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Desafio

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O cognitismo é o ato da compreensão de percepção do nosso aprendizado e o construstismo é o aprendizado de exergamos o mundo através de nosso aprendizado onde o ser humano dessa de ser apenas um agente preceptor e passa a ser também um agente ativo do seu aprendizado.

Como educador e estudioso do desenvolvimento humano, percebo que tanto Piaget quanto Vygotsky trazem contribuições fundamentais para entender como a cognição molda o nosso crescimento como sujeitos. Quando olho para a abordagem de Piaget, reconheço o valor do indivíduo como construtor ativo do próprio conhecimento. Ele nos mostra que o desenvolvimento cognitivo é um processo que segue estágios bem definidos e que a interação com o ambiente é crucial para que isso aconteça. É como se, a cada nova experiência, eu precisasse assimilar ou acomodar o que aprendo, ajustando meus esquemas mentais para alcançar um equilíbrio. Essa visão me faz refletir sobre como o desenvolvimento interno guia nosso aprendizado e como cada etapa da vida nos prepara para compreender o mundo de maneiras mais complexas.

Por outro lado, Vygotsky me faz enxergar o desenvolvimento a partir de outro ângulo. Para ele, a interação social é o motor do aprendizado, e isso ressoa comigo profundamente. Ele fala sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, e eu consigo imaginar como já estive nessa zona em várias situações da minha vida, precisando do apoio de alguém mais experiente para superar desafios. A linguagem, segundo ele, é a ponte para internalizar o conhecimento cultural, e é fascinante pensar em como tudo o que aprendemos está profundamente enraizado no contexto em que vivemos. Eu vejo aqui uma ênfase no coletivo, na cultura, e isso me faz valorizar ainda mais os vínculos que criamos enquanto aprendemos.

Quando comparo essas duas perspectivas, sinto que ambas têm muito a me ensinar. Piaget me faz olhar para dentro, para a construção individual, enquanto Vygotsky me lembra de olhar para fora, para a riqueza das interações sociais. No fundo, percebo que o desenvolvimento cognitivo é uma dança constante entre o que construo internamente e o que absorvo do mundo ao meu redor. Essa integração de ideias me faz entender melhor não apenas a mim mesmo, mas também como posso ajudar os outros a se desenvolverem de forma plena.

A criança aprende e depois passa para o próximo nível pois já sofreu maturação suficiente para novos aprendizados.

A teoria do construtivismo sinaliza como o conhecimento é estruturado e apreendido na mente do indivíduo, segundo essa teoria o desenvolvimento da capacidade cognitiva como atenção, percepção e memória ocorre a partir do convívio/troca com seus pares.

A teoria cognitivista contribui sobremaneira com a psicologia ao passo que agregou conhecimentos a cerca da forma que o conhecimento é estruturado e aprendido pelo indivíduo.

Essa teoria tem como foco o estudo da consciência e da mente e argumenta que os pensamentos afetam os comportamentos.

 

A teoria de Piaget defende que o conhecimento é construído pelo aprendiz e não transmitido de professor para aluno.

A teoria de Vigotsky,defende que o aprendizado é um processo social e que o desenvolvimento humano é resultado de interação com o mundo e os outros...

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O cognitivista trata do desenvolvimento por meio do construtivista, enfatizando que a cognição é o ato de conhecer, pois a forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença  na trajetória de desenvolvimento. Nesse sentido Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito.

Comparando Piaget e Vygotsky: Diferenças e Semelhanças

Embora ambas as teorias compartilhem a ideia de que a aprendizagem é um processo ativo, elas têm diferenças importantes:

  • Piaget foca no desenvolvimento individual e nos estágios universais de desenvolvimento cognitivo. Para ele, o conhecimento é construído de forma independente, com a criança sendo um explorador solitário.
  • Vygotsky, destaca o papel da interação social e cultural no desenvolvimento. Para ele, o aprendizado ocorre dentro de uma comunidade de aprendizagem, sendo moldado pela interação com os outros.

Apesar dessas diferenças, ambos reconhecem a importância do ambiente no desenvolvimento cognitivo e afirmam que a aprendizagem não ocorre de forma passiva, mas como um processo de construção ativa do conhecimento.

Ambos pesquisaram e analisaram as experiências dos sujeitos em relação com a maneira que cada um interpreta o conhecimento do mundo, isto é, no cognitivismo, o ser humano passa a ter uma visão do que é mundo, a partir de experiências de conhecimento e aperfeiçoamento, o que leva cada indivíduo a ter sua própria conclusão do que é o mundo em si.

Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois dos principais teóricos do desenvolvimento cognitivo, cada um com abordagens distintas, mas complementares. Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo ocorra em estágios, onde as crianças constroem seu conhecimento através de interações ativas com o ambiente. Ele identificou quatro estágios principais: sensório-motor, pré-operacional, operações concretas e operações formais, cada um caracterizado por mudanças qualitativas no pensamento . Para Piaget, a aprendizagem é um processo de construção interna, onde a criança é um pequeno cientista que explora e experimenta para entender o mundo. Em contraste, Vygotsky enfatizou a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que descreve a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda. Vygotsky acreditava que a interação social e a linguagem são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, pois é através da mediação de outros que a criança internaliza novos conhecimentos. Ambas as teorias contribuem para a visão cognitivista do desenvolvimento, que vê a aprendizagem como um processo ativo e construtivista, onde o indivíduo constroem conhecimento com base em experiências e interações sociais.

 

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