Desafio
Citação de Raquel Lima em junho 9, 2024, 3:14 pmCitação de Eneas Medina Martines em junho 1, 2024, 12:52 pmDo ponto de vista freudiano, os problemas de brigas por brinquedos em uma classe de crianças até 5 anos podem ser interpretados à luz das fases do desenvolvimento psicossocial e das dinâmicas do id, ego e superego.
Ponto de Vista Freudiano1. Fase do Desenvolvimento:
- Crianças até 5 anos geralmente estão na fase fálica do desenvolvimento psicosexual, que ocorre aproximadamente entre os 3 e os 6 anos de idade. Durante essa fase, as crianças começam a desenvolver sua identidade e a entender diferenças sexuais, além de experimentar os primeiros sentimentos de rivalidade e possessividade.2. Id, Ego e Superego:
- Id: Nesta idade, o id, que busca a gratificação imediata dos desejos e impulsos, é muito forte. As crianças querem o que desejam instantaneamente, sem considerar as necessidades dos outros.
- Ego: O ego, que tenta mediar entre os desejos do id e a realidade, ainda está em desenvolvimento. As crianças estão começando a aprender a negociar e a compartilhar, mas isso não é totalmente desenvolvido.
- Superego: O superego, que representa as normas sociais e morais internalizadas, também está se formando. As crianças ainda estão aprendendo o que é socialmente aceitável e justo.Interpretação e Resposta
- Desejo de Posse: Do ponto de vista freudiano, as brigas pelos brinquedos, mesmo sendo iguais, podem ser entendidas como uma manifestação do desejo de posse e controle, características do id. As crianças podem associar a posse de um brinquedo específico a um senso de poder e controle.
- Rivalidade: Freud sugere que durante a fase fálica, as crianças experimentam sentimentos de rivalidade e competição. A disputa pelos brinquedos pode ser uma expressão desses sentimentos, onde cada criança quer afirmar sua importância e obter a atenção da professora ou dos colegas.
- Desenvolvimento do Ego: As crianças estão em processo de aprender a negociar e compartilhar, habilidades que são mediadas pelo ego. As brigas indicam que essa mediação ainda está se desenvolvendo.
Estratégias de Intervenção
Para ajudar a reduzir os conflitos, a professora pode adotar algumas estratégias que apoiam o desenvolvimento do ego e do superego das crianças:
1. Ensinar Habilidades Sociais: Incentivar as crianças a verbalizar seus sentimentos e a negociar turnos pode ajudar a desenvolver suas habilidades sociais e de resolução de conflitos.
2. Reforço Positivo: Reforçar comportamentos de compartilhamento e cooperação com elogios e recompensas pode incentivar essas atitudes.
3. Modelagem de Comportamentos: Demonstrar como compartilhar e negociar pode ajudar as crianças a aprender esses comportamentos observando os adultos.
4. Regulação de Turnos: Implementar um sistema de turnos claro e justo para o uso dos brinquedos pode ajudar a diminuir a competição e a ansiedade em relação à posse.
Ao entender e aplicar essas estratégias, a professora pode ajudar as crianças a desenvolver melhor suas habilidades de interação social e a reduzir os conflitos na sala de aula.
Concordo
Citação de Eneas Medina Martines em junho 1, 2024, 12:52 pmDo ponto de vista freudiano, os problemas de brigas por brinquedos em uma classe de crianças até 5 anos podem ser interpretados à luz das fases do desenvolvimento psicossocial e das dinâmicas do id, ego e superego.
Ponto de Vista Freudiano1. Fase do Desenvolvimento:
- Crianças até 5 anos geralmente estão na fase fálica do desenvolvimento psicosexual, que ocorre aproximadamente entre os 3 e os 6 anos de idade. Durante essa fase, as crianças começam a desenvolver sua identidade e a entender diferenças sexuais, além de experimentar os primeiros sentimentos de rivalidade e possessividade.2. Id, Ego e Superego:
- Id: Nesta idade, o id, que busca a gratificação imediata dos desejos e impulsos, é muito forte. As crianças querem o que desejam instantaneamente, sem considerar as necessidades dos outros.
- Ego: O ego, que tenta mediar entre os desejos do id e a realidade, ainda está em desenvolvimento. As crianças estão começando a aprender a negociar e a compartilhar, mas isso não é totalmente desenvolvido.
- Superego: O superego, que representa as normas sociais e morais internalizadas, também está se formando. As crianças ainda estão aprendendo o que é socialmente aceitável e justo.Interpretação e Resposta
- Desejo de Posse: Do ponto de vista freudiano, as brigas pelos brinquedos, mesmo sendo iguais, podem ser entendidas como uma manifestação do desejo de posse e controle, características do id. As crianças podem associar a posse de um brinquedo específico a um senso de poder e controle.
- Rivalidade: Freud sugere que durante a fase fálica, as crianças experimentam sentimentos de rivalidade e competição. A disputa pelos brinquedos pode ser uma expressão desses sentimentos, onde cada criança quer afirmar sua importância e obter a atenção da professora ou dos colegas.
- Desenvolvimento do Ego: As crianças estão em processo de aprender a negociar e compartilhar, habilidades que são mediadas pelo ego. As brigas indicam que essa mediação ainda está se desenvolvendo.
Estratégias de Intervenção
Para ajudar a reduzir os conflitos, a professora pode adotar algumas estratégias que apoiam o desenvolvimento do ego e do superego das crianças:
1. Ensinar Habilidades Sociais: Incentivar as crianças a verbalizar seus sentimentos e a negociar turnos pode ajudar a desenvolver suas habilidades sociais e de resolução de conflitos.
2. Reforço Positivo: Reforçar comportamentos de compartilhamento e cooperação com elogios e recompensas pode incentivar essas atitudes.
3. Modelagem de Comportamentos: Demonstrar como compartilhar e negociar pode ajudar as crianças a aprender esses comportamentos observando os adultos.
4. Regulação de Turnos: Implementar um sistema de turnos claro e justo para o uso dos brinquedos pode ajudar a diminuir a competição e a ansiedade em relação à posse.
Ao entender e aplicar essas estratégias, a professora pode ajudar as crianças a desenvolver melhor suas habilidades de interação social e a reduzir os conflitos na sala de aula.
Concordo
Citação de Adilson Moreira Dias Junior em junho 12, 2024, 4:44 pmNo contexto das crianças menores de cinco anos na escola infantil, a predominância do id explica por que elas têm dificuldades em compartilhar brinquedos. O id impulsiona as crianças a buscar a gratificação imediata de seus desejos, como possuir e brincar com um brinquedo que elas querem naquele momento. Elas ainda não desenvolveram um ego forte o suficiente para mediar esses desejos com a realidade social (como a necessidade de compartilhar) ou um superego suficientemente robusto para internalizar e seguir as normas de comportamento social.
Para ajudar as crianças a superar essas dificuldades, os educadores podem adotar várias estratégias que promovam o desenvolvimento do ego e do superego:
- Ensinar e Modelar o Compartilhamento: Demonstrar e explicar as vantagens do compartilhamento, como fazer novos amigos e brincar juntos, pode ajudar as crianças a entender e internalizar essas normas.
- Estabelecer Regras e Limites: Criar regras claras sobre o compartilhamento e garantir que elas sejam consistentemente aplicadas. Regras e limites ajudam a desenvolver o ego, ensinando às crianças que não podem sempre obter o que querem imediatamente.
- Reforço Positivo: Elogiar e recompensar comportamentos de compartilhamento pode ajudar a fortalecer o superego das crianças, incentivando-as a repetir esses comportamentos no futuro.
- Atividades em Grupo: Promover atividades que exijam cooperação e trabalho em equipe pode ajudar as crianças a aprenderem a importância do compartilhamento e a desenvolver habilidades sociais.
- Histórias e Jogos: Utilizar histórias e jogos que enfatizem o valor do compartilhamento e da empatia pode ajudar a crianças a internalizar esses conceitos de forma lúdica e eficaz.
- Mediação de Conflitos: Ensinar técnicas de resolução de conflitos e mediar disputas entre as crianças pode ajudar a desenvolver o ego, mostrando-lhes como resolver problemas de maneira justa e pacífica.
Compreender o comportamento das crianças menores de cinco anos através da lente da psicanálise de Freud pode fornecer insights valiosos sobre suas dificuldades em compartilhar. Ao implementar estratégias que promovam o desenvolvimento do ego e do superego, os educadores podem ajudar as crianças a aprenderem a compartilhar e a se comportarem de maneira mais socialmente adequada.
No contexto das crianças menores de cinco anos na escola infantil, a predominância do id explica por que elas têm dificuldades em compartilhar brinquedos. O id impulsiona as crianças a buscar a gratificação imediata de seus desejos, como possuir e brincar com um brinquedo que elas querem naquele momento. Elas ainda não desenvolveram um ego forte o suficiente para mediar esses desejos com a realidade social (como a necessidade de compartilhar) ou um superego suficientemente robusto para internalizar e seguir as normas de comportamento social.
Para ajudar as crianças a superar essas dificuldades, os educadores podem adotar várias estratégias que promovam o desenvolvimento do ego e do superego:
- Ensinar e Modelar o Compartilhamento: Demonstrar e explicar as vantagens do compartilhamento, como fazer novos amigos e brincar juntos, pode ajudar as crianças a entender e internalizar essas normas.
- Estabelecer Regras e Limites: Criar regras claras sobre o compartilhamento e garantir que elas sejam consistentemente aplicadas. Regras e limites ajudam a desenvolver o ego, ensinando às crianças que não podem sempre obter o que querem imediatamente.
- Reforço Positivo: Elogiar e recompensar comportamentos de compartilhamento pode ajudar a fortalecer o superego das crianças, incentivando-as a repetir esses comportamentos no futuro.
- Atividades em Grupo: Promover atividades que exijam cooperação e trabalho em equipe pode ajudar as crianças a aprenderem a importância do compartilhamento e a desenvolver habilidades sociais.
- Histórias e Jogos: Utilizar histórias e jogos que enfatizem o valor do compartilhamento e da empatia pode ajudar a crianças a internalizar esses conceitos de forma lúdica e eficaz.
- Mediação de Conflitos: Ensinar técnicas de resolução de conflitos e mediar disputas entre as crianças pode ajudar a desenvolver o ego, mostrando-lhes como resolver problemas de maneira justa e pacífica.
Compreender o comportamento das crianças menores de cinco anos através da lente da psicanálise de Freud pode fornecer insights valiosos sobre suas dificuldades em compartilhar. Ao implementar estratégias que promovam o desenvolvimento do ego e do superego, os educadores podem ajudar as crianças a aprenderem a compartilhar e a se comportarem de maneira mais socialmente adequada.
Citação de Kelly Almeida em junho 16, 2024, 12:52 pmAs crianças menores de cinco anos têm dificuldades em compartilhar brinquedos porque ainda estão dominadas por seus impulsos básicos (o id), e não desenvolveram completamente a capacidade de controlar esses impulsos (o ego) ou considerar as regras e os outros (o superego). Para ajudar, as professoras podem:1.Mostrar como compartilhar e esperar a vez.2.Elogiar e recompensar quando elas compartilham.3.Estabelecer regras claras sobre o uso dos brinquedos.4.Ajudar as crianças a resolver brigas conversando.5.Ensinar as crianças a entender e expressar suas emoções.Isso vai ajudar as crianças a aprenderem a se controlar melhor e a se darem bem com os colegas.
Citação de linete.oliveira@outlook.com em junho 21, 2024, 3:49 pmPrimeiro conversaria com as professoras, explicando sobre o Id, Ego e Superego. Mostraria q as crianças são egoistas, querem tudo para si, satisfazendo o Id. Mas elas precisam de regras e modelos, aprender a dividir, brincar junto, compartilhar, postergar o momento de prazer, esperar, isso é estimular o Ego.
Primeiro conversaria com as professoras, explicando sobre o Id, Ego e Superego. Mostraria q as crianças são egoistas, querem tudo para si, satisfazendo o Id. Mas elas precisam de regras e modelos, aprender a dividir, brincar junto, compartilhar, postergar o momento de prazer, esperar, isso é estimular o Ego.
Citação de jhadbelar@gmail.com em junho 25, 2024, 12:48 amNo caso das crianças brigando por brinquedos, o id pode estar dominando, impulsionando cada criança a querer satisfazer seu desejo de possuir o brinquedo desejado sem considerar os outros. O superego ainda não está completamente desenvolvido nas crianças pequenas, o que limita sua capacidade de internalizar normas sociais de compartilhamento de maneira consistente.
Para lidar com essa questão na escola, a intervenção psicológica baseada na teoria Freudiana poderia incluir :
Educação sobre desenvolvimento emocional e social das crianças, explicando aos professores e pais que as crianças pequenas estão no estágio inicial de desenvolvimento do superego. Elas precisam de orientação e prática para aprender a compartilhar e respeitar os direitos dos outros;
Promoção de atividades de aprendizagem social, criando oportunidades estruturadas onde as crianças possam praticar habilidades de compartilhamento e cooperação. Isso pode ser feito através de jogos em grupo, brincadeiras cooperativas e discussões sobre sentimentos e necessidaes dos outros;
Modelagem de comportamento positivo, onde os adultos devem modelar comportamentos de compartilhamento e resolução pacífica de conflitos. Isso pode ajudar as crianças a internalizar esses comportamentos de maneira mais eficaz;
Reforço positivo, elogiando e recompensando as crianças quando elas compartilham voluntariamente ou resolvem conflitos de maneira construtiva podendo incentivar comportamentos positivos;
Portanto, a intervenção na escola deve focar no apoio ao desenvolvimento do superego e na promoção de habilidades sociais para resolver conflitos de maneira mais construtia.
No caso das crianças brigando por brinquedos, o id pode estar dominando, impulsionando cada criança a querer satisfazer seu desejo de possuir o brinquedo desejado sem considerar os outros. O superego ainda não está completamente desenvolvido nas crianças pequenas, o que limita sua capacidade de internalizar normas sociais de compartilhamento de maneira consistente.
Para lidar com essa questão na escola, a intervenção psicológica baseada na teoria Freudiana poderia incluir :
Educação sobre desenvolvimento emocional e social das crianças, explicando aos professores e pais que as crianças pequenas estão no estágio inicial de desenvolvimento do superego. Elas precisam de orientação e prática para aprender a compartilhar e respeitar os direitos dos outros;
Promoção de atividades de aprendizagem social, criando oportunidades estruturadas onde as crianças possam praticar habilidades de compartilhamento e cooperação. Isso pode ser feito através de jogos em grupo, brincadeiras cooperativas e discussões sobre sentimentos e necessidaes dos outros;
Modelagem de comportamento positivo, onde os adultos devem modelar comportamentos de compartilhamento e resolução pacífica de conflitos. Isso pode ajudar as crianças a internalizar esses comportamentos de maneira mais eficaz;
Reforço positivo, elogiando e recompensando as crianças quando elas compartilham voluntariamente ou resolvem conflitos de maneira construtiva podendo incentivar comportamentos positivos;
Portanto, a intervenção na escola deve focar no apoio ao desenvolvimento do superego e na promoção de habilidades sociais para resolver conflitos de maneira mais construtia.
Citação de Marco Aurelio em junho 26, 2024, 10:46 pmO Id, Ego, e Superego estruturam a psique humana e, nas crianças menores de 5 anos, o superego ainda não está desenvolvido, Assim, é necessário explicar aos professores que estas crianças estão se comportando impulsionadas pelo Id, sendo natural, nesta fase de idade. o desejo de satisfação pessoal do seu desejo, não considerando o sofrimento das outras crianças que, por sua vez, também desejam satisfazer seus próprios desejos! A sugestão a ser dada aos professores, é que promovam atividades onde cada criança sinta a dor de perder o objeto de seu interesse, e possam perceber outras crianças passando pelo mesmo experimento de dor, desenvolvendo um senso de empatia. Em seguida, os professores devem promover outras atividades onde as crianças entreguem umas às outras os diversos brinquedos disponíveis, de forma que possam se sentir gratificadas em dar e receber do outro! Com a repetição dos exercícios, cujos princípios sugeridos, sejam mantidos em diversas atividades diferentes entre si, se pretende alcançar o amadurecimento do Ego, no qual as crianças conscientemente passam a entender a sua relação umas com as outras, e com o meio em que vivem, fase intermediária para o desenvolvimento posterior do superego!
O Id, Ego, e Superego estruturam a psique humana e, nas crianças menores de 5 anos, o superego ainda não está desenvolvido, Assim, é necessário explicar aos professores que estas crianças estão se comportando impulsionadas pelo Id, sendo natural, nesta fase de idade. o desejo de satisfação pessoal do seu desejo, não considerando o sofrimento das outras crianças que, por sua vez, também desejam satisfazer seus próprios desejos! A sugestão a ser dada aos professores, é que promovam atividades onde cada criança sinta a dor de perder o objeto de seu interesse, e possam perceber outras crianças passando pelo mesmo experimento de dor, desenvolvendo um senso de empatia. Em seguida, os professores devem promover outras atividades onde as crianças entreguem umas às outras os diversos brinquedos disponíveis, de forma que possam se sentir gratificadas em dar e receber do outro! Com a repetição dos exercícios, cujos princípios sugeridos, sejam mantidos em diversas atividades diferentes entre si, se pretende alcançar o amadurecimento do Ego, no qual as crianças conscientemente passam a entender a sua relação umas com as outras, e com o meio em que vivem, fase intermediária para o desenvolvimento posterior do superego!
Citação de rodrigosoliveira em julho 1, 2024, 2:47 amExplicação do Fenômeno a Partir da Perspectiva Psicanalítica Freudiana
De acordo com Sigmund Freud, a psique humana é composta por três estruturas: id, ego e superego. Essas três estruturas interagem para moldar o comportamento humano de maneira complexa.
- Id: Representa os impulsos instintivos e desejos primários. É a parte da mente que busca satisfação imediata e é regida pelo princípio do prazer. No contexto das crianças menores de cinco anos, o id está fortemente presente, levando-as a querer brincar com os brinquedos imediatamente, sem considerar as necessidades ou desejos dos outros.
- Ego: Atua como mediador entre o id e a realidade. O ego opera pelo princípio da realidade, tentando satisfazer os desejos do id de maneiras socialmente aceitáveis e realistas. No caso das crianças na escola, o ego delas ainda está em desenvolvimento. Por isso, elas podem ter dificuldade em compartilhar ou esperar sua vez para brincar com os brinquedos.
- Superego: Representa os valores e normas internalizados da sociedade e dos pais. O superego busca impor padrões morais e éticos ao comportamento. Em crianças menores de cinco anos, o superego ainda não está completamente formado, o que contribui para o comportamento egoísta e competitivo observado na sala de aula.
Acontecimentos na Sala de Aula
Para abordar essa problemática na sala de aula, algumas ações podem ser implementadas:
- Educação Emocional e Social: Introduzir atividades que ajudem as crianças a reconhecer e expressar suas emoções de maneira saudável. Ensinar habilidades de empatia, compartilhamento e cooperação pode ajudar a desenvolver o ego e o superego.
- Regras Claras e Consistentes: Estabelecer e reforçar regras claras sobre o compartilhamento e o uso dos brinquedos. Isso ajuda a moldar o comportamento das crianças e a promover um ambiente de respeito mútuo.
- Exemplos e Modelagem: Os professores e cuidadores devem modelar comportamentos de compartilhamento e cooperação, servindo como exemplos positivos para as crianças.
- Resolução de Conflitos: Ensinar técnicas básicas de resolução de conflitos pode ajudar as crianças a resolverem disputas de maneira pacífica e justa.
- Reforço Positivo: Utilizar reforço positivo para recompensar comportamentos desejáveis, como compartilhar e cooperar, incentivando as crianças a repetir esses comportamentos.
Ao implementar essas estratégias, a escola pode ajudar a desenvolver o ego e o superego das crianças, promovendo um ambiente mais harmonioso e colaborativo.
Explicação do Fenômeno a Partir da Perspectiva Psicanalítica Freudiana
De acordo com Sigmund Freud, a psique humana é composta por três estruturas: id, ego e superego. Essas três estruturas interagem para moldar o comportamento humano de maneira complexa.
- Id: Representa os impulsos instintivos e desejos primários. É a parte da mente que busca satisfação imediata e é regida pelo princípio do prazer. No contexto das crianças menores de cinco anos, o id está fortemente presente, levando-as a querer brincar com os brinquedos imediatamente, sem considerar as necessidades ou desejos dos outros.
- Ego: Atua como mediador entre o id e a realidade. O ego opera pelo princípio da realidade, tentando satisfazer os desejos do id de maneiras socialmente aceitáveis e realistas. No caso das crianças na escola, o ego delas ainda está em desenvolvimento. Por isso, elas podem ter dificuldade em compartilhar ou esperar sua vez para brincar com os brinquedos.
- Superego: Representa os valores e normas internalizados da sociedade e dos pais. O superego busca impor padrões morais e éticos ao comportamento. Em crianças menores de cinco anos, o superego ainda não está completamente formado, o que contribui para o comportamento egoísta e competitivo observado na sala de aula.
Acontecimentos na Sala de Aula
Para abordar essa problemática na sala de aula, algumas ações podem ser implementadas:
- Educação Emocional e Social: Introduzir atividades que ajudem as crianças a reconhecer e expressar suas emoções de maneira saudável. Ensinar habilidades de empatia, compartilhamento e cooperação pode ajudar a desenvolver o ego e o superego.
- Regras Claras e Consistentes: Estabelecer e reforçar regras claras sobre o compartilhamento e o uso dos brinquedos. Isso ajuda a moldar o comportamento das crianças e a promover um ambiente de respeito mútuo.
- Exemplos e Modelagem: Os professores e cuidadores devem modelar comportamentos de compartilhamento e cooperação, servindo como exemplos positivos para as crianças.
- Resolução de Conflitos: Ensinar técnicas básicas de resolução de conflitos pode ajudar as crianças a resolverem disputas de maneira pacífica e justa.
- Reforço Positivo: Utilizar reforço positivo para recompensar comportamentos desejáveis, como compartilhar e cooperar, incentivando as crianças a repetir esses comportamentos.
Ao implementar essas estratégias, a escola pode ajudar a desenvolver o ego e o superego das crianças, promovendo um ambiente mais harmonioso e colaborativo.
Citação de Milena em julho 4, 2024, 4:57 pmEu faria uma regra de rodízio de brinquedos. Cada um brinca com o brinquedo da vez por 10 minutos.
Eu faria uma regra de rodízio de brinquedos. Cada um brinca com o brinquedo da vez por 10 minutos.
Citação de Catia Regina Lago Alves em julho 7, 2024, 3:37 pmAté os 5 anos, a criança passa por 3 fases: Oral, anal e fálica. Nessa idade o desejo pelo objeto é instintivo. O comportamento é narcisico. Tanto que os brinquedos são idênticos mas não há na criança a percepção disso. A dinâmica em sala de aula poderia ser a troca dos brinquedos com naturalidade.
Até os 5 anos, a criança passa por 3 fases: Oral, anal e fálica. Nessa idade o desejo pelo objeto é instintivo. O comportamento é narcisico. Tanto que os brinquedos são idênticos mas não há na criança a percepção disso. A dinâmica em sala de aula poderia ser a troca dos brinquedos com naturalidade.
Citação de Sandra de Cassia Barbosa da Cunha em julho 7, 2024, 10:02 pmAo brigar pelo brinquedo que está nas mãos da outra criança, a primeira criança que possui um brinquedo idêntico ao que está reivindicando está expressando um comportamento comum ao ID, que expressa os sentimentos primitivos do ser, pois ela ainda não desenvolveu o Ego e muito menos o Super-Ego.
Ao brigar pelo brinquedo que está nas mãos da outra criança, a primeira criança que possui um brinquedo idêntico ao que está reivindicando está expressando um comportamento comum ao ID, que expressa os sentimentos primitivos do ser, pois ela ainda não desenvolveu o Ego e muito menos o Super-Ego.