Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 33 of 43Next

Seis teorias do desenvolvimento humano: a Gestalt, a psicanalise, o behaviorismo, a psicologia congnitiva, Piaget e Vygotsky.

Aa crianças ainda não tem o superego desenvolvido, para que possam analisar que não devem querer o brinquedo que pertence a outra. Elas ainda não tem a capacidade de entendimento, ainda encontram-se no como Id e o Ego desenvolvidos, ou sejam tem o desejo e o ímpeto de realizar, não tendo ainda o filtro que o superego fornece de entendimento que nem tudo convêm. A professora terá que contar com a ajuda da família para explicações de como as crianças devem se comportar, paciência e ir ensinando o que pode e o que não pode.

Eles ainda não tem maturidade para entender o que se passa no seu inconsciente por isso os adultos devem até mesmo intuitivamente explicar os limites de cada um .

Na minha forma de ver as crianças estão desenvolvendo muito o seu id  , sendo que a principal  forma de resolver é através do superego que é regulador..

 

Mais devido a idade é necessário criar uma forma de afastar um pouco do ir e tentar desencadear o superego na sala de aula

Nessa fase as crianças suprem as suas necessidades, não reconhecem os acontecimentos a sua volta, nem a necessidade de seu colega. Uma fase em que tudo é dela, para ela e por ela...

Sugiro respeito, paciencia e direcionamento, onde as crianças entendam que todas podem brincar, suprir suas necessidades com focos diferenciados.

Nessa fase que antecede aos 5 anos de idade a criança é impulsionada pelo prazer e pela satisfação imediata das necessidades, ela está tomada pelo egocentrismo. Na situação que ocorreu na Escola, como as necessidades não foram satisfeitas imediatamente, gerou um estado de ansiedade e tensão entre os infantes.

Como as crianças não formaram seu superego e não tem distinção do certo ou errado, não conseguem ter clareza sobre seus atos. Desse modo o profissional teria que de uma forma organizada fazer dinâmicas que internalizasse limites para tais infantes.

Do ponto de vista freudiano, os problemas de brigas por brinquedos em uma classe de crianças até 5 anos podem ser interpretados à luz das fases do desenvolvimento psicossocial e das dinâmicas do id, ego e superego.
Ponto de Vista Freudiano

1. Fase do Desenvolvimento:
- Crianças até 5 anos geralmente estão na fase fálica do desenvolvimento psicosexual, que ocorre aproximadamente entre os 3 e os 6 anos de idade. Durante essa fase, as crianças começam a desenvolver sua identidade e a entender diferenças sexuais, além de experimentar os primeiros sentimentos de rivalidade e possessividade.

2. Id, Ego e Superego:
- Id: Nesta idade, o id, que busca a gratificação imediata dos desejos e impulsos, é muito forte. As crianças querem o que desejam instantaneamente, sem considerar as necessidades dos outros.
- Ego: O ego, que tenta mediar entre os desejos do id e a realidade, ainda está em desenvolvimento. As crianças estão começando a aprender a negociar e a compartilhar, mas isso não é totalmente desenvolvido.
- Superego: O superego, que representa as normas sociais e morais internalizadas, também está se formando. As crianças ainda estão aprendendo o que é socialmente aceitável e justo.

Interpretação e Resposta

- Desejo de Posse: Do ponto de vista freudiano, as brigas pelos brinquedos, mesmo sendo iguais, podem ser entendidas como uma manifestação do desejo de posse e controle, características do id. As crianças podem associar a posse de um brinquedo específico a um senso de poder e controle.

- Rivalidade: Freud sugere que durante a fase fálica, as crianças experimentam sentimentos de rivalidade e competição. A disputa pelos brinquedos pode ser uma expressão desses sentimentos, onde cada criança quer afirmar sua importância e obter a atenção da professora ou dos colegas.

- Desenvolvimento do Ego: As crianças estão em processo de aprender a negociar e compartilhar, habilidades que são mediadas pelo ego. As brigas indicam que essa mediação ainda está se desenvolvendo.

Estratégias de Intervenção

Para ajudar a reduzir os conflitos, a professora pode adotar algumas estratégias que apoiam o desenvolvimento do ego e do superego das crianças:

1. Ensinar Habilidades Sociais:  Incentivar as crianças a verbalizar seus sentimentos e a negociar turnos pode ajudar a desenvolver suas habilidades sociais e de resolução de conflitos.

2. Reforço Positivo: Reforçar comportamentos de compartilhamento e cooperação com elogios e recompensas pode incentivar essas atitudes.

3. Modelagem de Comportamentos: Demonstrar como compartilhar e negociar pode ajudar as crianças a aprender esses comportamentos observando os adultos.

4. Regulação de Turnos: Implementar um sistema de turnos claro e justo para o uso dos brinquedos pode ajudar a diminuir a competição e a ansiedade em relação à posse.

Ao entender e aplicar essas estratégias, a professora pode ajudar as crianças a desenvolver melhor suas habilidades de interação social e a reduzir os conflitos na sala de aula.

Raquel Lima has reacted to this post.
Raquel Lima

Como elas estão em fase de crescimento não tem maturidade agindo com id ego como narcisista só conhece sentimento de raiva frio comida sono sentimento primitivo ter um acompanhamento de profissional pra educar ensina a empatia não agredir o coleguinha sobre emprestar o brinquedos ou até mesmo dividir tentar fazer as crianças desenvolver trabalho em equipe

Essa fase envolve características egocêntricas, que nesse processo de formação e necessário o exercício da partilha, seja através de dinâmicas de grupo, atividades coletivas, porque apesar da dificuldade aparente de controle do id é possível direcionar as ações e o desenvolvimento das crianças, e a partir dai conseguir identificar  as personalidades narcisista, e utilizar as ferramentas necessárias para auxilia-los.

É importante  ter um momento  onde vai ser explicado e exemplificado  que os brinquedos são iguais e devem ser dividos, que é possível  brincar juntos. Pois o superego ainda está em formação.

 

PreviousPage 33 of 43Next