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Desafio

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 Resumo das principais teorias do desenvolvimento humano:

  1. Teoria Psicanalítica de Freud: Freud propôs uma série de estágios do desenvolvimento psicossexual, incluindo a fase oral, anal, fálica, latente e genital, cada uma caracterizada por conflitos específicos e áreas de gratificação.
  2. Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget: Piaget delineou quatro estágios do desenvolvimento cognitivo - sensoriomotor, pré-operacional, operações concretas e operações formais - nos quais as crianças constroem ativamente seu conhecimento do mundo por meio da assimilação e acomodação.
  3. Teoria Socioconstrutivista de Vygotsky: Vygotsky enfatizou o papel do ambiente social e da interação com os outros no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu conceitos como a zona proximal de desenvolvimento e a mediação social, destacando a importância da instrução e do suporte social na aprendizagem.
  4. Teoria do Apego de Bowlby: Bowlby propôs que o apego seguro entre o bebê e o cuidador é fundamental para o desenvolvimento emocional saudável. Ele descreveu diferentes estilos de apego, como seguro, inseguro-ambivalente e inseguro-evitativo, e seu impacto nas relações futuras.
  5. Teoria do Desenvolvimento Moral de Kohlberg: Kohlberg delineou seis estágios do desenvolvimento moral, agrupados em três níveis: pré-convencional, convencional e pós-convencional. Ele argumentou que o desenvolvimento moral é impulsionado por um processo de internalização de normas sociais e valores.
  6. Teoria Bioecológica do Desenvolvimento de Bronfenbrenner: Bronfenbrenner propôs que o desenvolvimento humano é influenciado por sistemas concêntricos, incluindo o microsistema (ambiente imediato), o mesossistema (interações entre microsistemas), o exossistema (contextos indiretos) e o macrosistema (valores culturais e sociais).

Essas teorias oferecem diferentes perspectivas sobre como os seres humanos crescem e se desenvolvem ao longo da vida, considerando aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.

As crianças nessa fase pre escolar manifestam seus desejos seus prazeres através do Id Ego e superego

Neste contexto apresentado pela professora, podemos observar que as crianças estão com seu ID bem aguçado querendo serem satisfeitas independente do sentimento das outras crianças.

Somente aos 5 anos de idade, a criança começa a desenvolver o superego, o qual irá fornecer julgamentos e juízos de valores. Dessa forma, esses alunos ainda não conseguem controlar seus impulsos, provocados pelo id, os quais foram satisfeitos ao longo do desenvolvimento. Sendo assim, a orientação para esses casos é conversar com as crianças, em linguagem apropriada à idade, sobre partilhar os brinquedos, incentivando a interação entre elas, além de comentar sobre suas emoções e mostrar formas de lidar com as frustrações. Isso auxilia o desenvolvimento do superego.

são as instancias nas quais as formas da mente se dividem para regular o ser humano em seus impulsos instintivos, as regras sociais e como se navega no mundo

Na perspectiva psicanalítica, as crianças brigando por brinquedos podem ser entendidas através do conceito de "conflito edipiano", proposto por Sigmund Freud. De acordo com Freud, durante o período fálico do desenvolvimento infantil, por volta dos 3-6 anos de idade, as crianças experimentam um complexo de Édipo ou de Electra, onde desenvolvem sentimentos amorosos pelo progenitor do sexo oposto e rivalidade ou hostilidade em relação ao progenitor do mesmo sexo.

Quando duas crianças estão brigando por um brinquedo, isso pode refletir a expressão desses conflitos edipianos. Por exemplo, um menino pode ver um brinquedo como um símbolo de poder e status, e disputar com outra criança como uma forma de competição pelo afeto do progenitor do sexo oposto. Da mesma forma, uma menina pode lutar por um brinquedo como uma forma de afirmar sua identidade e independência em relação ao progenitor do mesmo sexo.

Além disso, as brigas por brinquedos também podem refletir questões relacionadas à frustração, territorialidade e aprendizado social. Os brinquedos podem representar objetos de apego emocional e fontes de gratificação, e as crianças podem recorrer à agressão ou competição para satisfazer suas necessidades ou desejos em um estágio de desenvolvimento onde ainda estão aprendendo a regular suas emoções e interações sociais.

no caso em questão, parece que o Ego esta se submetendo ao Id, as crianças alimentam seu desejo sem se preocuparem com o seus semelhantes, o Superego seria o agente regulador deste conflito mas parece não esta formado ainda.

realizaria um trabalho com analise mutua, pais e crianças, e também estimularia uma das crianças, caso houvesse, que se relaciona melhor com as demais, a iniciar o processo de troca e daria-lhe alguma recompensa como forma de estimulo posterior. e continuaria a analise.

Para Freud, a fase latência compreendida entre 5-6 anos a 11-12 anos, e a fase dos desejos. A fase de formação do superego voltadas aos objetivos mais socialmente, citando como exemplo, escola, onde são introjetados conteúdos superegoicos, advindos principalmente dos pais.

De acordo com Freud,  nessa fase, as crianças estão aprendendo a lidar com suas vontades e impulsos, o que pode resultar em comportamentos egocêntricos e dificuldade em compartilhar

Importa agora incentivar as crianças a desenvolverem habilidades de cooperação, empatia e respeito.   O que pode ser feito atraves de algumas estratégias como por exemplo:

- Estabelecer regras claras sobre o compartilhamento de brinquedos e reforçá-las constantemente;

- Incentivar atividades em grupo que estimulem a colaboração e o trabalho em equipe;

- Elogiar e recompensar as crianças quando demonstrarem comportamentos positivos de compartilhamento;

- Promover brincadeiras e situações que incentivem a troca e o compartilhamento de brinquedos;

- Ensinar as crianças a expressarem seus sentimentos e resolverem conflitos de forma pacífica.

 

 

É uma fase onde o Id é muito forte, o superego já começa a aparecer. Mais principalmente por ser um momento de empolgação para as crianças, onde se vêem rodeadas de pessoas diferentes.

Elas nessa face não conseguem diferenciar se das outras crianças, não compreendem que são diferentes e cada qual tem a sua necessidade, elas estão focada em si mesma e por isso choram quando alguém as contrariam.

Eu falaria sobre a importância do ambiente onde elas estão inceridas , a prática de fortalecimento do super ego com atividades para essa compreensão, para a necessidade de compartilhar.

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