Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 18 of 50Next

O primeiro passo é observar o comportamento, e questionamento aos pais, como foram os primeiros anos. A satisfação em ter o brinquedo do outro satisfaz o id, que busca se alimentar de desejo, prazer incondicional. Essas crianças podem ter sido criadas com exagerada liberdade, sem castrações por seus pais. Formando assim, uma prévia personalidade com vocação para o narcisismo, sem se importar com o outro. Como ainda estão em formação, a educação e castração se faz necessário, para que elas compreendam o espaço de uma às outras. É de suma importância criar algumas ações coletivas de cooperação, para que entendem que os brinquedos e espaço devem ser compartilhados.

Nessa situação olhando na visão psicanalítica freudiana temos que entender que a questão dos três pilares da psicanálise ide ego e superego e alguns deles ainda estão em formação o ego e o superego estão em reconstrução ainda então os fatos das crianças estarem brigando por que somente o Idei que já nasce com a criança está dominando toda situação em busca somente do prazo E satisfação por esse motivo que as crianças brigam e são alimentadas esse atitude quando conseguem o que querem

Nessa fase, a criança pode pegar o que não é seu porque gosta de determinado objeto e quer tê-lo para si, simplesmente. Para satisfazer seu prazer momentâneo. Satisfazer sua libido. 

Principais teorias do desenvolvimento humano:

Teoria Behaviorista de Watson e Skinner - estudo do desenvolvimento humano por meio da observação  e da análise de aspectos do comportamento. Para Watson o desenvolvimento humano é estimulado pelo meio e modelado pelas experiências. Skinner amplia a concepção de Watson o indivíduo não é passio ao meio, ele e operante. Comportamento Operante através dos reforços positivos ou negativos. Comportamento não e somente resposta do estimulo e tamb?m reflexo estimulo do meio.

Teoria Cognitiva de Vygotsky e Piaget - diverge da teoria comportamental, ao anarlisarmos os processos mentais para compreender a aprendizagem e o desenvolviemtno humano. Vigotsky salienta que o desenvolvimento do ser humano deve ser compreendido em relação ao periodo histórico especifíco vivido à sociedade e à cultura. Então Paiget, traz a da equilibração como categoria fundamental para a compreensão do desenvolvimento humano; e também enfatiza a assimilação e acomodação para em caso de solução de conflitos que gerem desequilíbrio. Ambos são interaciinista, todavia, enquanto Vygotsky é sociointeracionalista, Paiget é interacionista cosntrutivista.

Teoria Psicanalista de Freud e Erickson - Freud, ênfase nos aspectos psicossexuais(libido/prazer) do desenvolvimento humano: ID, EGO, SUPEREGO; Erickson, enfatiza o desenvolvimento humano com base psicossocial. Através de crises bipolares que podem ser resolvidas positivamente ou negativamente.

 

 

Vygotsky

As crianças nessa idade não conseguem segurar os impulsos do ID pelo EGO, pois estão ainda em fase de desenvolvimento de sua personalidade.  O mundo gira em torno de suas vontades e necessidades.

Nessa fase a criança não consegue segurar os ímpetos do ID que faz com que o desejo esteja acima de qualquer situação, nessa idade eles ainda não reconhecem os próprios sentimentos e reações, é precisa trabalhar o Ego e Superego para que as ponderações sobre os desejos sejam íntrisicas as necessiades.

As crianças estão agindo egocentricamente pelo ID, que não via as outras pessoas, penando apenas em satisfazer seus desejos controladamente.

Os professores no caso devem agir como o superego, que ainda etá ausente, pela idade das crianças.

 

 

Toda criança até  03 anos irá viver essa fase  egoísta, do "tudo é meu", uma vez que está sendo processado seu desenvolvimento, amadurecimento na formação de sua personalidade. Obviamente que ela vai entendendo que não poderá permanecer sozinha, vai querer interagir e desejar compartilhar. O psicólogo (a) sabendo disso vai tentar intermediar, com muito tato, a situação.

Respondendo com a visão Freudiana e Estudo Psicanalítico, entendemos que a atitude da Criança em não querer ou de ter dificuldade de emprestar "o brinquedo" ao Colega, está relacionado ao Inconsciente (ID) e Consciente (EGO). Mas, não podemos deixar de falar sobre o Behaviorismo, que nos explica que o "comportamento" está ligado ao ambiente familiar, cultural e social. Logo, agimos de acordo com o ambiente em que vivemos, como se fosse um processo de "Transferência"="Repetição".

Na minha visão, a Escola deve encontrar uma metodologia de aprendizagem, de acordo com a faixa etária das crianças envolvidas nesse processo. Com o propósito educativo e visão social, sobre "comportamentos adequados e inadequados" e a questão "humana".

Ex: Aplicar Desenhos Animados que tratem sobre a questão de "partilha", Atividades em Sala utilizando "Historinhas ou Contos" que também abordem o assunto em Pauta e Filmes Infantis, com o objetivo principal de fixar assuntos sociais.

Att:

Caroline Val

 

Na sala de aula nesta idade prevalece a principio o id, as crianças são egocêntricas e com o tempo aprendem a desenvolver a noção de espaço e empatia.

PreviousPage 18 of 50Next