Desafio
Citação de Romério de Souza Serra em junho 1, 2025, 12:06 amAmbos os campos de estudos estão interligados dentro das ramificações da parte cognitiva do cérebro humano, sendo assim buscar visar o desenvolvimento contínuo do comportamento humano dentro de sua vivência em sociedade.
Ambos os campos de estudos estão interligados dentro das ramificações da parte cognitiva do cérebro humano, sendo assim buscar visar o desenvolvimento contínuo do comportamento humano dentro de sua vivência em sociedade.
Citação de Ivanildadoe em junho 2, 2025, 8:00 pmTeoria cognitivista é uma escola de pensamento psicológico que.se concentra nós processos mentais internos,como percepção, memória , raciocínio e resolução de problemas. Ela contrasta com,o behaviorismo, que enfatizar o comportamento observável. A teoria cognitivista buscar entender como a mente organiza e processa informações influenciado comportamento e a aprendizagem . A origem e contexto a teoria cognitivista surgiu como.uma reação.ao . comportamento behaviorismo q negligênciavas no processos mentais internos.no início,a psicologia cognitiva era considerada uma abordagem diferente maís ao longo do tempo, tornou-se uma escola de pensamento dominante a cognição e defendia como processo de obter conhecimento e compreensão, incluindo percepção, memória raciocínio pensamento resolução.de problemas e.tomadas de decisões.processo mentais a.teoria cognitivista concentra nos processos internos que permitem organização o armazenamento e o uso do conhecimento como percepção atenção memória e linguagem a estrutura cognitivas a teoria também considera as estruturas mentais como esquemas conceitos que ajudam a organizar conhecimentos e a interpretar a experiência a aprendizagem na teoria cognitivista é vista como um processo ativo de construção do conhecimento em vez de um processo passivo e de conhecimento na aplicação a teoria cognitivista tem aplicações em diversas áreas da psicologia incluindo o desenvolvimento estuda como desenvolvimento cognitivo afeta a aprendizagem e adaptação ao ambiente já na educação a teoria cognitivista é usada para desenvolver métodos de ensinos que promovem aprendizagem ativa a construção do conhecimento na saúde a teoria cognitiva corporal usa os princípios da teoria cognitivista para ajudar os pacientes a identificar e mudar seus padrões de pensamentos e de funcionais
Teoria cognitivista é uma escola de pensamento psicológico que.se concentra nós processos mentais internos,como percepção, memória , raciocínio e resolução de problemas. Ela contrasta com,o behaviorismo, que enfatizar o comportamento observável. A teoria cognitivista buscar entender como a mente organiza e processa informações influenciado comportamento e a aprendizagem . A origem e contexto a teoria cognitivista surgiu como.uma reação.ao . comportamento behaviorismo q negligênciavas no processos mentais internos.no início,a psicologia cognitiva era considerada uma abordagem diferente maís ao longo do tempo, tornou-se uma escola de pensamento dominante a cognição e defendia como processo de obter conhecimento e compreensão, incluindo percepção, memória raciocínio pensamento resolução.de problemas e.tomadas de decisões.processo mentais a.teoria cognitivista concentra nos processos internos que permitem organização o armazenamento e o uso do conhecimento como percepção atenção memória e linguagem a estrutura cognitivas a teoria também considera as estruturas mentais como esquemas conceitos que ajudam a organizar conhecimentos e a interpretar a experiência a aprendizagem na teoria cognitivista é vista como um processo ativo de construção do conhecimento em vez de um processo passivo e de conhecimento na aplicação a teoria cognitivista tem aplicações em diversas áreas da psicologia incluindo o desenvolvimento estuda como desenvolvimento cognitivo afeta a aprendizagem e adaptação ao ambiente já na educação a teoria cognitivista é usada para desenvolver métodos de ensinos que promovem aprendizagem ativa a construção do conhecimento na saúde a teoria cognitiva corporal usa os princípios da teoria cognitivista para ajudar os pacientes a identificar e mudar seus padrões de pensamentos e de funcionais
Citação de Ivanildadoe em junho 3, 2025, 7:51 pmO construtivismo e o cognitivismo são duas teorias da aprendizagem que se completam na compreensão de como as pessoas aprendem o cognitivismo em resumo foca nos processos mentais o envolvidos na aquisição processamento e retenção de informações enquanto construtivismo enfatiza o que o conhecimento é construído ativamente pelo indivíduo através da interação com o ambiente o construtivismo porque a sua vez enfatiza o papel altivo do aprendiz na construção do conhecimento defende que o conhecimento é simplesmente transmitido mas construindo pelo indivíduo através da interação como um meio com outras pessoas construtivismo destaca a importância da experiência da reflexão e da autonomia de aprendizagem
O construtivismo e o cognitivismo são duas teorias da aprendizagem que se completam na compreensão de como as pessoas aprendem o cognitivismo em resumo foca nos processos mentais o envolvidos na aquisição processamento e retenção de informações enquanto construtivismo enfatiza o que o conhecimento é construído ativamente pelo indivíduo através da interação com o ambiente o construtivismo porque a sua vez enfatiza o papel altivo do aprendiz na construção do conhecimento defende que o conhecimento é simplesmente transmitido mas construindo pelo indivíduo através da interação como um meio com outras pessoas construtivismo destaca a importância da experiência da reflexão e da autonomia de aprendizagem
Citação de Ivanildadoe em junho 3, 2025, 8:18 pmO conceito de zona de desenvolvimento proximal zdp de leve três níveis de desenvolvimento real e potencial e eminente no nível de desenvolvimento real refere-se ao que a pessoa já conseguem fazer sozinha ou o nível de desenvolvimento potencial diz a respeito que a pessoa consegue fazer com ajuda de um adulto ou de alguém que experimente a zona de desenvolvimento iminente é que é a diferença entre o potencial e o real é o espaço onde a aprendizagem e o desenvolvimento acontece na elaboração de nível de desenvolvimento real nrd é o que a pessoa já conquistou e consegue realizar de forma independente como ler e escrever ou resolver problemas sem ajuda
O conceito de zona de desenvolvimento proximal zdp de leve três níveis de desenvolvimento real e potencial e eminente no nível de desenvolvimento real refere-se ao que a pessoa já conseguem fazer sozinha ou o nível de desenvolvimento potencial diz a respeito que a pessoa consegue fazer com ajuda de um adulto ou de alguém que experimente a zona de desenvolvimento iminente é que é a diferença entre o potencial e o real é o espaço onde a aprendizagem e o desenvolvimento acontece na elaboração de nível de desenvolvimento real nrd é o que a pessoa já conquistou e consegue realizar de forma independente como ler e escrever ou resolver problemas sem ajuda
Citação de Ivanildadoe em junho 5, 2025, 6:20 pmTeoria de Piaget como seu foco no desenvolvimento cognitivo através dá informação com o mundo pode ser , vistá com um princípio fundamental,para o desenvolvimento da inovação a ideia de que o conhecimento é construído ativamente por meio e experiências e de equilibração entre o esquema novas formações essenciaal para entender como é a criatividade e a resolução e problemas pilares da inovação surge,, como ter teoria de Piaget se relaciona com a inovação Piaget enfatiza que o conhecimento conhecimento não é simplesmente transmitido mais assim construído através da interação com o meio e inovação e que o processo da criação exige os indivíduos e se envolvem ativamente com problema explorando experimentando e ajustando suas ideias de acordo com os seus resultados e as informações que surgem no processo
Teoria de Piaget como seu foco no desenvolvimento cognitivo através dá informação com o mundo pode ser , vistá com um princípio fundamental,para o desenvolvimento da inovação a ideia de que o conhecimento é construído ativamente por meio e experiências e de equilibração entre o esquema novas formações essenciaal para entender como é a criatividade e a resolução e problemas pilares da inovação surge,, como ter teoria de Piaget se relaciona com a inovação Piaget enfatiza que o conhecimento conhecimento não é simplesmente transmitido mais assim construído através da interação com o meio e inovação e que o processo da criação exige os indivíduos e se envolvem ativamente com problema explorando experimentando e ajustando suas ideias de acordo com os seus resultados e as informações que surgem no processo
Citação de LuzAmanda em junho 7, 2025, 9:35 pmO ser humano, enquanto ser social, percebe o mundo e constrói seus conhecimentos a partir das interações que vivencia tanto o meio social, quanto as situações e as pessoas com as quais interage. Esses esquemas mentais vão se ajustando a realidade em que esse indivíduo vive e, assim, conforme vai vivenciando novas experiência, ele vai construindo novos conhecimentos que moldarão a sua história enquanto sujeito.
O ser humano, enquanto ser social, percebe o mundo e constrói seus conhecimentos a partir das interações que vivencia tanto o meio social, quanto as situações e as pessoas com as quais interage. Esses esquemas mentais vão se ajustando a realidade em que esse indivíduo vive e, assim, conforme vai vivenciando novas experiência, ele vai construindo novos conhecimentos que moldarão a sua história enquanto sujeito.
Citação de Clayton Roberto Messias em junho 9, 2025, 2:56 amA visão cognitivista e o construtivismo estão fortemente interligados no estudo do desenvolvimento humano e da aprendizagem. O cognitivismo foca nos processos mentais internos, como percepção, memória e raciocínio, enquanto o construtivismo, influenciado por teóricos como Jean Piaget e Lev Vygotsky, enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo indivíduo.
Como o desenvolvimento ocorre no construtivismo cognitivista?
- Aprendizagem como construção ativa: O conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído pelo sujeito por meio da interação com o ambiente e resolução de problemas.
- Papel da experiência e da interação: Piaget destaca a importância da equilibração, onde o indivíduo ajusta seus esquemas mentais conforme interage com novas informações, enquanto Vygotsky enfatiza o papel social, onde a aprendizagem acontece por meio da interação com outras pessoas mais experientes.
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Segundo Vygotsky, há um espaço entre o que o sujeito já sabe e o que pode aprender com ajuda de um mediador (professor, colega mais experiente), mostrando a importância do suporte no aprendizado.
- Estágios do desenvolvimento: Piaget propôs que as habilidades cognitivas evoluem por meio de estágios, como o sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal, cada um marcando avanços na forma como o indivíduo pensa e compreende o mundo.
Essa abordagem tem aplicações na educação, incentivando metodologias que promovem a exploração, experimentação e aprendizado significativo.
A visão cognitivista e o construtivismo estão fortemente interligados no estudo do desenvolvimento humano e da aprendizagem. O cognitivismo foca nos processos mentais internos, como percepção, memória e raciocínio, enquanto o construtivismo, influenciado por teóricos como Jean Piaget e Lev Vygotsky, enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo indivíduo.
Como o desenvolvimento ocorre no construtivismo cognitivista?
- Aprendizagem como construção ativa: O conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído pelo sujeito por meio da interação com o ambiente e resolução de problemas.
- Papel da experiência e da interação: Piaget destaca a importância da equilibração, onde o indivíduo ajusta seus esquemas mentais conforme interage com novas informações, enquanto Vygotsky enfatiza o papel social, onde a aprendizagem acontece por meio da interação com outras pessoas mais experientes.
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Segundo Vygotsky, há um espaço entre o que o sujeito já sabe e o que pode aprender com ajuda de um mediador (professor, colega mais experiente), mostrando a importância do suporte no aprendizado.
- Estágios do desenvolvimento: Piaget propôs que as habilidades cognitivas evoluem por meio de estágios, como o sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal, cada um marcando avanços na forma como o indivíduo pensa e compreende o mundo.
Essa abordagem tem aplicações na educação, incentivando metodologias que promovem a exploração, experimentação e aprendizado significativo.
Citação de Carol Borja em junho 9, 2025, 6:33 pmAmbos os teóricos destacam a importância da interação e da experiencia no desenvolvimento cognitivo, mas Piaget enfatiza a construção individual do conhecimento, enquanto Vygotsky destaca o papel da mediação social e cultural.
Ambos os teóricos destacam a importância da interação e da experiencia no desenvolvimento cognitivo, mas Piaget enfatiza a construção individual do conhecimento, enquanto Vygotsky destaca o papel da mediação social e cultural.
Citação de mariantonia em junho 10, 2025, 6:03 pmNo construtivismo o sujeito tem a capacidade de cria e interpretar não só a forma de ver o mundo mas de responder a ele.
No construtivismo o sujeito tem a capacidade de cria e interpretar não só a forma de ver o mundo mas de responder a ele.
Citação de Ana Flavia Lima Silva em junho 11, 2025, 8:37 pmA teoria cognitivista entende que a cognição é um processo ativo, por meio do qual o ser humano interpreta, organiza e transforma informações para construir conhecimento. Para Piaget, esse desenvolvimento ocorre em estágios e resulta da interação com o ambiente. Já Vygotsky destaca a importância da linguagem e das relações sociais, afirmando que aprendemos com os outros por meio da cultura e do diálogo (Zona de Desenvolvimento Proximal).
A imagem reforça essa ideia ao mostrar que o construtivismo, é a união do cognitivismo com o interpretacionismo, onde o sujeito não apenas responde ao mundo, mas o interpreta e representa ativamente. Assim, ele deixa de ser visto como um mero receptor de informações e passa a ser considerado um agente da construção da sua própria estrutura cognitiva.
A teoria cognitivista entende que a cognição é um processo ativo, por meio do qual o ser humano interpreta, organiza e transforma informações para construir conhecimento. Para Piaget, esse desenvolvimento ocorre em estágios e resulta da interação com o ambiente. Já Vygotsky destaca a importância da linguagem e das relações sociais, afirmando que aprendemos com os outros por meio da cultura e do diálogo (Zona de Desenvolvimento Proximal).
A imagem reforça essa ideia ao mostrar que o construtivismo, é a união do cognitivismo com o interpretacionismo, onde o sujeito não apenas responde ao mundo, mas o interpreta e representa ativamente. Assim, ele deixa de ser visto como um mero receptor de informações e passa a ser considerado um agente da construção da sua própria estrutura cognitiva.