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Desafio

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Ambos tem uma visão distinta, Piaget e Vygotsky, que se complementam, sobre como a cognição influencia o desenvolvimento humano.

Piaget acredita que o desenvolvimento cognitivo ocorre em etapas sequenciais, onde a criança constrói seu conhecimento interagindo com o meio.

Já Vygotsky destaca a importância do ambiente social e da interação com outras pessoas para o desenvolvimento cognitivo, ressaltando que a aprendizagem antecede e impulsiona o desenvolvimento.

Enquanto Piaget foca no processo interno de construção do conhecimento, Vygotsky enfatiza a mediação social, especialmente a linguagem, como principal ferramenta do aprendizado. Assim, ambos reconhecem que a cognição é essencial para o desenvolvimento do sujeito, mas abordam isso sob perspectivas diferentes.

Ambos tem uma visão distinta, Piaget e Vygotsky, que se complementam, sobre como a cognição influencia o desenvolvimento humano.

Piaget acredita que o desenvolvimento cognitivo ocorre em etapas sequenciais, onde a criança constrói seu conhecimento interagindo com o meio.

Já Vygotsky destaca a importância do ambiente social e da interação com outras pessoas para o desenvolvimento cognitivo, ressaltando que a aprendizagem antecede e impulsiona o desenvolvimento.

Enquanto Piaget foca no processo interno de construção do conhecimento, Vygotsky enfatiza a mediação social, especialmente a linguagem, como principal ferramenta do aprendizado. Assim, ambos reconhecem que a cognição é essencial para o desenvolvimento do sujeito, mas abordam isso sob perspectivas diferentes.

Piaget entende que todo o processo de construção da inteligência acontece por meio de etapas (de maneira progressiva), onde a cada momento, através do acumulo de novos conhecimentos e novos desafios vão aumentando o repertório cognitivo, de modo a aprimorá-lo.

Vygotsky compreende que aspectos sociais são os fatores importantes quando o assunto é "desenvolvimento cognitivo humano". Ele entende que é através da fala com o outro que o ser humano se aperfeiçoa, sendo a linguagem e as demais interações humanas os meios fundamentais para o crescimento individual. A teoria criada por Vygotsky, chamada de Zona de Desenvolvimento Proximal, traz uma interessantíssima ferramenta a ser usada por qualquer um que pretenda atuar na área da educação; pois através dela chegamos à conclusão da necessidade de atuar com estratégia no momento de doutrinação, seja de crianças, seja de adultos; pois conforme tal teoria explica, qualquer ser humano está em um estágio específico de desenvolvimento; o orientador, conhecendo o "nível" de seu aluno, deve indicar um próximo passo que não seja distante demais das habilidades do estudante, mas que ao mesmo tempo, seja algo desafiador, de modo a instigar esse estudante à procurar superar o desafio. A ZDP foi um entendimento trazido a luz por Vygotsky que de certa forma "calibra" o modo de atuar do orientador/professor.

O cognitivismo é uma abordagem psicológica que se concentra nos processos mentais envolvidos na aquisição e no processamento de informações. O construtivismo, por sua vez, enfatiza que o conhecimento não é passivamente recebido, mas ativamente construído pelo indivíduo através da interação com o ambiente. Piaget e Vygotsky são dois dos principais teóricos cognitivistas que contribuíram significativamente para a compreensão do desenvolvimento humano sob a perspectiva construtivista. A imagem apresentada nos convida a analisar como esses processos se manifestam na prática, moldando a forma como interagimos com o mundo.

O meio no qual o sujeito está inserido socialmente, a percepção de tudo que se apresenta diante do indivíduo e nele mesmo, sua estrutura biológica, tudo isso é parte essencial que explica os processos por ele vivenciados de maneira a, perceber, interpretar e classificar sentidos, atos e atitudes próprias ou de influências externas, com vistas ao desenvolvimento de si próprio.

Para Piaget o desenvolvimento cognitivo está baseado em estágios que o ser humano vai avançando ao longo da vida. E sua transição de passagem de um estágio para o outro ocorre quando uma criança atinge um nível de maturidade e é exposta a tipos relevantes de experiência, e que sem tais experiências, as crianças não poderiam alcançar os níveis mais altos de crescimento cognitivo.

Para Vygotsky o desenvolvimento cognitivo ocorre como uma consequência das interações sociais em que as crianças trabalham  conjuntamente com outros para solucionar problemas e assim suas habilidades cognitivas aumentam e elas ganham a habilidade de funcionar intelectualmente por conta própria.

construtivismo é de fato uma teoria que se enquadra no âmbito mais amplo do cognitivismo, o qual se preocupa em entender como o ser humano processa informações, adquire conhecimento e resolve problemas.

Jean Piaget e Lev Vygotsky oferecem visões complementares sobre a cognição no desenvolvimento humano. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo biológico e universal que ocorre em estágios sequenciais (sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal). Ele destaca a construção ativa do conhecimento pelo indivíduo, baseada na interação com o ambiente por meio da assimilação e acomodação. Já Vygotsky enfatiza o papel essencial das interações sociais e culturais, vendo a cognição como algo moldado pela mediação social e pela linguagem, que é central para o pensamento. Seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) explica que o aprendizado ocorre na colaboração entre o que o indivíduo já sabe e o que pode alcançar com ajuda. Enquanto Piaget foca na autonomia do sujeito, Vygotsky destaca a co-construção social do conhecimento.

O cognitismo e o construtivismo, fundamentados nas teorias de Piaget e Vygotsky, destacam o papel central da cognição no desenvolvimento humano e no aprendizado. Para Piaget, o desenvolvimento ocorre em estágios, nos quais a criança constrói ativamente seu conhecimento a partir de interações com o meio. Ele enfatiza processos como assimilação, acomodação e equilibração na formação cognitiva.

 

Já Vygotsky enfatiza a influência sociocultural, argumentando que o aprendizado é mediado por interações sociais e linguagem. Sua teoria da "zona de desenvolvimento proximal" demonstra como o suporte de um mediador, como um adulto ou colega mais experiente, pode expandir as capacidades de aprendizado de um indivíduo.

 

Ambas as abordagens convergem no entendimento de que o aprendizado é um processo dinâmico, em que o sujeito é ativo na construção do próprio conhecimento. Essa visão transformou práticas educacionais, reforçando a importância de ambientes de aprendizado ricos em interação e exploração.

 

 

O Construtivismo é observado ao longo do crescimento da sociedade. Independente do  ambiente a cognição será desenvolvida pois é biológica, porem a interpretação será desenvolvida com base sócio cultural que está inserida em sua educação, seja em casa ou escola.

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