Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 54 of 56Next

O construtivismo, enquanto abordagem cognitiva e interpretacionista, representa um avanço importante na compreensão do papel do sujeito no processo de aprendizagem. Assim como no contrutismo, o educador deixa de ser o centro do processo e passa a ser um mediador, enquanto o aluno assume o papel de protagonista da sua própria aprendizagem.

O ser humano é capaz desde o seu nascimento, e o congnitivismo é  desenvolvido no dia a dia, nas suas relações sociais buscando o conhecimento do ser humano nos aspectos sociais e mentais.

 

A visão cognitivista, em conjunto com o construtivismo, entende que o desenvolvimento humano ocorre por meio da construção ativa de conhecimento e significado pelo indivíduo. Segundo essa perspectiva, o ser humano não é apenas um receptor passivo de informações, mas sim um agente ativo que interpreta e constrói sua própria realidade. Sendo assim, destaca a importância da construção ativa de conhecimento e significado. Essa abordagem enfatiza a importância da atividade cognitiva e da interpretação na aprendizagem e no desenvolvimento.

O COGNITIVISMO ESTUDA OS PROCESSOS MENTAIS.

EM 06/07/25 DOMINGO

Desafio Módulo IV Psicanálise Integrativa

Piaget dizia que a criança aprende sozinha, explorando o mundo ao seu redor. Ela pensa, erra, tenta de novo e assim vai construindo o conhecimento pouco a pouco.

Vygotsky dizia que a criança aprende com os outros, com os pais, professores e pessoas ao redor. O conhecimento vem primeiro de fora, depois ela aprende a pensar por conta própria.

Ambos ajudam a entender como o ser humano cresce, aprende e se desenvolve, cada um de um jeito diferente e os dois se completam.

 

 

EDESIO AZEVEDO NETO has reacted to this post.
EDESIO AZEVEDO NETO

Enquanto Piaget focou na construção individual do conhecimento através da interação com o ambiente, Vygotsky enfatizou a construção social do conhecimento e o papel vital da interação e da cultura no desenvolvimento cognitivo do sujeito. Ambos, no entanto, contribuem para a visão cognitivista de que o sujeito é um participante ativo em seu próprio processo de conhecimento e desenvolvimento.

No construtivismo cognitivista, o sujeito aprende ativamente, construindo significados a partir de suas experiências. Piaget foca no desenvolvimento individual e Vygotsky na mediação social e cultural. Assim, o conhecimento é resultado da interação entre mente, ambiente e relações sociais.

A visão cognitivista, especialmente quando aliada ao construtivismo, entende que o desenvolvimento humano ocorre por meio da atividade mental ativa do sujeito. O indivíduo não é um receptor passivo de informações, mas um agente ativo na construção de seu próprio conhecimento.

Tanto Piaget quanto Vygotsky entendem que a cognição se desenvolve por meio de interações significativas. Para Piaget, isso acontece na relação entre o sujeito e o meio, por meio de processos como assimilação e acomodação. Já para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo é profundamente influenciado pela interação social e cultural, onde o uso da linguagem é fundamental.

Assim, a visão cognitivista no construtivismo considera que aprender é um processo de construção interna, em que o sujeito interpreta, organiza e transforma as informações com base em sua experiência e contexto. A imagem reforça essa ideia ao destacar que o ser humano tem a capacidade de interpretar e representar o mundo, sendo o protagonista de seu desenvolvimento.

Para Piaget o desenvolvimento cognitivo é visto como um processo individual e universal baseado em estágios fixos, sendo eles o sensório-motor, pré-operacional, operatóriol concreto e operatório formal,  interação com o meio físico, equilibração e adaptação e conceitos fundamentais. Já para Vygotsky o papel crucial é a interação social e cultural no desenvolvimento, enxergando como um processo no qual é moldado pelas experiências sociais e pelo contexto cultural.

Piaget enfatiza o desenvolvimento cognitivo em quatro etapas , por meio de sua interação com o mundo, já para Vigotsky a interação da criança com os adultos e a sociedade e cultura moldam a sua fase do desenvolvimento.

PreviousPage 54 of 56Next