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Desafio

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Como passamos por esse vasto arranjo de materiais e recuperamos informações específicas no momento apropriado? Uma forma é por meio de pistas de recuperação. Uma pista de recuperação é um estímulo que nos permite recordar com maior facilidade informações que estão na memória de longo prazo. pode ser uma palavra, uma emoção ou um som; qualquer que seja a pista específica, uma memória irá repentinamente vir à mente quando a pista de recuperação estiver presente. Por exemplo, o cheiro de um chester assado pode evocar memórias do natal ou de reuniões familiares. As pistas de recuperação ajudam as pessoas a se orientarem por entre as informações armazenadas na memória de longo prazo praticamente da mesma forma como buscadores, como o Google. Elas são de particular importância quando estamos nos esforçando para recordar informações.

Em relação à memória, existem três etapas principais que devem ser observadas, quais sejam: codificação, armazenamento e recuperação.
- Codificação: É o ato de transformar aquele estímulo sensorial em um tipo de dado capaz de ser registrado pela memória. Observe que embora a plena compreensão do estímulo facilite esse processo, é possível que a codificação ocorra, mesmo sem total compreensão imediata, especialmente quando os estímulos têm algum significado ou relevância para o indivíduo. Podemos destacar dois exemplos para explicitar tal afirmação: Ex 1: Se uma pessoa relevante em sua vida o chama para conversar e revelar informações importantíssimas sobre algo de seu interesse é bem provável que essas conversa seja codificada, armazenada e depois possa ser recuperada através de um esforço consciente. Ex 2: Você fica ao lado de uma pessoa que fala Mandarim, em um trem, e ele fica por 5 minutos falando com você sem perceber que você não entende tal língua. Perceba que embora você tenha sido exposto a uma série de informações construídas coerentemente e formatadas numa linguagem funcional, você não será capaz de se recordar de nada nem quando a conversa terminar, e muito menos depois de meses de tal evento; e o motivo se deve a essa falta de codificação. A codificação é o ato de extrair sentido/informação de estímulos que temos contato; sua ausência impede que aquilo que fosse importante ser registrado recebesse uma espécie de catalogação e fosse "arquivado" pela mente. Ou seja, a falta de compreensão do estímulo o impede de ser registrado de maneira eficaz.
OBS: Um último ponto a se destacar sobre o tema "codificação" que no meu entender é de extrema importância é o fato de que um estímulo ter sido codificado não implica em dizer que tenha sido "corretamente codificado". A todo momento estamos sujeitos a falhas no processo de codificação que impede de compreendermos os dados de maneira apropriada. E isso pode acontecer tendo em vista diversos fatores diferentes, ex: erro de interpretação; falha no processo de captação do estímulo (ocasionando espaços em branco que no futuro podem ter seus espaços preenchidos com informações divergentes numa tentativa de deixar o entendimento coerente), estímulos atuando concomitantemente a outros, dificultando a assimilação daquele que se queria focar; etc...;

- Armazenamento: Trata-se da etapa responsável pela fixação da informação recebida pela mente. Tendo o estímulo passado pelo crivo da codificação, o mesmo se transforma em um dado codificado, e sendo codificado está habilitado a ser "guardado" pela memória. Devemos compreender que existem tipos diferentes de armazenamento; o mesmo pode ocorrer de forma temporária (na memória de curto prazo) ou permanente (na memória de longo prazo), dependendo da relevância e da repetição do estímulo, o dado aprendido fica assegurado de estar disponível para futuras recuperações.

- Recuperação: Uma vez que o estímulo tenha sido codificado e armazenado pela mente (tendo em vista o interesse ou repetição do estímulo) o mesmo se encontra apto a ser trazido de volta à consciência em momento de necessidade. A recuperação nada mais é do que isso, trazer a consciência dados que a pessoa quis se recordar voluntariamente (através da intenção), ou involuntariamente (em situações em que estímulos externos acionam os chamados "gatilhos mentais" ou "pistas", o que acaba por provocar um efeito em cadeia responsável pelo recordação de um certo número de memórias).
OBS: Pistas são estímulos ou informações adicionais que ajudam a facilitar a recuperação de memórias armazenadas. Elas podem ser externas (como um ambiente, uma palavra, uma música ou até um cheiro) ou internas (como uma emoção ou um estado mental específico). Essas pistas atuam como gatilhos que acionam as memórias e ajudam a trazê-las de volta à consciência.

 

A maioria das atitudes erradas no contexto social , tomamos no presente, mesmo que estas não nos agrada e até mesmo ao nosso semelhante,  ao revisar de onde vem tal comportamento, é preciso mergulhar nos padrôes inceridos através da memoria de longo prazo, que nem sempre é fácil acessar las; na maioria das vezes as mesmas estão protegidas por traumas, envoltas como uma cáspsula . A cognição e a memória são sistemas interligados: a primeira processa e interpreta o mundo, enquanto a segunda preserva e organiza o conhecimento adquirido. Juntas, permitem que os seres humanos não apenas reajam ao presente, mas também projetem o futuro com base em experiências passadas.

A memória é a base de nossa inteligência e identidade, reunindo habilidades e lembranças. O processo inicial de registrar informações de forma utilizável na memória, chamado de codificação, é o primeiro estágio ao se tentar lembrar de algo. Especialistas em memória chamam de armazenamento a manutenção do material guardado na memória. Se o material não for armazenado adequadamente, não poderá ser recordado mais tarde. Outro fator importante é que a memória também depende do processo de recuperação, ou seja, o material no armazém de memória precisa ser localizado e trazido para a consciência para ser útil.

 

 

O processo de memória envolve o acesso às experiências passadas consciente do conteúdo. Esse processo requer atenção e intenção para recuperar as informações de maneira eficaz.

Quando uma informação é recebida, ela é processada e transmitida ao córtex sensorial. A informação é codificada, as informações codificadas são enviadas para o hipocampo, onde as memórias de curto prazo são conservadas criando caminhos neurais que podem ser refeitos quando da necessidade de reaver a memória e então são transferidas para a córtex cerebral, onde serão criam-se novos caminhos neurais de longo prazo. O hipocampo ajuda a conectar memórias novas a memórias antigas, facilitando a recuperação.

O processo de memória envolve o acesso às experiências passadas consciente do conteúdo. Esse processo requer atenção e intenção para recuperar as informações de maneira eficaz.

Quando uma informação é recebida, ela é processada e transmitida ao córtex sensorial. A informação é codificada, as informações codificadas são enviadas para o hipocampo, onde as memórias de curto prazo são conservadas criando caminhos neurais que podem ser refeitos quando da necessidade de reaver a memória e então são transferidas para a córtex cerebral, onde serão criam-se novos caminhos neurais de longo prazo. O hipocampo ajuda a conectar memórias novas a memórias antigas, facilitando a recuperação.

O processo de memória envolve o acesso às experiências passadas consciente do conteúdo. Esse processo requer atenção e intenção para recuperar as informações de maneira eficaz.

Quando uma informação é recebida, ela é processada e transmitida ao córtex sensorial. A informação é codificada, as informações codificadas são enviadas para o hipocampo, onde as memórias de curto prazo são conservadas criando caminhos neurais que podem ser refeitos quando da necessidade de reaver a memória e então são transferidas para a córtex cerebral, onde serão criam-se novos caminhos neurais de longo prazo. O hipocampo ajuda a conectar memórias novas a memórias antigas, facilitando a recuperação.

A memória tem capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações, a memória e dividia em memória de curto prazo também chamado de memória de trabalho, que armazena informações por pouco período de tempo, e a memória de longo prazo onde as informações e armazenada por um mês, um ano ou o resto da vida.

O acesso à memória humana envolve processos biológicos e cognitivos complexos, como a codificação (transformação de experiências em padrões neurais), armazenamento (consolidação em redes neuronais, principalmente no hipocampo e córtex cerebral) e recuperação(acesso a informações via conexões sinápticas, influenciado por estímulos como contexto, emoções ou associações). Diferente da memória digital, a humana é reconstruída(não reproduzida fielmente), sujeita a esquecimento, distorções ou interferências. Fatores como atenção, repetição e relevância emocional facilitam o acesso, enquanto traumas ou doenças neurodegenerativas (ex.: Alzheimer) podem comprometê-lo. É um sistema dinâmico, integrando biologia, psicologia e experiência subjetiva.

A memória é responsável por armazenar, codificar e recuperar as informações  sendo fundamental para cognição humana. Para acessar as memórias antigas é necessário utilizar técnicas como a visualização, a leitura ou a adição de algo do passado.

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