e transformacao do conhecimento, aprendizagem, raciocinio, percepcao, tomada de decisoes.
Processo Cognitivo e como o ser absorve as informacoes, todo o conhecimento adquirido de acordo com o seu todo, ou seja, recepcao e transformacao do conhecimento, aprendizagem, raciocinio, percepcao, tomada de decisoes.
Citação de Wellington Luis Dias em setembro 13, 2024, 2:54 pmO conhecimento não é algo acabado e estável, mas está em constante transformação pelo sujeito por meio da sua ação constrói conhecimentos indispensáveis na sua adaptação ao meio. Piaget identificou estágios de desenvolvimento cognitivo, cada um com uma estrutura cognitiva específica que permite diferentes formas de interação com o meio. Piaget desenvolveu a teoria em cima do desenvolvimento biológico ao passo que Vygotsky partiu para a relação social e interpessoais dando referencia ao contexto social e cultural do sujeito
O conhecimento não é algo acabado e estável, mas está em constante transformação pelo sujeito por meio da sua ação constrói conhecimentos indispensáveis na sua adaptação ao meio. Piaget identificou estágios de desenvolvimento cognitivo, cada um com uma estrutura cognitiva específica que permite diferentes formas de interação com o meio. Piaget desenvolveu a teoria em cima do desenvolvimento biológico ao passo que Vygotsky partiu para a relação social e interpessoais dando referencia ao contexto social e cultural do sujeito
Citação de Orildo Chaulet Correa em setembro 14, 2024, 1:47 pmIndivíduo é agente produtor de sua estrutura cognitiva.
Indivíduo é agente produtor de sua estrutura cognitiva.
Citação de Marcelo Martins Valente Junior em setembro 14, 2024, 11:35 pmPiaget focava no desenvolvimento cognitivo como um processo individual e em estágios, enfatizando a adaptação ativa do indivíduo ao ambiente.
Vygotsky enfatizava a importância da interação social e cultural no desenvolvimento cognitivo, destacando a mediação e a importância da Zona de Desenvolvimento Proximal.
Ambos os teóricos contribuíram significativamente para a compreensão de como a cognição se desenvolve, mas com enfoques diferentes — Piaget na estruturação interna do conhecimento e Vygotsky na influência do ambiente social e cultural.
Piaget focava no desenvolvimento cognitivo como um processo individual e em estágios, enfatizando a adaptação ativa do indivíduo ao ambiente.
Vygotsky enfatizava a importância da interação social e cultural no desenvolvimento cognitivo, destacando a mediação e a importância da Zona de Desenvolvimento Proximal.
Ambos os teóricos contribuíram significativamente para a compreensão de como a cognição se desenvolve, mas com enfoques diferentes — Piaget na estruturação interna do conhecimento e Vygotsky na influência do ambiente social e cultural.
Citação de Marina Laura em setembro 15, 2024, 3:50 pmuma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento chamada de aprendizagem.”
Embora atente para o fato de o conceito de aprendizagem ter vários significados não compartilhados entre os teóricos da área Teorias de Aprendizagem. Vários termos que sugerem equivalência ao conceito de aprendizagem são apresentados, bem como a existência de três tipos, quais sejam:“a aprendizagem cognitiva é a que focaliza a cognição (o conhecimento); a aprendizagem afetiva é a que trata mais de experiências tais como prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade; a aprendizagem psicomotora a qual se ocupa mais de respostas musculares adquiridas por meio de treino e prática.”
uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento chamada de aprendizagem.”
Embora atente para o fato de o conceito de aprendizagem ter vários significados não compartilhados entre os teóricos da área Teorias de Aprendizagem. Vários termos que sugerem equivalência ao conceito de aprendizagem são apresentados, bem como a existência de três tipos, quais sejam:
“a aprendizagem cognitiva é a que focaliza a cognição (o conhecimento); a aprendizagem afetiva é a que trata mais de experiências tais como prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade; a aprendizagem psicomotora a qual se ocupa mais de respostas musculares adquiridas por meio de treino e prática.”
Citação de Julia Yembo em setembro 16, 2024, 4:14 pmPiaget e Vygotsky, embora compartilhem o interesse pelo desenvolvimento cognitivo, trazem visões distintas sobre como a cognição contribui para o crescimento do sujeito.
Jean Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio de uma interação ativa da criança com o ambiente. Para ele, a criança age como um "pequeno cientista", explorando o mundo ao seu redor e assimilando novas informações, o que resulta na modificação de suas estruturas cognitivas. O desenvolvimento ocorre em estágios universais e é influenciado principalmente pelas experiências individuais com o mundo físico.
Por outro lado, Lev Vygotsky enfatizava o papel crucial das interações sociais e culturais. Para ele, o aprendizado e o desenvolvimento são fortemente mediadores por essas interações. Vygotsky introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que mostra como a criança pode aprender mais e desenvolver-se melhor com a ajuda de outros. Ele acreditava que a linguagem e a cultura moldam profundamente a cognição, destacando a importância do contexto social.
Ambos oferecem visões complementares. Enquanto Piaget foca na interação com o ambiente físico, Vygotsky ressalta a importância das relações sociais e culturais. Juntos, eles nos mostram como a cognição é essencial para o desenvolvimento humano, seja pela exploração individual, seja pela mediação social.
Piaget e Vygotsky, embora compartilhem o interesse pelo desenvolvimento cognitivo, trazem visões distintas sobre como a cognição contribui para o crescimento do sujeito.
Jean Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio de uma interação ativa da criança com o ambiente. Para ele, a criança age como um "pequeno cientista", explorando o mundo ao seu redor e assimilando novas informações, o que resulta na modificação de suas estruturas cognitivas. O desenvolvimento ocorre em estágios universais e é influenciado principalmente pelas experiências individuais com o mundo físico.
Por outro lado, Lev Vygotsky enfatizava o papel crucial das interações sociais e culturais. Para ele, o aprendizado e o desenvolvimento são fortemente mediadores por essas interações. Vygotsky introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que mostra como a criança pode aprender mais e desenvolver-se melhor com a ajuda de outros. Ele acreditava que a linguagem e a cultura moldam profundamente a cognição, destacando a importância do contexto social.
Ambos oferecem visões complementares. Enquanto Piaget foca na interação com o ambiente físico, Vygotsky ressalta a importância das relações sociais e culturais. Juntos, eles nos mostram como a cognição é essencial para o desenvolvimento humano, seja pela exploração individual, seja pela mediação social.
Citação de NICOLAS VLADIMIR em setembro 18, 2024, 8:19 pmSegundo os teóricos abaixo, as perspectivas com base nas ideias do módulo e fórum, tem-se:
Vygotsky - desenvolvimento, linguagem e interação.
Piaget - estágios cognitivos, interação e ambiente.
Segundo os teóricos abaixo, as perspectivas com base nas ideias do módulo e fórum, tem-se:
Vygotsky - desenvolvimento, linguagem e interação.
Piaget - estágios cognitivos, interação e ambiente.
Citação de Alcivan Gameleira em setembro 24, 2024, 3:13 pmCognição é capacidade de aprendizagem e inteligencia do ser humano. E como diz o cognitivismo é o ato de aprender, ver o mundo a sua volta e a se mesmo inserido em tal. Piaget e Vigotski aprofundaram isso cada um a sua maneira e de acordo com suas teorias.
Cognição é capacidade de aprendizagem e inteligencia do ser humano. E como diz o cognitivismo é o ato de aprender, ver o mundo a sua volta e a se mesmo inserido em tal. Piaget e Vigotski aprofundaram isso cada um a sua maneira e de acordo com suas teorias.
Citação de Helena Ribeiro Bauleo em setembro 24, 2024, 7:34 pmPiaget..baseia no conhecimento e o desenvolvimento cognitivo.Vygostky..o de senvolvimenyo é interação com outras pessoas...
Piaget..baseia no conhecimento e o desenvolvimento cognitivo.Vygostky..o de senvolvimenyo é interação com outras pessoas...
Citação de Dudaoliveira em setembro 26, 2024, 2:17 pmPiaget realça o egocentrismo considerando como ponto intermediário entre os pensamentos. Já vygotsky realça o social.
Piaget realça o egocentrismo considerando como ponto intermediário entre os pensamentos. Já vygotsky realça o social.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱