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Desafio

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Na fase infantil vemos o id muito presente.

Para lidar com essa problemática, poderíamos fazer sessões com a crianças, para que elas pudessem falar sobre experiências pessoais, incluindo sentimentos, fantasias, relacionamentos, pais irmãos, sonhos.

Para lidar com o comportamento infantil, temos que entender a problemática da família também.

A criança é naturalmente egocêntrica, elas querem a todos custo realizar seus desejos sem levar em consideração o desejo do outro. "o egocentrismo infantil é a confusão inconsciente do ponto de vista próprio com o ponto de vista dos outros." (Piaget, 1951, p. 39). A inconsciência que leva o sujeito a confundir seu eu subjetivo com a realidade do mundo que o cerca é, de fato, elemento essencial no conceito de egocentrismo. Porque é inconsciente da dualidade sujeito-objeto, a criança confunde, no seu entendimento, uma coisa com outra. Ressaltando esse aspecto de inconsciência, Piaget torna mais clara a definição dada três anos antes, quando então pôs em relevo o caráter de indiferenciação do egocentrismo que não permite à criança estabelecer fronteiras claras entre o seu ponto de vista e o ponto de vista dos outros, entre a sua atividade interior e a realidade exterior do objeto (Piaget, 1948, p. 67).

Não é papel dos pais colocar barreiras na vida dos filhos, mas sim inserir algumas tarefas na rotina da casa (respeitando a capacidade de acordo com a faixa etária), como levar as roupas sujas para lavar, levar o lixo para fora, guardar as roupas limpas nas gavetas, organizar os próprios brinquedos, a fim de que os filhos valorizem o que têm e desenvolvam a empatia e construam um Ego forte e equilibrado com o senso moral de seu Superego. Mesmo assim deve ocorrer na escola. A escola precisa conscientizar a criança em relação ao outro, a importância dela e do outro.

Como eles ainda não tem o superego tende a se comportarem desta forma mais tem como educamos através de boas práticas, por exemplo ensinando a compartilhar os brinquedos fazendo rodízio de brinquedos, um trocando com o outro fazendo  assim estas crianças  vão  está  se antecipando para receber a formação  do superego

Dependendo da idade e do meio em que a criança vive, quem predomina ainda é o id ela ainda não desenvolveu o ego e o superego, logo, ela quer só satisfazer o seu prazer.

Por meio de brincadeiras, acredito que pode-se ajudar essa criança a desenvolver as outras estâncias e fazer com que a criança na idade apropriada comece a enxergar o mundo externo e sair da fase egocêntrica.

Dentro da construção da psiquê, através do tripé Id,ego e superego, podemos vê a manifestação de caráter de cada criança, dentro do seu mundo infantil como um ato narcisista, totalmente indiferente a observação de  que os brinquedos são iguais, necessitando muito da intervenção de um adulto para orientar e assim poder construir uma nova perspectiva na criança.

Passando pelas fases do ID, Ego e Superego, podendo ter relação com hábitos narcisistas, o aprendizado nessa fase do desenvolvimento humano pode ser explorado das mais variadas formas. Principalmente, através das coisas que as crianças e os adolescentes gostam.

Por isso, estimule a leitura de quadrinhos ou outros tipos de livros. Assista filmes, documentários, vídeos e o que mais for do interesse junto com ele, como também discuta sobre os assuntos. Deixe-os jogar videogames, apenas se atente aos jogos em questão, se são adequados para a faixa etária.

Enfim, deixe-os fazer o que gostam e, de preferência, participe dessas atividades com eles, sempre colocando de forma sútil questionamentos que o farão pensar por si mesmo e aprender mais por si mesmos. As mídias são ótimas auxiliadoras nesse período.

É muito importante nessa fase se interessar por aquilo que as crianças gostam e estimulá-las a explorar cada vez mais os seus gostos, sem julgamentos ou cobranças. É uma fase de aprendizado pessoal, autoconhecimento, então, a criança precisa de apoio.

No meu caso, pediria para a professora fazer o papel do ego das criança, que não estava presente no momento, e usar também o superego para colocar ordem no id.

Eu falaria para a professora, fazer o papel do ego, para controlar o id, e usava um pouco do superego para colar ordem no id das crianças.

Nessa fase ainda não formou o superego, elas mostras um lado onde tudo pode e com o inconsciente de que pode ganhar no grito associando a fome como quando bebê, eles querem é esperam receber o prêmio que no caso o brinquedo do coleguinha.

 

 

ID- visa a gratificação imediata para o desejo, assim uma criança deseja pegar algo como o brinquedo por exemplo.

 

EGO- satisfaz o ID mais retarda sua gratificação, porque ele reconhece as necessidades das outras pessoas, no caso dos alunos que brigam pelo brinquedos ele irão pedir para pegar.

 

Voltando ao exemplo que brigam pelo brinquedo ao desenvolver o Superego e que mesmo na ausência do outro não irão pegar o brinquedo sem pedir!!

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