Desafio
Citação de Giselle Machado em junho 24, 2025, 12:39 amO construtivismo, enquanto abordagem cognitiva e interpretacionista, representa um avanço importante na compreensão do papel do sujeito no processo de aprendizagem. Assim como no contrutismo, o educador deixa de ser o centro do processo e passa a ser um mediador, enquanto o aluno assume o papel de protagonista da sua própria aprendizagem.
O construtivismo, enquanto abordagem cognitiva e interpretacionista, representa um avanço importante na compreensão do papel do sujeito no processo de aprendizagem. Assim como no contrutismo, o educador deixa de ser o centro do processo e passa a ser um mediador, enquanto o aluno assume o papel de protagonista da sua própria aprendizagem.
Citação de FRANCISCO JOSE DA SILVA em junho 24, 2025, 8:28 pmO ser humano é capaz desde o seu nascimento, e o congnitivismo é desenvolvido no dia a dia, nas suas relações sociais buscando o conhecimento do ser humano nos aspectos sociais e mentais.
O ser humano é capaz desde o seu nascimento, e o congnitivismo é desenvolvido no dia a dia, nas suas relações sociais buscando o conhecimento do ser humano nos aspectos sociais e mentais.
Citação de ANAMARIA MULTARI NUNES em junho 30, 2025, 11:56 pmA visão cognitivista, em conjunto com o construtivismo, entende que o desenvolvimento humano ocorre por meio da construção ativa de conhecimento e significado pelo indivíduo. Segundo essa perspectiva, o ser humano não é apenas um receptor passivo de informações, mas sim um agente ativo que interpreta e constrói sua própria realidade. Sendo assim, destaca a importância da construção ativa de conhecimento e significado. Essa abordagem enfatiza a importância da atividade cognitiva e da interpretação na aprendizagem e no desenvolvimento.
A visão cognitivista, em conjunto com o construtivismo, entende que o desenvolvimento humano ocorre por meio da construção ativa de conhecimento e significado pelo indivíduo. Segundo essa perspectiva, o ser humano não é apenas um receptor passivo de informações, mas sim um agente ativo que interpreta e constrói sua própria realidade. Sendo assim, destaca a importância da construção ativa de conhecimento e significado. Essa abordagem enfatiza a importância da atividade cognitiva e da interpretação na aprendizagem e no desenvolvimento.
Citação de Kenya Amorim de Sousa em julho 6, 2025, 3:11 amO COGNITIVISMO ESTUDA OS PROCESSOS MENTAIS.
O COGNITIVISMO ESTUDA OS PROCESSOS MENTAIS.
Citação de Lilia1998 em julho 6, 2025, 3:08 pmEM 06/07/25 DOMINGO
Desafio Módulo IV Psicanálise Integrativa
Piaget dizia que a criança aprende sozinha, explorando o mundo ao seu redor. Ela pensa, erra, tenta de novo e assim vai construindo o conhecimento pouco a pouco.
Vygotsky dizia que a criança aprende com os outros, com os pais, professores e pessoas ao redor. O conhecimento vem primeiro de fora, depois ela aprende a pensar por conta própria.
Ambos ajudam a entender como o ser humano cresce, aprende e se desenvolve, cada um de um jeito diferente e os dois se completam.
EM 06/07/25 DOMINGO
Desafio Módulo IV Psicanálise Integrativa
Piaget dizia que a criança aprende sozinha, explorando o mundo ao seu redor. Ela pensa, erra, tenta de novo e assim vai construindo o conhecimento pouco a pouco.
Vygotsky dizia que a criança aprende com os outros, com os pais, professores e pessoas ao redor. O conhecimento vem primeiro de fora, depois ela aprende a pensar por conta própria.
Ambos ajudam a entender como o ser humano cresce, aprende e se desenvolve, cada um de um jeito diferente e os dois se completam.
Citação de Evelyn Guimarães em julho 7, 2025, 1:28 amEnquanto Piaget focou na construção individual do conhecimento através da interação com o ambiente, Vygotsky enfatizou a construção social do conhecimento e o papel vital da interação e da cultura no desenvolvimento cognitivo do sujeito. Ambos, no entanto, contribuem para a visão cognitivista de que o sujeito é um participante ativo em seu próprio processo de conhecimento e desenvolvimento.
Enquanto Piaget focou na construção individual do conhecimento através da interação com o ambiente, Vygotsky enfatizou a construção social do conhecimento e o papel vital da interação e da cultura no desenvolvimento cognitivo do sujeito. Ambos, no entanto, contribuem para a visão cognitivista de que o sujeito é um participante ativo em seu próprio processo de conhecimento e desenvolvimento.
Citação de WASHINGTON FELIX OLIVEIRA em julho 13, 2025, 6:50 pmNo construtivismo cognitivista, o sujeito aprende ativamente, construindo significados a partir de suas experiências. Piaget foca no desenvolvimento individual e Vygotsky na mediação social e cultural. Assim, o conhecimento é resultado da interação entre mente, ambiente e relações sociais.
No construtivismo cognitivista, o sujeito aprende ativamente, construindo significados a partir de suas experiências. Piaget foca no desenvolvimento individual e Vygotsky na mediação social e cultural. Assim, o conhecimento é resultado da interação entre mente, ambiente e relações sociais.
Citação de Alan Santos em julho 14, 2025, 11:14 amA visão cognitivista, especialmente quando aliada ao construtivismo, entende que o desenvolvimento humano ocorre por meio da atividade mental ativa do sujeito. O indivíduo não é um receptor passivo de informações, mas um agente ativo na construção de seu próprio conhecimento.
Tanto Piaget quanto Vygotsky entendem que a cognição se desenvolve por meio de interações significativas. Para Piaget, isso acontece na relação entre o sujeito e o meio, por meio de processos como assimilação e acomodação. Já para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo é profundamente influenciado pela interação social e cultural, onde o uso da linguagem é fundamental.
Assim, a visão cognitivista no construtivismo considera que aprender é um processo de construção interna, em que o sujeito interpreta, organiza e transforma as informações com base em sua experiência e contexto. A imagem reforça essa ideia ao destacar que o ser humano tem a capacidade de interpretar e representar o mundo, sendo o protagonista de seu desenvolvimento.
A visão cognitivista, especialmente quando aliada ao construtivismo, entende que o desenvolvimento humano ocorre por meio da atividade mental ativa do sujeito. O indivíduo não é um receptor passivo de informações, mas um agente ativo na construção de seu próprio conhecimento.
Tanto Piaget quanto Vygotsky entendem que a cognição se desenvolve por meio de interações significativas. Para Piaget, isso acontece na relação entre o sujeito e o meio, por meio de processos como assimilação e acomodação. Já para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo é profundamente influenciado pela interação social e cultural, onde o uso da linguagem é fundamental.
Assim, a visão cognitivista no construtivismo considera que aprender é um processo de construção interna, em que o sujeito interpreta, organiza e transforma as informações com base em sua experiência e contexto. A imagem reforça essa ideia ao destacar que o ser humano tem a capacidade de interpretar e representar o mundo, sendo o protagonista de seu desenvolvimento.
Citação de paulolima em julho 15, 2025, 1:49 amPara Piaget o desenvolvimento cognitivo é visto como um processo individual e universal baseado em estágios fixos, sendo eles o sensório-motor, pré-operacional, operatóriol concreto e operatório formal, interação com o meio físico, equilibração e adaptação e conceitos fundamentais. Já para Vygotsky o papel crucial é a interação social e cultural no desenvolvimento, enxergando como um processo no qual é moldado pelas experiências sociais e pelo contexto cultural.
Para Piaget o desenvolvimento cognitivo é visto como um processo individual e universal baseado em estágios fixos, sendo eles o sensório-motor, pré-operacional, operatóriol concreto e operatório formal, interação com o meio físico, equilibração e adaptação e conceitos fundamentais. Já para Vygotsky o papel crucial é a interação social e cultural no desenvolvimento, enxergando como um processo no qual é moldado pelas experiências sociais e pelo contexto cultural.
Citação de paulolima em julho 15, 2025, 2:00 amPiaget enfatiza o desenvolvimento cognitivo em quatro etapas , por meio de sua interação com o mundo, já para Vigotsky a interação da criança com os adultos e a sociedade e cultura moldam a sua fase do desenvolvimento.
Piaget enfatiza o desenvolvimento cognitivo em quatro etapas , por meio de sua interação com o mundo, já para Vigotsky a interação da criança com os adultos e a sociedade e cultura moldam a sua fase do desenvolvimento.