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Desafio

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Com certeza, o contexto em que vivemos, contribui pa o desenvolvimento cognitivo. É fato que algumas criancas se dsenvolvem mais rapido que outras, por serem mais ou menos estimuladas e tambem no ambiente de desenvolvimento ao qual nascem e crescem. Todos nós estamos inseridos enquanto sociedade, enquanto diferentes grupos na sociedade.

  • O sujeito não é um receptor passivo de informações do ambiente. Ele ativamente seleciona, organiza e interpreta as experiências, construindo seu próprio conhecimento e compreensão do mundo.
  • A aprendizagem é um processo ativo de construção de significado. Novas informações não são simplesmente absorvidas, mas sim integradas às estruturas cognitivas preexistentes do indivíduo, sendo modificadas e transformando essas estruturas.

Piaget vê a cognição como resultado de estágios do desenvolvimento, onde a criança constrói conhecimento ativamente por meio da interação com o ambiente.
Vygotsky destaca a importância das relações sociais e culturais, afirmando que a cognição se desenvolve com ajuda de outros por meio da linguagem e da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo é o processo pelo qual a compreensão do mundo da criança muda em função da sua idade e da sua experiência, esses avanços incluem mudanças qualitativas e quantitativas

Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget

 

. Estagio sensório motor

Desenvolvimento de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica

Idade: Do nascimento aos  2 anos

. Estagio pré operatório

Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico

Idade : Dos 2 aos 7 anos

 

.Estagio operatório completo

Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade

Idade: Dos 7 aos 12 anos

 

. Estagio operatório formal

Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato

Idade: Dos 12 anos ao final da vida

A visão sociocultural de Vygotsky do desenvolvimento cognitivo De acordo com Lev Vygotsky, psicólogo do desenvolvimento russo, a cultura em que somos criados afeta nosso desenvolvimento cognitivo de maneira significativa;

Adultos e crianças mais velhas promovem o desenvolvimento cognitivo em crianças menores ajudando-as a completar novas tarefas. Vygotsky chamava esse tipo de auxílio de scaffolding

 

Ambos reconhecem que a cognição é fundamental para o desenvolvimento, mas partem de perspectivas diferentes sobre como  isso acontece.

Piaget vê a cognição como resultado da ação do sujeito sobre o ambiente, desenvolvendo-se em estágios.
Vygotsky entende a cognição como construída nas interações sociais, mediada pela linguagem e cultura.
Ambos valorizam a cognição como essencial para o desenvolvimento, mas com enfoques diferentes.

Já em relação a imagem , a  visão cognitivista, por meio do construtivismo, entende que o conhecimento é construído ativamente pelo sujeito em interação com o meio.
O desenvolvimento ocorre à medida que a pessoa organiza e reorganiza suas estruturas mentais.
Esse processo é contínuo, envolvendo experimentação, descoberta e reflexão sobre o próprio aprender.

A teoria de Piaget nos contempla com o pensamento de que os sentidos ao interagir com objetos, vão modelando a percepção e o desenvolvimento da criança, enquanto Vygotsky defende a interação social como formadora de desenvolvimento.

O cognitivismo, ao adotar uma perspectiva construtivista, entende que o desenvolvimento humano acontece quando o sujeito atua sobre o mundo, interage com ele e com os outros , e reorganiza internamente suas estruturas de pensamento para compreender novas experiências.

Piaget enfatiza a interação do individuo com o ambiente físico, enquanto Vygostsky destacava a importância da interação social e da linguagem no processo de desenvolvimento cognitivo.

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:38 pm

O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.

Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.

Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?

A escola cognitivista, ao abordar o desenvolvimento do sujeito, destaca fortemente o papel dos processos mentais internos, a forma como o indivíduo interpreta, organiza e transforma as informações que recebe do meio. Dentro desse movimento, Jean Piaget e Lev Vygotsky se sobressaem como dois dos principais pensadores, embora tragam perspectivas distintas sobre como a cognição se desenvolve.

Para Piaget, a cognição é o motor central do desenvolvimento humano. Ele entende que o sujeito constrói seu conhecimento ativamente, em interação com o meio, por meio de processos de assimilação e acomodação. Em sua teoria dos estágios do desenvolvimento cognitivo, Piaget defende que a inteligência se estrutura progressivamente: desde os reflexos simples do recém-nascido até formas complexas de pensamento abstrato na adolescência. A aprendizagem, para ele, é subordinada ao desenvolvimento: só quando a criança atinge determinado estágio cognitivo, ela é capaz de compreender certos conceitos. Assim, o sujeito é visto como um agente ativo, que explora, experimenta e reconstrói suas ideias sobre o mundo.

Já para Vygotsky, embora também reconheça a importância da atividade do sujeito, o desenvolvimento cognitivo é profundamente moldado pelas interações sociais e pela cultura. A cognição, segundo ele, é mediada — ou seja, o pensamento humano se desenvolve por meio das ferramentas culturais (como a linguagem) e da mediação dos outros, especialmente adultos e colegas mais experientes. A famosa noção de "zona de desenvolvimento proximal" expressa essa visão: o que a criança ainda não consegue fazer sozinha, mas é capaz de realizar com auxílio, indica o potencial de seu desenvolvimento futuro. Aqui, a aprendizagem antecede o desenvolvimento, sendo a interação social o verdadeiro motor da mudança cognitiva.

Ambas as abordagens se conectam à visão cognitivista mais ampla, que entende o desenvolvimento como um processo construtivo — daí a forte associação com o construtivismo. O construtivismo, enquanto vertente teórica, sustenta que o conhecimento não é simplesmente transmitido ao sujeito, mas sim construído ativamente por ele, seja a partir de sua interação com o meio físico (como destaca Piaget), seja a partir da interação social (como enfatiza Vygotsky). Essa perspectiva rejeita a ideia de um sujeito passivo e valoriza a dinâmica de descoberta, a resolução de problemas e a participação ativa na construção do saber.

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