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Desafio

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Nesta fase a criança está focada nos atos de controle, poder e satisfação relacionadas ao ID como dominador, contando que o Ego e Super Ego ainda está na fase de formação.  Ainda nesta idade,  criança está desenvolvendo sua independência e experimentando o poder de dizer “não" e pode haver manifestações de recusa no compartilhamento, porque a criança pode ver seus brinquedos como uma extensão de si mesma e uma maneira de exercer controle sobre seu mundo.

A ajuda que prestaria a professora como profissional, seria negociar com a criança, ajudando-a a compreender que compartilhar não significa perder permanentemente. Também pontuaria que é muito bom compartilhar e elogiaria por sua boa ação. E na continuação de uma boa conversa, diria que é importante compartilhar, que isso contribui para um mundo melhor, com boas amizades.

Em se tratando de desenvolvimento psicológico infantil, quem se destaca é Piaget. Para ele, os avanços cognitivos se estabelecem no conflito entre aprendizados.

Com isso, pode-se propor melhorias e corrigir erros nos diversos processos pedagógicos que cercam as pessoas em todas as suas fases de vida. A Psicologia do Desenvolvimento, principalmente, pode servir como importante instrumento no processo de ensino/aprendizagem de crianças e jovens. A partir disso, permite a construção de um relacionamento mais produtivo entre educadores e estudantes.

Não é possível ensinar de forma satisfatória se não houver transferência. Para isso, o aluno deve supor ao professor um determinado saber. A partir dessa suposição ou da ausência dela é que o professor se fundamenta, ou não, como uma figura de autoridade. O professor, na transferência, carrega algo que é do aluno e é por este revestido de uma importância especial, a qual lhe garantirá poder e autoridade em sala de aula.

Psicologia do desenvolvimento é responsável pelo estudo do ser humano ao longo de todas as suas fases de vida. Ela estuda como a cognição se desenvolve e como o comportamento muda durante a fase de crescimento. A criança nasce com uma série de respostas incondicionais e inatas, que através da experiência vão associando a outros estímulos. Através de processos muito simples, geram uma multiplicidade de comportamentos complexos.

De acordo com Freud a psique humana está organizada em três diferentes estruturas, a saber: ID; EGO e SUPEREGO.

  • ID - é a estrutura mais primitiva da psique humana, uma importante fonte de libido e é desprovido de qualquer organização, é impulsionado pelo prazer e pela satisfação imediata das necessidades.
  • EGO - os impulsos do ID podem ser satisfeitos por meio de uma gratificação atrasada, o EGO permitirá a gratificação somente nas circunstâncias adequadas.
  • SUPEREGO - se forma a partir da adequação do EGO  as regras e convenções sociais.

Após análise dessas três instâncias da psique humana, verifica-se a necessidade de se desenvolver o SUPEREGO, pois dessa forma as crianças não irão brigar e nem querer pegar o brinquedo do amigo, sem pedir autorização. Ressalta-se que de acordo com Freud, o SUPEREGO começa a ser desenvolvido a partir do quinto ano de vida, o que se dá através da intensificação do contato com a sociedade, como por exemplo através da escola. A partir dos 5 (cinco) anos de idade as relações sociais passam a ser melhor interpretadas pelos seres humanos.

Dentro de sala de aula as crianças precisam aprender a conviver com os colegas com ordem e respeito. Habilidades que são difíceis de serem trabalhadas em seres humanos que estão vivendo o auge do seu pensamento egocêntrico ou narcisismo infantil, que visa o seu próprio prazer e gratificações.

A psicanálise pode abordar a dificuldade das crianças em compartilhar brinquedos na educação infantil por meio de diferentes perspectivas:

1. **Complexo de Édipo e Rivalidade:** Segundo a teoria psicanalítica, as crianças passam por estágios de desenvolvimento emocional, incluindo o Complexo de Édipo, onde surgem sentimentos de rivalidade e ciúme em relação aos pais. Essa dinâmica pode ser projetada nos colegas de classe, manifestando-se na relutância em compartilhar os brinquedos, já que eles representam objetos de desejo e identificação.

2. **Necessidade de Posse e Controle:** A psicanálise destaca a importância do estágio de desenvolvimento anal, onde as crianças começam a formar sua identidade e compreensão sobre posse e controle. A relutância em compartilhar pode ser uma manifestação dessa fase, pois as crianças sentem a necessidade de controlar seus pertences e resistem a ceder o controle sobre eles.

3. **Inconsciente e Ansiedade:** A psicanálise ressalta a presença do inconsciente e emoções não resolvidas. A ansiedade de perder o controle sobre um objeto querido pode levar a criança a resistir ao compartilhamento, já que isso poderia desencadear sentimentos de insegurança ou perda.

4. **Desenvolvimento Moral:** Para Piaget, o desenvolvimento moral ocorre progressivamente, e as crianças na idade pré-escolar estão aprendendo sobre regras e normas sociais. A falta de compreensão das normas de compartilhamento também pode contribuir para a dificuldade em ceder brinquedos.

Esses fatores psicanalíticos sugerem que a resistência das crianças em compartilhar pode estar enraizada em aspectos inconscientes do desenvolvimento emocional e social. Abordar essa questão requer paciência, orientação e oportunidades consistentes para as crianças compreenderem e internalizarem as normas sociais de cooperação, compartilhamento e empatia com os outros.

Os brinquedos possuem diversos aspectos no desenvolvimento da criança, tendo em vista a série de habilidades psicomotoras que são potencializadas através da manipulação de brinquedos. No entanto, para a Psicanálise as brincadeiras quando observadas sob o olhar analítico, permitem acessar aspectos inconscientes da infância como a sexualidade, os conflitos e demais questões subjetivas. No caso da situação apresentada no desafio, é preciso observar os sintomas egocêntricos presentes na ação da criança querer a posse constante dos brinquedos. O Id se manifesta na criança que brinca como um sugestionador da gratificação inconsciente de manter o objeto de desejo (o brinquedo) sempre próximo, motivando também uma prática narcísica de ter sempre tudo o que deseja. Neste caso, a posse por objetos é uma maneira da criança expressar suas necessidade inconsciente de atenção, tendo em vista o Id e o Ego como estruturas primárias que trabalham juntas nestas situações.

Como vemos a criança ainda está no impulso do id aonde os responsável precisam de uma forma clara e responsável trazendo clareza ao progresso do desenvolvimento , para que a criança não venha também reprimir por falta da condução que o levará o progresso a gerenciar, como e tão importante essa faze que é também uma construção do todo.

 

O momento das crianças nessa faixa etária é o id dominando na totalidade, buscando satisfazer seus desejos. Orientaria as professoras promover atividades que ensinam a compartilhar.

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