Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 21 of 55Next

A  primeira vista vejo uma figura única, sem definição exata mas capaz de causar sensação, olhando mais detalhadamente, vejo figuras com elementos da natureza e varias outras figuras sobrepostas.

À primeira vista parece que uma ponte interliga um lago, cujas marolas parecem formar uma espiral. A impressão que passa no todo é de uma imagem condensada e psicodélica de parte de um parque num centro urbano. Nota-se pássaros e até um semáforo, além de uma mão humana, que talvez simbolize o homem perdido numa "selva de pedras".

Na imagem é possível visualizar vários elementos como folhas, pássaros, formas geométricas, linhas, uma borboleta, árvores entre outros que são mais difíceis de identificar, mas que é possível perceber que a imagem possui vários objetos/representações que causam um sentimento de confusão.

Sim, segundo nossos critérios vamos enxergar. Uma determinada imagem pode ser pra um um encontro romântico de um casal , e em outro olhar pode ser que seja interpretado como um adultério , mesmo sem conhecimento , apenas pelo julgamento interno de quem vê.

Olhar essa imagem tenho a sensação múltiplas de muitas coisas ao mesmo tempo sem distinção alguma exatamente a que elas se referem ou aponta!

Na primeira vista não entendi nada, vi alguns rabisco coloridos ,quando fixei meu olhar profundo dentro da imagem me passaram várias imagens. Cada um tem um olhar diferente para a mesma coisa .

bom, na minha observação, uma floresta com pássaros, insetos etc. muito interessante esse exemplo, mostra-nos a diversidade atreves das sensações e percepção que cada um tem.

A figura possui vários elementos conhecidos quando desagrupados, tais como do lado direito da imagem partindo de uma linha imaginária central em sentido horário: folha parecendo de uma parreira, um louva-deus, 5 a 6 arvóres siluestas de animais indistintos, um vórtice eliptico, três aves, uma bruxa, um rosto feminino, ondas circulares, linhas verticais paralelas. Do centro para o lado esquerdo no sentido anti-horário, 1 ave, um vórtice, vários pequenos pontos, uma coruja surrealista, um semáforo, uma borboleta uma silueta de fantasma, um ave tipo tucano, várias cruzes com dimensões variadas, bem dispostas e alinhadas, uma escova.

Considerando o preenchimento, ou seja ao agrupar estes elementos com a finalidade de ver o todo, tentando fazer um fechamento, pode se observar um crâneo ou ainda alguem trajando um capacete, com a viseira do lado esquerdo, ou se observar o lado direito um rosto. Há também quando se distância a impressão de um globo terrestre com suas representações de vida vibrante e mesclada.

Quanto a proximidade, sobressai na primeira impressão as cruzes na parte inferior e as linhas paralelas verticais na parte centro-inferior em seguida das circunferências em forma de onda.

No item Semelhança, podem ser agrupados na parte inferior as aves e na parte superior a vegetação.

O principio Dominante: É uma figura complexa, mas os elementos simples que causam uma dominância é a tentativa de harmonizar flora e fauna numa espécie  globo terrestre.

A Gestalt procura traçar um entendimento de como uma imagem pode trazer na sua simbologia interpretada por uma pessoa: Para a 1) Proximidade e Semelhança pode significar uma metáfora de como a pessoa percebe e organiza as experiências na vida, a complexidade relatada pode levantar informações que agrupadas podem revelar se há sentido das coisas. 2) Fechamento para a Gestalt refere a tendência da mente no preenchimento de lacunas e na busca do todo com significância. A imagem pode apontar para a necessidade do encontro de um significado/propósito da vida, ou seja revelar o que falta para fechar e atingir o senso da plenitude. 3) Dominância: A imagem pode refletir a tentativa na harmonização dos elementos em torno do "globo terrestre", por exemplo (depende da visão de dominância de cada expectador), sugerindo então um equilíbrio e integração da vida e como esta pessoa lida com sua identidade e significado. 4) Simbolismo Pessoal: As interpretações são subjetivas, pois se trata das interpretações pessoais. Nestas pode haver referência ao passado, presente, futuro, conflitos internos.

a imagem como um todo é "lotada", "agrupada" ... um olhar mais curioso enxerga pássaros, símbolos de +, borboletas, folhas e etc.

Há uma heterogeneidade no mundo e percebemos que neste mundo existem diversidades que se percebe através de sensações, pensamentos ,emoções cujas percepções são externas e internas

PreviousPage 21 of 55Next