Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 24 of 42Next

Para a psicanalítica freudiana, o fenômeno de narcisismo secundário se refere ao estágio do desenvolvimento da criança durante o qual ela passa a se identificar com outras pessoas e objetos, desenvolvendo a simpatia e empatia. Além disso, em sala de aula a professora deve ensinar às crianças sobre compartilhamento e cooperação e sobre dividir os brinquedos e trabalhar em equipe.

As crianças nessa idade são narcisistas, querem satisfazer seus próprios desejos em detrimento dos outros. Ainda não desenvolveram o superego o suficiente para entenderem as etiquetas sociais...

Nesta fase as crianças manifestando agindo pelo impulso do ID chamar atenção buscando apenas as formas sua própria atenção ainda não há uma desenvolvimento total do Superego.

Nessa fase da vida, o ego não consegue controlar os impulsos do id, dessa forma as crianças buscam a satisfação de suas vontades de forma egoísta não se importando em compartilhar os brinquedos. Em sala de aula a professora deverá promover um tempo para que cada criança possa ter acesso a determinado brinquedo, de maneira em que elas compartilhem e tenha seus desejos satisfeitos.

De acordo com a teoria de Freud, a estrutura da personalidade humana é composta por três partes: o id, o ego e o superego. O id é a parte mais instintiva da personalidade, responsável pelos desejos e impulsos mais básicos, como fome, sede, sono e sexualidade. O ego é a parte racional da personalidade, responsável por controlar os impulsos do id de acordo com as expectativas e normas sociais. O superego é a parte moral da personalidade, responsável por avaliar o comportamento do ego de acordo com padrões éticos e morais.

 

Na perspectiva psicanalítica, as crianças menores de cinco anos ainda estão em um processo de desenvolvimento da estrutura da personalidade, e por isso podem ter dificuldades em controlar os impulsos do id e seguir as normas sociais. Isso pode levar a situações de disputa pelos brinquedos, já que as crianças ainda não têm um ego desenvolvido o suficiente para controlar os impulsos e compreender as expectativas sociais.

 

Para lidar com essa problemática, é importante que a escola ofereça uma estrutura clara de regras e limites para as crianças, de modo que elas possam compreender as expectativas sociais e desenvolver o ego. Além disso, é importante que os professores ofereçam modelos de comportamento positivo e ensinem as crianças a compartilhar e respeitar os limites dos outros. Isso pode ajudar as crianças a desenvolver o superego e a compreender os padrões éticos e morais.

Nessa idade as crianças por conta do id querem satisfazer suas necessidades imediatas, portanto não sabem ainda controlar seus impulsos e pegam os brinquedos uns dos outros.

Já o ego considera a realidade, significa analisar os prós e contras de uma ação antes de controlar os impulsos ou ceder a eles.

E o superego é responsável pela concepção do que é certo ou errado, que é o que tem ser aprendido pelas crinaças.

Então trabalharia de forma lúdica essa questão, orientando crianças de forma que elas entendam que compartilhar o brinquedo com o (a) coleguinha é o certo a se fazer, desenvolvendo então o superego delas.

 

 

 

De acordo com Freud esse fenômeno acontece pela personalidade narcisista em querer ser e ter sempre para si , criando um mundo que gire em torno de si mesmo sendo brinquedos iguais tem se a sensação de possuir traz domínio sobre ambiente e pessoas (egocentrismo). a ideia principal é fazer com que entendam o valor do compartilhamento, nessa fase é possível trabalhar a sensação de trazer ao outro também alegrias , emprestar não significa perder o que se ama , mas sim firmar uma conexão maior entre os alunos .

 

Desejos, vontades e pulsões primitivas, formado principalmente pelos instintos e desejos orgânicos pelo prazer. A partir do ID, desenvolvem-se as outras partes que compõem a personalidade humana: Ego e Super

Nessa fase pré-escolar da infância é bastante comum comportamentos desse tipo, porque as crianças ainda estão em fase de construção de sua personalidade narcisista, estão com bastante predominância do ID, onde o foco é somente realizar o próprio desejo, não levando em consideração o desejo do outro com quem convive. A criança nessa idade está em desenvolvimento de linguagem e do pensamento simbólico e pensamento egocêntrico, ou seja, ela vê o mundo a partir de sua própria perspectiva. Nesse momento, a intervenção dos educadores se faz necessária no sentido de desenvolver atividades em grupo que possam gerar a consciência de equipe, partilha, solidariedade e companheirismo entre a equipe. Não é um trabalho muito fácil de ser realizado, porém necessário porque isso impacta diretamente na aprendizagem de todas as crianças envolvidas e impactará nas suas vidas de forma geral depois de adultas.

O egocentrismo infantil e sua onipotência narcísica não são meras dificuldades cognitivas a serem superadas. No caso dos alunos que brigam pelos brinquedos, ao desenvolver o ego eles passarão a pedir para pegar os brinquedos um do outro. Ou, no limite, o farão na ausência um do outro.

PreviousPage 24 of 42Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱