Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 44 of 45Next

A teoria cognitivista foca em como as pessoas processam, armazenam e utilizam informações. Ela surgiu como uma resposta ao behaviorismo, que se concentrava apenas em comportamentos observáveis. A teoria cognitivista é amplamente aplicada na educação, ajudando a desenvolver métodos de ensino que promovem a compreensão e a retenção de informações, ao invés de apenas a memorização.

 

No Construtivismo, o sujeito é agente ativo no processo de aprendizagem e influenciado pelo contexto em que vive, por meio de suas relações sociais e pela fase de desenvolvimento em que se encontra

Com a cognição ocorre a interação do ser humano  com o mundo, a qual,  se torna um conhecimento que desenvolve o ser humano  através de processos  mentais, sendo  diferentes  de acordo com a sua idade e o meio social em que esta inserido.

Piaget e Vigotski percebem que a cognição é muito importante para o desenvolvimento humano visto que, é como o homem conhece o mundo que lhe cerca sendo que pode variar de acordo com desenvolvimento mental de cada individuo e sua percepção, se dá por meio de relações sociais , ou seja, de sua interação com outros seres humanos e com o meio.

O desenvolvimento cognitivo é um processo em que a compreensão de mundo da criança, muda conforme a sua idade e suas experiências cotidianas. Ao ser exposta frequentemente a experiências importantes para seu desenvolvimento ela atinge uma certa maturidade, de acordo com o estágio cognitivo que se encontra. Para Piaget, nenhuma criança avança em seus estágios , sem essas vivencias importantes da etapa da vida.

No construtivismo, o meio tem papel importante em relação a construção do individuo.

o individuo recebe portando estímulos para aprendizagem.

Cognitivismo vem de conhecer, interpretar ser o criador da sua história, vem de criar o seu próprio cognitivo.

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:38 pm

O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.

Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.

Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?

Sujeito posto a estímulos objetivo de onde quereremos chegar a um diagnóstico concreto.

Estimulos que tragam gatilhos do passado, presente podem construir bons resultados futuros.

O meio veio para interagir com o meio e as teorias explanam isso

Para Piaget o desenvolvimento parte de estágios, e para Vigoskt o desenvolvimento se da apartir do que o cerca, socialmente e culturalmente

PreviousPage 44 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱