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Desafio

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Nessa fase a criança ainda não desenvolveu a capacidade de partilhar, ou de entender o

espaço e direito do outro. Isso ocorrerá após os 7 anos de idade, em uma outra fase.

Na idade que as crianças estão elas estão sendo levadas pelo ID e não podem controla-lo

A solução dos professores seria educar as crianças com punições leves, aqueles famosos

castigos ou privações de coisas boas caso nao partilhem. Ensinando para elas que

isso é necessário.

De acordo com a perspectiva psicanalítica freudiana, o comportamento das crianças em relação à dificuldade de compartilhar brinquedos pode ser compreendido através da interação entre as três estruturas da psique: o id, o ego e o superego.

  1. Id: O id é a parte mais primitiva e instintiva da psique, buscando a satisfação imediata das necessidades básicas e impulsos. No contexto da situação descrita, as crianças estão manifestando o id de forma predominante, agindo de acordo com seus impulsos egoístas de querer o brinquedo do outro sem levar em consideração as regras sociais ou as necessidades dos outros.
  2. Ego: O ego é responsável pela mediação entre as demandas do id e as exigências da realidade. Neste caso, o ego das crianças ainda está em desenvolvimento, o que pode dificultar a capacidade delas de lidar de forma equilibrada com suas necessidades e impulsos. Elas ainda não adquiriram plenamente a capacidade de considerar a perspectiva dos outros ou regular seus próprios desejos.
  3. Superego: O superego é a parte da psique que internaliza os valores, normas sociais e regras morais. No entanto, nas crianças menores de cinco anos, o superego ainda está em processo de formação e não tem a capacidade total de controlar os impulsos egoístas do id. Portanto, as crianças podem ter dificuldade em internalizar normas sociais de compartilhamento e cooperação.

Em relação às medidas que podem ser adotadas em sala de aula, considerando a perspectiva psicanalítica freudiana, é importante promover o desenvolvimento saudável do ego e do superego das crianças. Isso pode ser alcançado através de estratégias como:

  1. Estabelecer regras claras: Criar um conjunto de regras que enfatizem a importância do compartilhamento, da cooperação e do respeito mútuo. As regras devem ser explicadas de forma simples e consistente, para que as crianças as compreendam e possam internalizá-las gradualmente.
  2. Modelar comportamentos adequados: Os adultos devem servir como modelos de comportamentos adequados, demonstrando a importância do compartilhamento e do respeito pelos outros. Os educadores podem mostrar às crianças como compartilhar, pedir permissão e esperar sua vez.
  3. Incentivar a empatia: É importante ajudar as crianças a desenvolverem empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus sentimentos. Podem ser realizadas atividades que estimulem a empatia, como contar histórias que abordem temas de cooperação e compartilhamento.
  4. Oferecer orientação e suporte: Os educadores devem estar presentes para orientar as crianças, ajudando-as a resolver conflitos e incentivando comportamentos positivos. Eles podem mediar as interações, promovendo a negociação, a resolução de problemas e o compartilhamento.

Lembrando que cada criança é única, e o desenvolvimento cognitivo e emocional ocorre em ritmos diferentes. Portanto, é importante ter pac

Criança com menos de cinco anos, ainda estar em uma fase de transição para a fase de latência, ela compriende o mundo através das sensações motora, e tende a se apegar aos objetos , como seu objeto de desejo,  seus impulso e movido pela energia psíquica do ID. E normal o que se está ocorrendo. O importante e que se evite atitudes de repressão por parte dos adultos.  Porém algo pode ser feito nesta faze, a criança tende a repetir um determinado comportamento que ela vê,  então o que pode ser explorado pelos professores e pais e, fazer o ato de passar um brinquedo para outras crianças,  como um exemplo próprio de comportamento,  automaticamente as crianças,  tende a copiar o comportamento.  E subistitui o comportamento repetido de não compartilha,  com o de compartilhar.

As crianças nessa fase ainda são guiadas pelo desejo do id e é ele quem as controla. Pura satisfação e recompensa.

O id é a estrutura
mais primitiva da psique, uma importante fonte de libido e é desprovido de
qualquer organização; é impulsionado pelo prazer e pela satisfação imediata
Principais teorias do desenvolvimento humano 45
Desenvolvimento_Infantil_Book.indb 45 06/02/2018 11:45:18
das necessidades. Se as necessidades não são satisfeitas imediatamente se
gera um estado de ansiedade ou tensão: por exemplo, a fome ou a sede devem
produzir uma tentativa imediata de comer ou beber. O id é muito importante
nos primeiros anos de vida porque assegura que as necessidades básicas de uma
criança sejam atendidas. Se uma criança está com fome ou desconfortável, ela
vai chorar até que se satisfaçam as necessidades do id. Contudo, e com o passar
do tempo, é impossível satisfazer todas as necessidades do id. Guiados somente
pelo princípio da satisfação de nossos prazeres, molestaríamos a outros para
tão somente satisfazer nossos desejos e necessidades. O id tenta resolver essa
questão por meio da formação de imagens mentais do objeto desejado como
uma forma de satisfazer a necessidade. Os limites impostos pela realidade
contribuem para o desenvolvimento de uma estrutura psíquica intermediária,
o ego, que se desenvolve a partir do id, canalizando e organizando as energias
provenientes do mesmo. O ego opera com base na realidade e é uma instância
que busca satisfazer os desejos do id, mas considerando os limites impostos
pela realidade. Considerar a realidade significa avaliar os prós e os contras de
uma ação antes de controlar os impulsos ou ceder a eles. A partir do ego, os
impulsos do id podem ser satisfeitos por meio de uma gratificação atrasada,
ou seja, o ego permitirá a gratificação somente nas circunstâncias adequadas.

O superego se forma a partir da adaptação do ego às regras e convenções
sociais. É responsável pela formação de um senso crítico, da concepção sobre
o que é certo ou o que é errado. O superego fundamenta os julgamentos e
juízos de valor realizados. Segundo Freud, o superego começa a surgir por
volta dos cinco anos de idade e atua para controlar os impulsos inaceitáveis
do id e também para induzir o ego a atuar fundamentado em ideias, em vez
de em possibilidades reais.

Nessa etapa do desenvolvimento da maturidade ainda infantil a criança é dominada pelo desejo (ID) impetuoso de posse e satisfação própria, não tem ainda uma consciência relacional com limitações advindas do ego e do superego.
Eu iria sentar com as crianças no particular uma por vês ouvi-las tendo em vista que no inconsciente da criança o que ela quer e dominar o próximo assim como ela entende que fazia com a mãe, para trazer uma orientação do compartilhamento e sua importância em geral.

De acordo com a perspectiva psicanalítica freudiana, o comportamento das crianças em relação ao compartilhamento de brinquedos pode ser explicado pelo conceito de "princípio do prazer" e pelo estágio psicossexual do desenvolvimento conhecido como "estágio anal". O princípio do prazer refere-se à tendência natural das pessoas de buscar a satisfação imediata de seus desejos e impulsos. No estágio anal, que ocorre entre os 1 e 3 anos de idade, as crianças estão desenvolvendo o controle sobre suas funções corporais, incluindo a eliminação de fezes. Durante esse estágio, a criança experimenta prazer ao exercer controle sobre seu corpo e seus objetos, o que pode incluir brinquedos. Quando as crianças brigam para pegar os brinquedos uns dos outros, isso pode ser entendido como uma expressão do desejo de controlar e possuir o objeto prazeroso. Nesse estágio do desenvolvimento, as crianças estão aprendendo a lidar com a gratificação e a frustração, e o compartilhamento de brinquedos pode ser desafiador porque implica em abrir mão de algo que lhes traz prazer. Em sala de aula, os educadores podem adotar algumas estratégias para lidar com essa dificuldade de compartilhamento, tais como:

  1. Estabelecer regras claras: Definir regras simples e claras sobre o compartilhamento de brinquedos, explicando que é importante aprender a dividir e esperar a vez.
  2. Promover o diálogo: Incentivar as crianças a expressarem seus sentimentos e desejos, proporcionando um espaço para que possam falar sobre suas emoções e aprender a se comunicar de forma mais assertiva.
  3. Ensinar empatia: Explorar a perspectiva das outras crianças, encorajando-as a considerar os sentimentos e desejos dos colegas. Isso ajuda a desenvolver empatia e compreensão do ponto de vista do outro.
  4. Oferecer alternativas e soluções: Proporcionar atividades em grupo que promovam a colaboração e o trabalho conjunto, como jogos cooperativos, onde as crianças precisam compartilhar recursos e tomar decisões juntas.
  5. Reforçar comportamentos positivos: Reconhecer e elogiar as crianças quando elas demonstrarem comportamentos de compartilhamento adequados, destacando a importância de agir de forma generosa e respeitosa.

Essas crianças atravessam uma fase extremamente egocêntrica, que as leva a lutar pela posse do número máximo de brinquedos. Por outro lado, o superego ainda parece não estar formado ou suficientemente amadurecido. Isso, provoca o avanço descontrolado de uma pulsão muito forte proveniente do ID, com consequências perigosas e imprevisíveis. Talvez, nesse caso, fosse oportuno reunir todas as crianças e tentar reverter esse quadro, através de conselhos e recomendações.

Observa-se neste caso uma forte presença do id, narcisismo e egocentrismo, naturais para idade, porém sem um estímulo para o ego e superego. deve-se propiciar um ambiente onde crianças que tentam pegar o brinquedo de outra deve ser reprendida, ensinada a pedir autorização ou se contentar apenas com o seu.

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