Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 50 of 50
A teoria cognitiva é uma teoria psicológica que estuda a construção do conhecimento e o pensamento humanoEla pode ser aplicada em diferentes áreas, como a aprendizagem, a psicologia. 

Teoria cognitiva da aprendizagem

Estabelece um processo de etapas para a construção do conhecimento 

Valoriza as operações cognitivas, como pensar, raciocinar e tomar decisões ,
Promove uma aprendizagem mais significativa e duradoura, 
Contribui para a melhoria da compreensão do conteúdo, da resolução de problemas e da confiança do aluno .
Teoria cognitiva de Piaget

Foi elaborada pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget 

Foca no processo de construção das estruturas necessárias para adquirir e utilizar o conhecimento 
O desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais:

Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto, Operatório formal. 

O desenvolvimento do nosso cognitivo faz com que aja uma compreensão e interpretação e a passa a ser um agente de construção da sua estrutura cognitiva.

Piaget concebe que aprendizagem está ligada a estágios de conhecimento.Enquanto, Vygotsky a concebe como a influência do meio social.

O construtivismo defende que o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído ativamente pelo sujeito.

Dentro desse conceito temos duas figuras importantes que é Piaget e Vygotsky que contribuíram bastante nessa abordagem.

Piaget via o construtivismo baseado na ação mais individualista como um meio de aprendizagem, onde a pessoa precisava dos seus esforços e capacidades para adquirir o conhecimento, essa construção ativa do conhecimento para ele tinha uma abordagem cognitivo e individual.

Já para Vygotsky o construtivismo era baseado na ação social, onde a interação e convívio como o meio e através dessa experiencia se desenvolve o aprendizado, a construção ativa para Vygotsky trazia a bordagem  social e colaborativa.

resumindo: Piaget aprendizagem individual e interna (sujeito organiza o conhecimento a partir das experiencias diretas.

para Vygotsky aprendizagem social e mediata (o conhecimento é construído com ajuda de outras pessoas e da cultura.

O cognitivismo e o construtivismo tem como base o aprendizado por meio da interação ativa do indivíduo com o meio ambiente. O conhecimento desses indivíduos se desenvolve conforme a interação com novas experiências.

As crianças evoluem cognitivamente conforme interagem com o ambiente, pessoas e objetos. Conforme conseguem melhorar seu nível de interpretação, vão aumentando seu estágio de evolução cognitiva.

PreviousPage 50 of 50