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Desafio

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ID,EGO E SUPEREGO. São instância cerebrais em formação onde nesta fase de pré escola, as crianças estão  com i ID ( desejo de plena satisfação, e quando isso não ocorre  acarreta o desequilíbrio emocional, justamente para obter este desejo satisfeito), mas também encontram-se na fase de desenvolvimento do ego, justamente a instância que traz o equilíbrio desse desejo, dessa demanda infantil, o ego opera com base na realidade que eles estão vivenciando no momento, justamente o ensino sobre dividir, mas entra em conflito com o ID ainda, buscando equilibrar  o desejo desta satisfação  com a realidade ensinada na sala de aula. É um período onde a criança deseja e quer tudo para si o Narcisismo Primário, perfeitamente normal, pois o mundo da criança ainda é ela, estão aprendendo sobre interação com os pares e como conviver neste meio.

Sugiro atividades  em conjunto, onde uma criança descubra a outra, brincadeiras onde é possível brincar de  2ou 3,  diálogos e exemplos sobre compartilhar, atividades de regulação emocional, também são bem vindas .

As crianças que estão na educação infantil se encontram na estância entre o ID e o EGO, seu desejo e satisfação estão em primeiro lugar. A fase egoica em pleno desenvolvimento pode evidenciar um traço individualista, em alguns casos, dependendo dos estímulos externos, através dos familiares, a criança avançar um pouco na estância do SUPEREGO, onde ela irá interagir com as normas e regras de convivência com outras crianças.

Na psicopedagogia, existem ferramentas para intervir e inserir a dinâmica apropriada na resolução dos conflitos, com estímulos positivos e negativos e aplicação de didáticos que estimule ao partilhamento de objetos, espaços, e atividades em grupo.

 

Primeiramente, gostaria de expor um parecer pessoal a suposição criada e a pergunta realizada a seguir. Vejamos, uma situação na escola entre crianças menores de 5 anos (0 a 4), sabendo que o período da pré-escola  é formado pela Educação Infantil, e por definição é direcionado a crianças de 0 a 6 anos, indo do berçário à pré-escola. Cabe destacar que a escola procura o profissional formado em psicologia para dar uma formação sobre a problemática na escola, deixando a entender que seria orientações as professoras. Então, o que poderia responder é que se fosse o profissional da área da psicologia, agindo dentro da ética profissional, não atuaria como psicanalista. E por faltar muitas informações, procuraria saber o que realmente a escola deseja,  que período escolar, a faixa etária das crianças envolvidas, se tem ou não psicopedagogas na escola, quais abordagens foram tomadas pelas professoras que não surtiram efeito, para fazer o estudo de situação, análise situacional, para saber como tomar as medidas cabíveis, e caso julgasse necessário uma ação no campo psicanalítico, trataria primeiramente com à direção da escola, pois ficou abrangente a faixa etária na suposição e subjetivo a pergunta em si, sem mencionar mais uma vez que a escola procurou o profissional da psicologia e não o psicanalista.

Entretanto de uma perspectiva psicanalítica diria que as crianças em questão estariam em suas fases anal e/ou fálica, neste período que está sendo formado o ego, e ainda operando fortemente o Id.

Segundo Freud, a libido influencia todas as experiências humanas na busca da satisfação e do prazer imediato. Nas crianças menores de 5 anos a psique tem desenvolvido apenas o id e o ego. O Id é a estrutura mais primitiva e é uma importante fonte de libido. Isto significa que são impulsionadas pelo prazer e satisfação imediatos.

Se o brinquedo gera prazer, as crianças ficam entretidas. Elas não tem noção da necessidade das outras crianças. O trabalho a ser desenvolvido, é no sentido de mostrar a elas o quão é bom e prazeroso a brincadeiras com as outras crianças, a interação. Realizar brincadeiras e jogos em grupos, favorecendo a troca de brinquedos.

  1. De acordo com a teoria freudiana, este padrão de comportamento é completamente  esperado, principalmente  no ambiente infantil onde os impulsos dado ID estão latentes. Podemos abordar esta situação mostrando para todas as crianças  que elas terão  seu prazer de pegar a brinquedo  saciados,  apenas se o Ego, ( a parte que se relaciona com o mundo externo ) respeitar a sua vez , onde todas as crianças terão  5 minutos com cada brinquedo  e depois todas trocaram de brinquedo com o colega, claro que aquelas crianças  com o superego mais aguçado ( cuja a função é quase de um juiz,  diante do ego e dos impulsos do id) poderam até divergir um pouco,  mas estamos aqui para uma construção  de comportamento sadia.
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@garcez131313

De acordo com a teoria psicanalítica de Freud de 3 a 6 anos, a criança está no estágio fálico , que implica em conflitos complexos, por exemplo, o complexo de Édipo ou de Electra, que entre outros aspectos diz respeito às dinâmicas de posse e rivalidade. Estas dinâmicas podem levar as crianças a disputar os brinquedos por ciúme ou rivalidade.

Em crianças desta idade o princípio do prazer ainda é dominante, o que pode gerar um comportamento possessivo, que leva à resistência em compartilhar.

Outro aspecto a ser considerado é que nesta idade o ego ainda está se desenvolvendo, o que equivale a dizer que o id inúmeras é predominante, desencadeando comportamentos impulsivos, egocêntricos e possessivos, elas querem a satisfação de seus desejos imediatos, ao mesmo tempo que ainda não conseguem se colocar no lugar do outro, habilidade que se desenvolve conforme o ego amadurece.

 

Uma estratégia para resolver o problema  é incentivar o compartilhamento e a colaboração por meio de brincadeiras em grupo, aplicando o reforço positivo através de elogios aos comportamentos de cooperação para implementar e fortalecer valores positivos.

Nesse caso exemplificado as crianças estão ainda na fase do id, segundo a teoria do behaviorismo ou comportamental de Freud. Nessa fase elas desejam apenas satisfazer o prazer, em que nesse caso é brincar com os objetos. Certamente a professora vai ter sempre essa dificuldade , justamente pela idade das crianças. Será mais fácil na fase de adolescência dessas crianças, em que já se inicia a formação do ego que se origina a partir do id.

ID- visa a gratificação imediata para o desejo, assim uma criança deseja pegar algo como o brinquedo por exemplo.

EGO- satisfaz o ID mais retarda sua gratificação, porque ele reconhece as necessidades das outras pessoas, no caso dos alunos que brigam pelo brinquedos ele irão pedir para pegar.

O ego faz o papel de mediador entre as exigências do id e do mundo externo, age conforme o princípio de realidade empenha-se em reduzir a tensão do id até encontrar o objeto para satisfazê-lo.

O superego é a moralidade, as regras, sua função é inibir a satisfação do id.

abraços

Para a psicanalitica freudiana, o fenomeno de narcisismo secundario se refere ao estagio do desenvolvimento da criança durante o qual ela passa a se identificar como outras pessoas e objeto, desenvolvendo a simpatia e empatia.

O egocentrismo infantil e sua onipotencia narcisica nao sao mera dificuldades congnitivas a serem superadas como em Piaget para Freud, mas deseja, afeto, que produzem realidades.

No narcisismo secundario ha dois momentos: O primeiro o investimento nos objetos, e depois esse investimento reforma para o seu (ego). Quando o bebe ja e capaz de diferenciar seu propio corpo do mundo externo, ele indentifica suas necessidades e quem ou o que as satisfaz.

 

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