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Desafio

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O ser humano tem a capacidade criativa  de conhecer e representar o mundo.

O ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo, não somente de responder a ele.   O sujeito deixa de ser visto como mero receptor de conhecimento e passa a ser  considerado AGENTE da construção de sua estrutura cognitiva.

o princípio da conservação, que é o conhecimento de que a quantidade não está relacionada ao arranjo
e à aparência física dos objetos. Crianças que não dominaram
esse conceito não sabem que a quantidade, o volume ou o
comprimento de um objeto não muda quando sua forma ou
configuração é modificada

Piaget defende o aprendizado decorrente do desenvolvimento quanto sujeito, independente da influencia ou idade. Já Vygostky tem como desenvolvimento os aspectos sociais

A interação é de suma importância para o indivíduo, pois é através de experiências que a gente aprende.

O construtivismo tem como base a cognição que o homem precisa viver em sociedade.

No Construtivismo, o homem passa a construir os pensamentos e impressões através das influencias externas, do meio em que vive.  Já não é mais um mero receptor.

As teorias cognitivas de Piaget e Vygotsky contribuíram significativamente para a compreensão do desenvolvimento do sujeito. Piaget via a cognição como uma construção ativa, onde o indivíduo aprende ao interagir com o ambiente, passando por estágios de desenvolvimento que organizam seu pensamento de forma cada vez mais complexa. Já Vygotsky destacou o papel fundamental da interação social e da cultura, defendendo que o aprendizado ocorre primeiro no ambiente social, sendo internalizado pelo sujeito com o apoio de mediadores, especialmente pela linguagem. Enquanto Piaget enfatiza o sujeito que constrói o conhecimento, Vygotsky valoriza o ambiente que promove esse desenvolvimento, mostrando que a cognição se forma tanto pela ação individual quanto pela relação com o outro.

Cognitivismo

Foco: Nos processos mentais internos, como memória, percepção, atenção e raciocínio.

Ideia central: A mente funciona como um processador de informações.

Autores principais: Jean Piaget (em parte), Jerome Bruner, Robert Gagné.

Aplicação na educação: Enfatiza a importância da organização lógica do conteúdo, uso de esquemas mentais, estratégias de aprendizagem e feedback.

Construtivismo

Foco: Na construção ativa do conhecimento pelo sujeito.

Ideia central: O aprendiz constrói seu próprio conhecimento com base em suas experiências anteriores e interação com o meio.

Autores principais: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Jerome Bruner.

Unindo a compreensão dos dois teóricos, podemos dizer que o indivíduo vê o mundo por uma influência biológica e social.

Piaget acredita que a criança vai desenvolvendo de acordo com seu desenvolvimento biológico e sua idade, ou seja, maturidade biológica, sua percepção de mundo, enquanto o pensamento de Vygotsky sobre o assunto, além do desenvolvimento físico engloba também o meio em que a criança está inserida, onde há assim um desenvolvimento cognitivo também sociocultural.

A cognição é parte importante do desenvolvimento do indivíduo, por isso o Cognitivismo tem sua importância dentro da psicologia.

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