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Desafio

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Diante do tripé psicanalítico : id , ego e superego

As crianças ainda estão manifestando o seu id, elas tem o desejo de estar e querer os brinquedos das outras , sem se importar com o sentimento delas, ainda estão em formação do superego , que é o regulador dessa situação , pois ele acionaria o " limite" que algo está errado ;sendo assim as atividades em sala de aula seriam para ajudar a reforçar e induzir o superego que ainda está em formação.

A sugestão seria questões relacionais e socialização mediantes dinâmicas e brincadeiras voltadas para estimular esse convívio com gratificações e limites; em outras palavras, conversar com elas em grupos na linguagem que entendam e explicar que todos tem o direito de brincar afim de compartilhar os brinquedos.

A criança nessa idade está sob a influência do id, instância psíquica responsável pelo comportamento agressivo, pelo desejo, pela satisfação imediata de suas vontades e como ela ainda está em desenvolvimento não consegue controlar esses impulsos. Na psicanálise a agressividade (pulsão de morte) faz parte da natureza humana, mas essa energia pode ser direcionada a outros objetos para realizações socialmente benéficas, como no mecanismo de defesa a sublimação, moldando o sujeito para um convívio social sadio sem impedir seu desenvolvimento. Importante lembrar que são crianças com decisões de crianças levadas pelos seus impulsos e não é aconselhável impor o que para nós seria o correto e sim respeitar o espaço delas sem críticas , comparações e julgamentos, usando de estratégias  como  distrações, desviando atenção delas por uma nova brincadeira, uma música, uma história e assim tirar o foco do objeto de disputa.

 

As crianças tentam realizar seus desejos a todo custo ( id).
Neste caso, é importante uma atividade voltada ao convívio social.

Elas ainda estão na fase em que o a satisfação para o desejo precisa ser satisfeito ID. Elas não compreendem a nessecidade do amiginho em também querer o brinquedo e quer possuila para si.

ID aquelas crianças desejam ter os brinquedos para satisfazer suas vontades

EGO elas querem os brinquedos de todo jeito sem se portar com os outros como são crianças pequenas elas não conseguem frear a vontade de ter os brinquedos só pensam e não conseguem diferenciar os seus desejos .

No ambiente escolar, as interações sociais, as relações interpessoais ocorrem constantemente e com isso também surgem os conflitos entre as crianças, esses conflitos são naturais e necessários para o aprendizado da convivência. É necessário um acompanhamento de perto nas brincadeiras, na divisão de brinquedos ou qualquer outra situação , pois os conflitos podem ocorrer por vários motivos, por ciúmes, sentimento de posse entre tantos outros.

Como mediadora da situação, seria a comunicação, valorizando e incentivando a escuta, a tomada de decisões e assim estimular a refletir sobre as boas estratégias para a resolução de conflito.

Nessa fase o id q domina tudo.

Para n ter problemas posteriores é sentar e conversar com a criança,  mas fazer ela entender que o brinquedo é pr todos cada um brinca um pouco.

Nesta idade o Ego ainda esta em formação, portanto o id de certa forma esta ainda mais aflorado, ou digamos sem controle do ego, o egocentrismo e anseio de satisfazer seu desejo imediato é de fato as principais características no caso exposto. Neste momento do desenvolvimento deve-se trabalhar o convívio social, ato de partilhar. Ensinar a criança a dividir, compartilhar e ensinar sobre o sentimento de outras crianças é um bom aspecto a ser aperfeiçoado.

Neste caso, o ego não está completamente desenvolvido, ou seja, sua capacidade de mediar os impulsos do id em relação ao compartilhamento de brinquedos.

Como resultado, os alunos podem agir de acordo com os impulsos do id, que incluem a necessidade de possuir e controlar objetos de desejo, como os brinquedos.

Para lidar com essa situação em sala de aula, é importante implementar estratégias que ajudem no desenvolvimento do ego e do superego das crianças:

  1. Modelagem de comportamento: Os adultos na sala de aula devem servir como modelos de comportamento positivo, demonstrando o compartilhamento e a cooperação em suas próprias interações.
  2. Reforço positivo: Elogiar e recompensar os alunos quando eles compartilham e cooperam com os outros pode incentivar comportamentos desejados.

Ao implementar essas estratégias, os educadores podem ajudar no desenvolvimento saudável do ego e do superego das crianças, facilitando assim o processo de aprendizagem social e emocional, e promovendo um ambiente escolar mais harmonioso e colaborativo.

As crianças se encontram em uma fase em que não conseguem controlar o ID , ou seja há presente uma forte manifestação do Id. Neste caso como são com menos de cinco anos o Superego ainda não esta formado que seria o que daria equilíbrio. Portanto cabem as professoras desenvolverem métodos para que as crianças entendam quais os seus limites e o dos colegas e assim já irem formando a estrutura do superego .

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