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Desafio

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Para abordar as partir da perspectiva psicanalítica de Freud, consideraríamos as três estruturas da psique: id, ego e superego.

Estruturas Psíquicas:
- Id: Busca satisfação imediata dos desejos (como querer o brinquedo).
- Ego: Media entre os impulsos do id e a realidade; está em desenvolvimento nas crianças.
- Superego: Representa normas e moralidade; também em formação nessa idade.

Intervenções:
1. Educação Emocional:
- Ajude as crianças a reconhecer e expressar sentimentos de maneira saudável.

2. Desenvolvimento do Ego:
- Ensine técnicas de resolução de conflitos e a capacidade de esperar pela satisfação.

3. Reforço do Superego:
- Reforce normas sociais sobre compartilhar e respeitar os outros.
- Modele comportamentos positivos.

Colaboração com a Professora:
- Trabalhe de forma consistente e paciente, criando um ambiente de apoio.
- Forneça feedback contínuo e ajuste as estratégias conforme necessário.

Conclusão:
Essa abordagem ajuda as crianças a desenvolver habilidades emocionais e sociais, promovendo um crescimento saudável e harmonioso.

As crianças são dominadas pelo ID, uma vez que, ainda não desenvolveram o superego capaz de controlar seus desejos e impulsos.

A sugestão de trabalhos e atividades em equipes seriam importantes para que eles pudessem ter suas primeiras experiências, aprendendo a compartilhar, esperar e ter noção de limites.

Freud disse que o longo período de desenvolvimento infantil não é um período psicótico, mas um período em que os impulsos inconscientes são reprimidos.Tocar (ou atuar) e repetir. “A criança repete o que sabe e o que encontra, não memorizando, mas brincando de relembrar a vida, mencioná-la e explicá-la”. Portanto, cada repetição oferece uma oportunidade de explicar algo que não pode ser lembrado ou expresso em palavras. Na educação infantil elas aprendem o sentido de dividir, ou seja, a importância de emprestar o seu brinquedo e pegar emprestado o do amiguinho. O momento da brincadeira é ideal para ajudar a criança a se adaptar em ambientes diferentes e novas situações.

a crinça ainda esta criando o conciente congnitivo de pensamentos conjutivos dependente do ambiente observasee que natureza do ser humano e objetiva e cpmpleta

Bem complexa esta fase. Nos deparamos com "Estorias" fantasiosas nos quais adultos despreparados podem ferrar com terceiros apenas por interpretar mal o que a criança está falando.

Crinças mentem para se defenderem.

Deparei com criança que mordia e batia em toas as crianças e adultos e chorava como se a mesma fosse vitima, quando os responsaveis chegavam pra desviar atenção. Pasmem, o problema muitas vezes está nos pais que não dão limites e os filhos acabam se tronando infratores e depois criminosos, isto não está relacionado a condição social e sim a o Ego inflado dos pais que passam para os filhos.

Criança que não queria ir para a creche e mentiu que a professora bateu e professora foi desligada.

Dentre outros atos.

Pura manifestação do Id.

Por se tratar de uma escola infantil temos que nos ater ao inicio do desenvolvimento de mecanismos  psíquicos tratados por Henri Wallon em conjunto com Sigmund Freud. Segundo Freud o Id é um depósito de energia composto por um conjunto de impulsos inatos que seriam os instintos o que vai levar ao contato do individuo ao mundo na busca pela satisfação de suprir uma necessidade de seu desenvolvimento. Nesse processo impulsivo, emocional, sensorial e categorial entre 1 e 6 anos de idade surge a uma carência  que mobiliza energias em direção a satisfação no caso os brinquedos seriam os objetos correspondentes para suprir essa necessidade, ou seja, o brinquedo é uma imagem do objeto do instinto. Identificando o processo instintivo das crianças podemos clarificar a intermediação do ego entre desejo e realidade o que Freud vai chamar de uma nova estrutura de adaptação corporal de evolução do sujeito. Se trata aqui de criar uma relação de confiança, satisfação entre o professor, a criança e seus pares mostrando que o brinquedo em disputa será disponibilizado e que eles podem sem receios aguardar o momento de brincar com o brinquedo. É nessa adaptação de organização temporal começasse um processo de estabelecimento, haverá um agora de impaciência suportável, mas que também á um depois de satisfação estabelecendo correlações entre desejo e realidade sendo o ego o juízo da realidade. Ao se estabelecer novas possibilidades de equilíbrio das pulsões entre desejo e realidade o superego vai estruturar internamente na criança valores morais internalizando no seu eu (id) questionamentos do que pode ou não pode, do que é moralmente certo ou errado sendo ativamente buscado com persuasão valores de dignidade e respeito ao próximo. O superego nesse tripé é uma estrutura necessária para o desenvolvimento do grupo social ele é a consciência moral.

Segundo a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, o comportamento observado em uma turma de 5 anos que constantemente briga por brinquedos pode ser compreendido através de vários conceitos fundamentais da sua teoria do desenvolvimento psicossocial e da dinâmica psíquica:

Estágio Fálico

  • Fase do Desenvolvimento: Crianças de 5 anos estão tipicamente no estágio fálico do desenvolvimento psicosexual, que ocorre aproximadamente entre os 3 e 6 anos de idade. Durante essa fase, as crianças começam a explorar as diferenças entre os sexos e a identificar-se com o genitor do mesmo sexo.
  • Competitividade e Comparação: Nesse estágio, as crianças podem exibir comportamentos competitivos e de comparação com seus pares, o que pode se manifestar nas disputas por brinquedos, mesmo que sejam iguais. Este comportamento pode ser visto como uma forma de estabelecer dominância ou afirmar a sua posição dentro do grupo.

Id, Ego e Superego

  • Id: As crianças nessa idade são fortemente influenciadas pelo Id, a parte primitiva e instintiva da mente que busca gratificação imediata. O desejo de possuir o brinquedo pode ser um reflexo dos impulsos do Id.
  • Ego: O Ego, que é responsável por mediar os desejos do Id e a realidade externa, ainda está em desenvolvimento. As crianças podem ter dificuldade em esperar ou compartilhar, pois o controle do Ego sobre os impulsos do Id ainda não está totalmente estabelecido.
  • Superego: O Superego, que incorpora os valores e normas da sociedade e dos pais, também está em desenvolvimento. Nessa fase, as crianças começam a internalizar normas sociais, mas essa internalização ainda é incompleta, o que pode resultar em conflitos e brigas.

Ao entender o comportamento das crianças através da lente psicanalítica de Freud, podemos ver que as dificuldades em compartilhar brinquedos são uma manifestação do domínio do id e do desenvolvimento ainda incipiente do ego e superego. Estratégias educacionais que promovem o desenvolvimento dessas estruturas psíquicas podem ajudar a melhorar a dinâmica de compartilhamento e cooperação em sala de aula.

Na perspectiva psicanalítica, as crianças menores de cinco anos ainda estão em um processo de desenvolvimento da estrutura da personalidade, e por isso podem ter dificuldades em controlar os impulsos do id e seguir as normas sociais. Isso pode levar a situações de disputa pelos brinquedos, já que as crianças ainda não têm um ego desenvolvido o suficiente para controlar os impulsos e compreender as expectativas sociais.
Para lidar com essa problemática, é importante que a escola ofereça uma estrutura clara de regras e limites para as crianças, de modo que elas possam compreender as expectativas sociais e desenvolver o ego. Além disso, é importante que os professores ofereçam modelos de comportamento positivo e ensinem as crianças a compartilhar e respeitar os limites dos outros. Isso pode ajudar as crianças a desenvolver o superego e a compreender os padrões éticos e morais.

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