Desafio
Citação de Thaís Thabata de Lima da Cruz em janeiro 11, 2024, 7:29 amAs crianças nesse momentos através do Id refletem a incapacidade de compreensão entre si mesmos.Colocando como prioridade apenas seus desejos a serem atendidos.Sendo assim o superego traria a esse aspecto a compreensão necessária para que ambos possam vir a ter uma melhor comunicação e compreensão dos fatos.As professoras nessa caso poderia intervir trazendo do os para uma reflexão.
As crianças nesse momentos através do Id refletem a incapacidade de compreensão entre si mesmos.Colocando como prioridade apenas seus desejos a serem atendidos.Sendo assim o superego traria a esse aspecto a compreensão necessária para que ambos possam vir a ter uma melhor comunicação e compreensão dos fatos.As professoras nessa caso poderia intervir trazendo do os para uma reflexão.
Citação de Girlanio Castelo Dias em janeiro 12, 2024, 1:18 pmIsso está acontecendo devido a estrutura chamada id, que é a estrutura mais primitiva da psique, desprovido de qualquer organização, impulsionado pelo prazer e pela satisfação imediata. O que deverá acontecer é que outra estrutura chamada de ego, sofrerá uma adaptação as regras e convenções sociais a partir da formação do superego. Então a criança irá se adaptar as regras de convívio social, a medida que as regras lhe forem apresentadas.
Isso está acontecendo devido a estrutura chamada id, que é a estrutura mais primitiva da psique, desprovido de qualquer organização, impulsionado pelo prazer e pela satisfação imediata. O que deverá acontecer é que outra estrutura chamada de ego, sofrerá uma adaptação as regras e convenções sociais a partir da formação do superego. Então a criança irá se adaptar as regras de convívio social, a medida que as regras lhe forem apresentadas.
Citação de Usuário deletado em janeiro 12, 2024, 9:51 pmA explicação fornecida para o fenômeno é o narcisismo secundário. O egocentrismo infantil e sua onipotência narcísica não são apenas desafios cognitivos a serem superados, como proposto por Piaget; para Freud, envolvem desejo, afeto e a produção de realidades. No narcisismo secundário, há dois momentos: inicialmente, o investimento nos objetos; em seguida, esse investimento se reformula em direção ao próprio ego. Quando o bebe ou criança no caso é capaz de distinguir seu corpo do mundo externo, identifica suas necessidades e quem ou o que as satisfaz.
A explicação fornecida para o fenômeno é o narcisismo secundário. O egocentrismo infantil e sua onipotência narcísica não são apenas desafios cognitivos a serem superados, como proposto por Piaget; para Freud, envolvem desejo, afeto e a produção de realidades. No narcisismo secundário, há dois momentos: inicialmente, o investimento nos objetos; em seguida, esse investimento se reformula em direção ao próprio ego. Quando o bebe ou criança no caso é capaz de distinguir seu corpo do mundo externo, identifica suas necessidades e quem ou o que as satisfaz.
Citação de Analucia Braga de Castro em janeiro 16, 2024, 1:46 amDe fato as crianças usam de egocentrismo e só pensam nelas próprias que se tornou difícil o auto controle da situação!
De fato as crianças usam de egocentrismo e só pensam nelas próprias que se tornou difícil o auto controle da situação!
Citação de claudiojankovski em janeiro 17, 2024, 8:30 pmQuando analisado sob a óptica do tripé da psique, percebemos que ao se tratar do id, ego e superego, às crianças, até uma certa idade, são sob o crivo do id. Isso é percebido quando vemos o etnocentrismo em suas atitudes, como por exemplo, um brinquedo, onde é comum não quererem dividir, ou quererem para si, algo que não é delas.
Quando analisado sob a óptica do tripé da psique, percebemos que ao se tratar do id, ego e superego, às crianças, até uma certa idade, são sob o crivo do id. Isso é percebido quando vemos o etnocentrismo em suas atitudes, como por exemplo, um brinquedo, onde é comum não quererem dividir, ou quererem para si, algo que não é delas.
Citação de claudiojankovski em janeiro 17, 2024, 8:37 pmPode-se perceber que nessa fase as crianças apresentam comportamento egocêntrico, dando a entender como se o mundo girasse ao redor delas, devido sua formação psíquica ainda se encontrar em desenvolvimento. Mas é importante lembrar que o ID não possui contato com à realidade, satisfazendo-se com às fantasias, ou seja, sendo guiado puramente pelo desejo.
Pode-se perceber que nessa fase as crianças apresentam comportamento egocêntrico, dando a entender como se o mundo girasse ao redor delas, devido sua formação psíquica ainda se encontrar em desenvolvimento. Mas é importante lembrar que o ID não possui contato com à realidade, satisfazendo-se com às fantasias, ou seja, sendo guiado puramente pelo desejo.
Citação de Estevao Felipe em janeiro 19, 2024, 9:52 amManifestação do ID
Manifestação do ID
Citação de marcelopimentel81@gmail.com em janeiro 20, 2024, 3:50 pmo problema vivido pelos professores na sala de aula é a manifestação do ID. na sua forma primaria por conta da idade dos alunos com essa situação eles tem dificuldades de dividir e entender as necessidades das outras crianças por entender que só as suas próprias necessidades tem algum sentido.
E assim os professores devem encaminhar os estímulos corretos para formar e trazer um aprendizado de controle sobre o ID com estímulos coerentes com o ambiente e idade das crianças da sala de aula. para não influenciar de uma maneira errada os estímulos. que ao contrario de formar e ajudar as crianças poderia causar problemas no futuro na formação de uma psique saudável.
Pedagogos como capacidades de analise do ambiente e indivíduo podem fazer a maior diferença no futuro das crianças em evolução.
o problema vivido pelos professores na sala de aula é a manifestação do ID. na sua forma primaria por conta da idade dos alunos com essa situação eles tem dificuldades de dividir e entender as necessidades das outras crianças por entender que só as suas próprias necessidades tem algum sentido.
E assim os professores devem encaminhar os estímulos corretos para formar e trazer um aprendizado de controle sobre o ID com estímulos coerentes com o ambiente e idade das crianças da sala de aula. para não influenciar de uma maneira errada os estímulos. que ao contrario de formar e ajudar as crianças poderia causar problemas no futuro na formação de uma psique saudável.
Pedagogos como capacidades de analise do ambiente e indivíduo podem fazer a maior diferença no futuro das crianças em evolução.
Citação de edimar.1505 em janeiro 22, 2024, 8:45 amNesta idade é comum a questão do narcisismo, pois a criança entende que tudo deve girar entorno da sua satisfação. O que não deve ocorrer é imposição do compartilhamento dos brinquedos, mas a tentativa, promovida pelas cuidadoras/professoras, de assimilação às crianças da importância do compartilhamento, mostrando, inclusive, que logo o brinquedo compartilhado será devolvido, até que comece a haver o compartilhamento voluntário.
Nesta idade é comum a questão do narcisismo, pois a criança entende que tudo deve girar entorno da sua satisfação. O que não deve ocorrer é imposição do compartilhamento dos brinquedos, mas a tentativa, promovida pelas cuidadoras/professoras, de assimilação às crianças da importância do compartilhamento, mostrando, inclusive, que logo o brinquedo compartilhado será devolvido, até que comece a haver o compartilhamento voluntário.
Citação de rafaelslima em janeiro 23, 2024, 5:19 pmSeguindo a teoria de Freud, sobre o ID, EGO E SUPER-EGO, veja que uma criança de 5 anos conforme Wallon está na fase do Personalismo, fase esta que a efetividade nas crianças são mais afloradas, se ela ganhou de alguém um brinquedo, mesmo que seja o mesmo que tenha 10, ela vai querer o que ela ganhou. Para tentar conciliar esse conflito, oriento a Educadora a ter estratégia de brincadeiras que possa envolver a coletividade no ato de um precisar do outro, para trabalhar a noção de equipe e amizade. Aulas em Grupos ou Equipes para mostrar mesmo que criança, a importância do outro para vencer.
Seguindo a teoria de Freud, sobre o ID, EGO E SUPER-EGO, veja que uma criança de 5 anos conforme Wallon está na fase do Personalismo, fase esta que a efetividade nas crianças são mais afloradas, se ela ganhou de alguém um brinquedo, mesmo que seja o mesmo que tenha 10, ela vai querer o que ela ganhou. Para tentar conciliar esse conflito, oriento a Educadora a ter estratégia de brincadeiras que possa envolver a coletividade no ato de um precisar do outro, para trabalhar a noção de equipe e amizade. Aulas em Grupos ou Equipes para mostrar mesmo que criança, a importância do outro para vencer.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱