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Desafio

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Uma vez que o super ego não está desenvolvido e a criança ainda não tem controle sobre seus desejos e comportamentos, falta de "filtro", caberá ao profissional convidado pela escola esclarecer que, nesse idade não será fácil instruir as crianças a respeitarem as demais crianças e seus pertences, sendo, portanto, desafiador para os adultos que estarão no cuidado dessa classe. Uma estratégia poderia ser desenvolvida para minimizar o conflito, por exemplo, de tempos em tempos o adulto trocar os brinquedos entre as crianças.

As crianças têm dificuldades em compartilhar brinquedos por cauda das necessidades imediatas (id), que as fazem querer ter posse de tudo, e às regras sociais (superego), que as fazem sentir culpa quando não conseguem compartilhar e cooperar com os colegas. O ego, que ainda está se desenvolvendo, tem que aprender a equilibrar todas essas situações.

Na sala de aula, seria interessante adotar estratégias como educação emocional, modelagem de comportamento, regras claras, negociação e diálogo para ajudar as crianças a aprender a compartilhar e viver bem em sociedade desde cedo.



O id da criança se manifesta em valorizar o desejo do ego sendo assim que controlar a percepção pode resolver aos conflitos em sala de aula

Para Freud, a psique humana está apoiada no  tripé: id, ego e superego, id estrutura mais primitiva da psique e mais importantes nos primeiros anos de vida. O ego opera com base na realidade e é uma instância que busca satisfazer os desejos do id, considerando os limites impostos pela realidade. O Superego, segundo Freud, começa a surgir por volta dos cinco anos de idade.

O comportamento das crianças em fase ao seu desejo de , reter e sentir , a pose dos brinquedos em seu domínio , dá-se pelo desenvolvimento comportamental,  caracterizado pelas estruturas destacadas por Sigmund Freud, onde para cada indivíduo a pulsão e vigor são destacadas pela ação do ID em contraponto ao Ego e Super Ego; estando todos juntos e indistintos, porém , com a presença do meio , e a relação social, descobrira-se em cada individuo mecanismos que definirão seus comportamentos.

Analise e observação para diferenciar e adequar as abordagens

poder de persuasão

Uma criança de 5 anos de idade ainda está desenvolvendo o senso de certo e errado mas por enquanto são dominadas pelo id que é impulsivo e egoísta. A criança nessa idade não se preocupa com os direitos ou sentimentos alheios pois ela simplesmente os desconhecem.

Id é a fonte de nossa energia psíquica , e representa a nossa libido .O Ego é desenvolvido a partir do nosso id e tem o intuito de tornar nossosa impulsos efetivos,como se fosse nosso princípio de realidade . O superego é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade que vivemos .

A explicação diante da psique que envolve o id, ego e superego. Nesta fase onde o egocentrismo somado ao narcisismo, onde ocorre a criança o pensamento de dominação, no caso os brinquedos sendo iguais ou não. Acarretaria essa necessidade no desenvolvimento que se faz a cumprir, ao meio social. Sendo assim, eu como o psicólogo a tratativa seria o seguinte : brinquedos diversos, mostrando a eles que se envolver em brincadeiras haverá conflitos. E para amenizar utilizar exemplos e conversas de acordo com a idade para lhes mostrarem onde estão errando em não querer compartilhar os brinquedos em si, e assim avaliar o melhor caminho.

Esse comportamento pode ser explicado por vários aspectos do desenvolvimento infantil, que podem ser compreendidos pela psicanálise integrativa.

  1. Fase do Desenvolvimento: Segundo a teoria psicanalítica, as crianças passam por estágios de desenvolvimento emocional e psicológico. Na idade de 5 anos, elas estão em uma fase em que estão começando a desenvolver um senso de identidade e autonomia. A posse de objetos, como brinquedos, pode ser uma maneira de afirmar sua individualidade e se sentirem seguras.
  2. Complexo de Édipo: Durante o estágio fálico do desenvolvimento, as crianças podem experimentar o que Freud chamou de complexo de Édipo. Isso envolve sentimentos de rivalidade e ciúme em relação aos pais do sexo oposto. Esses sentimentos podem ser projetados em outras crianças, especialmente ao competir por recursos limitados, como brinquedos.
  3. Necessidade de Afirmação: Crianças de 5 anos estão começando a entender a importância de serem reconhecidas e valorizadas pelos outros. Brigar por brinquedos idênticos pode ser uma forma de buscar validação social e atenção dos colegas e dos adultos presentes.
  4. Falta de Habilidades Sociais Desenvolvidas: Nessa idade, as crianças ainda estão aprendendo a compartilhar e a resolver conflitos de forma construtiva. Elas podem não ter desenvolvido completamente as habilidades sociais necessárias para negociar e cooperar com os outros de maneira eficaz.

A psicanálise integrativa aborda esses comportamentos examinando não apenas os aspectos inconscientes, como os mencionados acima, mas também considerando fatores ambientais, culturais e individuais que podem influenciar o comportamento das crianças. Oferecer orientação e apoio para ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais, como empatia, resolução de problemas e comunicação assertiva, pode ser fundamental para lidar com conflitos e promover interações saudáveis entre elas.

Para resolver o problema de crianças brigando por brinquedos idênticos na escola, é essencial promover habilidades sociais e emocionais. Isso inclui ensinar a importância do compartilhamento, modelar comportamentos positivos, estabelecer regras claras, promover a comunicação e a empatia, orientar a resolução de conflitos e reforçar comportamentos positivos. A colaboração entre escola e pais também é fundamental para garantir consistência e apoio em todos os ambientes.

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