Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 49 of 49

A visão cognitivista do desenvolvimento, influenciada pelo construtivismo, entende que o conhecimento é construído ativamente pelo indivíduo através da interação com o mundo. Essa abordagem se baseia em alguns princípios fundamentais:
1. O indivíduo como agente ativo:
* Diferente de visões que veem o indivíduo como passivo, o cognitivismo construtivista o coloca como protagonista na construção do conhecimento.
* A criança, por exemplo, não apenas recebe informações, mas as interpreta e organiza de acordo com suas estruturas mentais existentes.
2. A importância dos processos mentais:
* O foco está em como o indivíduo processa informações, resolve problemas e desenvolve o pensamento.
* Conceitos como percepção, memória, atenção e raciocínio são centrais nessa abordagem.
3. O desenvolvimento em estágios:
* Teóricos como Jean Piaget propuseram que o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios sequenciais, nos quais as estruturas mentais se tornam mais complexas.
* Cada estágio envolve novas formas de pensar e interagir com o mundo.
4. A interação social:
* Embora o foco seja no indivíduo, a interação social é reconhecida como importante para o desenvolvimento cognitivo.
* A troca de ideias e a colaboração com outros podem levar a novas formas de pensar e entender o mundo.
5. O papel do erro:
* O erro é visto como parte natural do processo de aprendizagem, e não como algo negativo.
* Ao lidar com erros, o indivíduo pode ajustar suas estruturas mentais e construir um entendimento mais preciso do mundo.
Portanto:
A visão cognitivista construtivista oferece uma perspectiva dinâmica do desenvolvimento, na qual o indivíduo é um agente ativo que constrói o conhecimento através da interação com o mundo e da reflexão sobre suas experiências.

O construtivismo diz que a gente não aprende só recebendo informações, mas construindo o próprio conhecimento. Em vez de só repetir o que ensinam, a gente interpreta, organiza e transforma o que aprende.

Para Piaget, a criança aprende explorando o mundo e ajustando seu pensamento. Enquanto para Vygotsky a gente aprende com os outros e com o meio onde vive. Logo, aprender é construir, não só copiar!

PreviousPage 49 of 49