Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 50 of 55Next
A teoria cognitiva é uma teoria psicológica que estuda a construção do conhecimento e o pensamento humanoEla pode ser aplicada em diferentes áreas, como a aprendizagem, a psicologia. 

Teoria cognitiva da aprendizagem

Estabelece um processo de etapas para a construção do conhecimento 

Valoriza as operações cognitivas, como pensar, raciocinar e tomar decisões ,
Promove uma aprendizagem mais significativa e duradoura, 
Contribui para a melhoria da compreensão do conteúdo, da resolução de problemas e da confiança do aluno .
Teoria cognitiva de Piaget

Foi elaborada pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget 

Foca no processo de construção das estruturas necessárias para adquirir e utilizar o conhecimento 
O desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais:

Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto, Operatório formal. 

O desenvolvimento do nosso cognitivo faz com que aja uma compreensão e interpretação e a passa a ser um agente de construção da sua estrutura cognitiva.

Piaget concebe que aprendizagem está ligada a estágios de conhecimento.Enquanto, Vygotsky a concebe como a influência do meio social.

O construtivismo defende que o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído ativamente pelo sujeito.

Dentro desse conceito temos duas figuras importantes que é Piaget e Vygotsky que contribuíram bastante nessa abordagem.

Piaget via o construtivismo baseado na ação mais individualista como um meio de aprendizagem, onde a pessoa precisava dos seus esforços e capacidades para adquirir o conhecimento, essa construção ativa do conhecimento para ele tinha uma abordagem cognitivo e individual.

Já para Vygotsky o construtivismo era baseado na ação social, onde a interação e convívio como o meio e através dessa experiencia se desenvolve o aprendizado, a construção ativa para Vygotsky trazia a bordagem  social e colaborativa.

resumindo: Piaget aprendizagem individual e interna (sujeito organiza o conhecimento a partir das experiencias diretas.

para Vygotsky aprendizagem social e mediata (o conhecimento é construído com ajuda de outras pessoas e da cultura.

O cognitivismo e o construtivismo tem como base o aprendizado por meio da interação ativa do indivíduo com o meio ambiente. O conhecimento desses indivíduos se desenvolve conforme a interação com novas experiências.

As crianças evoluem cognitivamente conforme interagem com o ambiente, pessoas e objetos. Conforme conseguem melhorar seu nível de interpretação, vão aumentando seu estágio de evolução cognitiva.

Perceber que a cognição contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito envolve observar como o pensamento, a aprendizagem e o processamento de informações influenciam diretamente o modo como a pessoa se desenvolve ao longo da vida. Ou seja, a cognição é o motor interno que impulsiona o sujeito a se desenvolver em todas as dimensões da vida.

Na visão do construtivismo cognitivo, o ser humano não é só alguém que recebe informações, mas sim alguém ativo, que interpreta e dá sentido ao que vive. Ou seja, aprendemos construindo nosso próprio conhecimento, a partir das experiências e da forma como entendemos o mundo. O sujeito é criativo, questionador e está sempre reorganizando o que sabe. Aprender, então, é um processo de construção e não só de repetição.

Piaget e Vygotsky percebem a cognição através do aprimoramento no processo de informações que se relacionam com avanços na metacognição, uma consciência e uma compreensão dos próprios processos cognitivos.

Do ponto de vista cognitivo o desenvolvimento com base  nessa imagem pode ser tratada por meio do construtivismo  o recebimento e o processamento de informações representada pela imagem do ser humano e seu cérebro recebendo, armazenando  e processando informações.

Jean Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre em estágios. No sensório-motor (0 a 2 anos), a criança aprende por meio dos sentidos e movimentos, e desenvolve a permanência do objeto, entendendo que algo continua existindo mesmo fora de vista. No pré-operatório (2 a 7 anos), há avanço na linguagem, mas o pensamento egocêntrico predomina, e a criança ainda não compreende o princípio da conservação, acreditando, por exemplo, que o volume de um líquido muda ao ser transferido para recipientes de formas diferentes. No operatório concreto (7 a 12 anos), surge o pensamento lógico aplicado a situações reais, e a conservação é compreendida. Por fim, no operatório formal (a partir dos 12 anos), o adolescente desenvolve o pensamento abstrato e hipotético, sendo capaz de raciocinar logicamente sobre ideias e teorias.

PreviousPage 50 of 55Next