Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 48 of 48

A visão cognitivista trata o desenvolvimento por meio do construtivismo de forma integrada, enfatizando a importância dos processos cognitivos e da construção ativa do conhecimento.

''Nenhuma teoria do desenvolvimento cognitivo foi mais influente do que a do psicólogo suíço Jean Piaget.''

Para Piaget o conhecimento está baseado nós estágios de conhecimento. Em cada estágio de desenvolvimento a criança está apta a adquirir novos e mais complexos conhecimentos. De acordo com Vygotsky o desenvolvimento cognitivo está ligado aos aspectos sociais e as interações com outras pessoas. Enfatizando que, a  abordagem de Vygotsky complementa a teoria de Piaget e as perspectivas de processamento de informações.

 

 

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:38 pm

O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.

Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.

Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?

 

Piaget vê a cognição como resultado das interações da criança com o ambiente, desenvolvendo conhecimento por meio de etapas (como sensório-motor, pré-operatório, etc.). Já Vygotsky destaca a importância da interação social e da cultura, acreditando que aprendemos através de trocas com outras pessoas, como os mais experientes, e pela linguagem.

 

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:38 pm

O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.

Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.

Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?

Piaget vê a cognição como resultado das interações da criança com o ambiente, desenvolvendo conhecimento por meio de etapas (como sensório-motor, pré-operatório, etc.). Já Vygotsky destaca a importância da interação social e da cultura, acreditando que aprendemos através de trocas com outras pessoas, como os mais experientes, e pela linguagem.

 

o homem foi criado para viver em sociedade

Visão sobre a cognição: Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre por estágios sequenciais e universais. Para ele, a cognição se desenvolve de forma autônoma, por meio da interação do indivíduo com o ambiente físico.

Para Vygotsky, a cognição se desenvolve principalmente por meio da interação social e cultural. Ele via o aprendizado como um processo mediado por ferramentas culturais e linguagem.

As pesquisas dos dois psicólogos contribuíram significativamente para o desenvolvimento do sujeito. Enquanto Piaget defende que passamos por 4 etapas de desenvolvimento, Vygotsky diz que é a interação com o meio que o indivíduo se desenvolve. são duas teorias que se complementam.

Cada indivíduo cocria a realidade primeiramente no subjetivo, isso faz com que cada pessoa enxerga os fatos de diferentes pontos de vista, assim construindo um desenvolvimento cognitivo único para cada pessoa.

Concordo com a colocação da Manoela Rodrigues Silva. as duas teorias uma em etapas e a outra baseada no individuo aprendendo por meio da sociedade podem nos auxiliar demais no desenvolvimento do individuo.

PreviousPage 48 of 48