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Desafio

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"Freud, compreende o brincar como um mecanismo psicológico, que permite à criança criar um mundo que atenda aos seus desejos e necessidades, na qual poderá repetir suas vivências, assim como fazer coisas que não estão ao seu alcance."

A fase da criança que não gosta de compartilhar seus brinquedos, com os amigos, não é porque ela seja mal-educada, este comportamento é característico do estágio de desenvolvimento cerebral, pois enquanto crianças, somos egoístas, mas a convivência social faz com que a criança supere essa condição. Assim, é importante o convívio da criança com outras crianças, ela vai evoluindo, a partir de técnicas que fazem com que as crianças troquem seus brinquedos com outras e assim por diante .

Em resumo, a psicanálise freudiana busca compreender o comportamento humano explorando os processos mentais inconscientes, os conflitos emocionais e a influência do desenvolvimento infantil na formação da personalidade.

Eu sentaria com as crianças para entender o que acontece no inconsciente, o que ela deseja, afim de entender.

A criança nessa fase não consegue controlar os impulsos do id, sendo assim e normal isso acontecer nessa idade o egocentrismo domina.Mas isso não impede de desenvolver um trabalho em sala de aula ensinando e direcionando essas crianças.

Podemos  ver claramente  nessas crianças  a manifestação  do Id e é seus egocentrismo  muitíssimo  comum nessa fase do desenvolvimento infantil.  Sabendo que isso é  perfeitamente  natural Podemos apartir daí  traçar  metodologia  para começarmos  a desenvolver nesse criança a necessidade  de partilhar  e assim ajudá-las  a desenvolveram  seu ego e super ego.

A partir da perspectiva freudiana, a dificuldade das crianças em compartilhar os brinquedos pode ser explicada em termos das interações entre as três estruturas da psique: o id, o ego e o superego. O id representa os impulsos instintivos e desejos primitivos, buscando a satisfação imediata das necessidades. O ego atua como mediador entre o id e o mundo exterior, buscando equilibrar as demandas do id com as realidades do ambiente. Por fim, o superego representa as normas e valores internalizados da sociedade.
No contexto da dificuldade das crianças em compartilhar os brinquedos, pode-se argumentar que o id está buscando a gratificação imediata de possuir um brinquedo desejado, sem considerar as necessidades ou desejos dos outros. O ego, por sua vez, pode estar lutando para equilibrar esses impulsos egoístas com a necessidade de interagir socialmente e seguir as regras da escola. O superego pode estar internalizando as normas sociais de propriedade e posse, reforçando a ideia de que é errado compartilhar ou ceder algo que é considerado seu.
Em relação ao que deverá acontecer em sala de aula, é importante que os educadores compreendam a dinâmica psicológica por trás do comportamento das crianças. Eles podem implementar estratégias que ajudem as crianças a desenvolver habilidades de compartilhamento e empatia, como promover atividades cooperativas, ensinar sobre a importância de considerar os sentimentos dos outros e reforçar comportamentos positivos de compartilhamento. Além disso, é fundamental que os educadores forneçam orientação e modelagem de comportamentos sociais saudáveis, ajudando as crianças a internalizar valores de cooperação e respeito mútuo.

Governadas pelo ID, visam a realização do gozo, da satisfação do desejo. Necessário fortalecer o Super ego, gerando nelas a empatia, o reconhecimento do Outro

As crianças de pouca idade está na estrutura do ID, onde todos os seus desejos devem ser realizados a bel-prazer, sem moral, sem barreiras, ela apenas que e pronto, então por isso é a fase "egoísta", pois ela não tem o freio "superego" envolvida em sua psique. É aí que entra os adultos na formação moral da criança, explicando o que deve e o que não deve fazer, fazer imposições e proibições. Onde ela saberá o que é moralmente aceito ou imoralmente não aceito.

Em sala de aula creio qua a professora deva usar a socializacao mediante dinamicas e brincadeiras.

"Diante dessa situação, de acordo com o id,ego e superego, nota-se que as crianças estão com o id aflorado, querendo satisfazer a si mesma,o ego está satisfazendo o id,mas há necessidade do superego que harmoniza, porém este está ausente sendo assim,o id visa o desejo imediato,como pegar o brinquedo do outro o ego satisfaz o id, porém para que haja concordância há necessidade da formação do superego o qual não se aplica nessa sala pois o superego começa a se formar a partir dos cinco anos e essas crianças têm apenas cinco anos."

A questão em si nos remete à existência da psique humana ancorada no tripé id, ego e superego. Nesse sentido, como o exemplo em discussão refere-se à crianças que estão numa faixa etária em que o id quase sempre prevalece, pois as demais etapas ainda serão desenvolvidas, é necessário desenvolver atividades coletivas através das quais possa ser trabalhada a ideia de ganhar e perder (como nos jogos) e ao mesmo tempo de compartilhamento.

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