Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 58 of 59Next

O indivíduo tem um papel ativo no processo de aprendizagem. Em vez de simplesmente receber informações prontas, ele constrói seu próprio conhecimento com base em suas experiências, interações e reflexões.

O cognitivismo tem como base a cognição que influenciam

Aproveitei esta sessão para ler as respostas dos meus colegas de curso.... tem muita coisa boa escrita aqui.
Parabéns a todos !

A visão cognitivista aborda o desenvolvimento como um processo ativo, onde a aprendizagem acontece através da interação com o ambiente. O construtivismo, uma das vertentes do cognitivismo, enfatiza que os indivíduos constroem seu conhecimento com base em experiências anteriores e reflexões. Assim, os alunos são vistos como participantes ativos, que organizam e reinterpretam informações. Essa abordagem valoriza a solução de problemas e a descoberta, promovendo um aprendizado mais significativo. Em resumo, a combinação dessas perspectivas destaca a importância da experiência pessoal no processo de aprendizagem.

Tanto o desenvolvimento biológico do sujeito (Piaget) quanto o da interação social (Vigotski) são parte da base do construtivismo. Caminhamos biologicamente nos desenvolvendo e, de forma dependente, estamos conectados com as histórias, aprendizados e o meio ambiente do outro, que influencia sobremaneira o desenvolvimento do ser.

Para Piaget o desenvolvimento é construído em fases ( estágios).      Ja para vygotsky o desenvolvimento vai ser construído apartir do convívio social, de laços sociais.

Já o construtivismo tem em si o cognitivismo para transformações do indivíduo, como construir, fazer , entender etc...

A teoria Cognitivista é constituída conjunto de abordagens psicológicas e pedagógicas que se concentra nos processos mentais internos envolvidos no aprendizado e no comportamento. Ela postula que a forma como as pessoas pensam, interpretam e processam informações influencia diretamente seus sentimentos e ações. A teoria se dedica ao estudo de como a mente funciona, incluindo memória, atenção, percepção e resolução de problemas.

A visão cognitivista, sob a égide do construtivismo (principalmente em Piaget), entende o desenvolvimento como uma construção ativa do conhecimento pelo sujeito, que interage com o meio. O processo ocorre através de:

1. Esquemas: Estruturas mentais que organizam a experiência.
2. Assimilação: Incorporação de novas experiências a esquemas existentes.
3. Acomodação: Modificação dos esquemas para lidar com novas informações.

O desenvolvimento é uma sequência de estágios (sensório-motor, pré-operatório, etc.), cada um com formas qualitativamente diferentes de pensar, impulsionadas pela equilibração (busca de balanço cognitivo). Aprender não é receber passivamente, mas reestruturar mentalmente o mundo.

A teoria cognitiva sendo construida de acordo com cada fase da ifancia, até o momento em que o sujeito passa a ser protagonista da sua propria cognição.

O ser humano consegue criar atraves da interpretação do mundo, deixando de ser visto como receptor e passando a ser considerado o agente da construção da propria cognição, ou seja, a construtivismo é igual o cognitismo somado com o interpretacionismo.

PreviousPage 58 of 59Next