Desafio
Citação de Andreia Estefane Horta Nogueira em março 26, 2025, 5:27 pmA teoria cognitiva é uma teoria psicológica que estuda a construção do conhecimento e o pensamento humano. Ela pode ser aplicada em diferentes áreas, como a aprendizagem, a psicologia.Teoria cognitiva da aprendizagemEstabelece um processo de etapas para a construção do conhecimento
Valoriza as operações cognitivas, como pensar, raciocinar e tomar decisões ,Promove uma aprendizagem mais significativa e duradoura,Contribui para a melhoria da compreensão do conteúdo, da resolução de problemas e da confiança do aluno .Teoria cognitiva de PiagetFoi elaborada pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget
Foca no processo de construção das estruturas necessárias para adquirir e utilizar o conhecimentoO desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais:Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto, Operatório formal.
Estabelece um processo de etapas para a construção do conhecimento
Foi elaborada pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget
Citação de Tuany Gabrielle da Silva Rodrigues em março 27, 2025, 10:19 pmO desenvolvimento do nosso cognitivo faz com que aja uma compreensão e interpretação e a passa a ser um agente de construção da sua estrutura cognitiva.
O desenvolvimento do nosso cognitivo faz com que aja uma compreensão e interpretação e a passa a ser um agente de construção da sua estrutura cognitiva.
Citação de Flavio de Abreu Alves em março 30, 2025, 4:06 amPiaget concebe que aprendizagem está ligada a estágios de conhecimento.Enquanto, Vygotsky a concebe como a influência do meio social.
Piaget concebe que aprendizagem está ligada a estágios de conhecimento.Enquanto, Vygotsky a concebe como a influência do meio social.
Citação de Josiane 75 em abril 1, 2025, 11:55 amO construtivismo defende que o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído ativamente pelo sujeito.
Dentro desse conceito temos duas figuras importantes que é Piaget e Vygotsky que contribuíram bastante nessa abordagem.
Piaget via o construtivismo baseado na ação mais individualista como um meio de aprendizagem, onde a pessoa precisava dos seus esforços e capacidades para adquirir o conhecimento, essa construção ativa do conhecimento para ele tinha uma abordagem cognitivo e individual.
Já para Vygotsky o construtivismo era baseado na ação social, onde a interação e convívio como o meio e através dessa experiencia se desenvolve o aprendizado, a construção ativa para Vygotsky trazia a bordagem social e colaborativa.
resumindo: Piaget aprendizagem individual e interna (sujeito organiza o conhecimento a partir das experiencias diretas.
para Vygotsky aprendizagem social e mediata (o conhecimento é construído com ajuda de outras pessoas e da cultura.
O construtivismo defende que o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído ativamente pelo sujeito.
Dentro desse conceito temos duas figuras importantes que é Piaget e Vygotsky que contribuíram bastante nessa abordagem.
Piaget via o construtivismo baseado na ação mais individualista como um meio de aprendizagem, onde a pessoa precisava dos seus esforços e capacidades para adquirir o conhecimento, essa construção ativa do conhecimento para ele tinha uma abordagem cognitivo e individual.
Já para Vygotsky o construtivismo era baseado na ação social, onde a interação e convívio como o meio e através dessa experiencia se desenvolve o aprendizado, a construção ativa para Vygotsky trazia a bordagem social e colaborativa.
resumindo: Piaget aprendizagem individual e interna (sujeito organiza o conhecimento a partir das experiencias diretas.
para Vygotsky aprendizagem social e mediata (o conhecimento é construído com ajuda de outras pessoas e da cultura.
Citação de Camila em abril 1, 2025, 5:52 pmO cognitivismo e o construtivismo tem como base o aprendizado por meio da interação ativa do indivíduo com o meio ambiente. O conhecimento desses indivíduos se desenvolve conforme a interação com novas experiências.
O cognitivismo e o construtivismo tem como base o aprendizado por meio da interação ativa do indivíduo com o meio ambiente. O conhecimento desses indivíduos se desenvolve conforme a interação com novas experiências.
Citação de Adriano Alcarde de Castilho em abril 2, 2025, 1:43 pmAs crianças evoluem cognitivamente conforme interagem com o ambiente, pessoas e objetos. Conforme conseguem melhorar seu nível de interpretação, vão aumentando seu estágio de evolução cognitiva.
As crianças evoluem cognitivamente conforme interagem com o ambiente, pessoas e objetos. Conforme conseguem melhorar seu nível de interpretação, vão aumentando seu estágio de evolução cognitiva.