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Desafio

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Está é a fase do egocentrismo, a criança entende que tudo é dela, se tratando de uma fase natural do ser humano, mais ao mesmo tempo importante ter estratégias para que as brigas diminuam, eu faria uma palestra informal usando recursos que pode ser com musicalização, teatro de fantoches ou teatro de pessoas com fantasias, e a abordagem teria que ser bem leve sem julgamento, mais educando a criança a ter a percepção de : dividir, emprestar e respeitar o outro, vários materiais podem surgir destas palavras e chegar diante das crianças, apresentando formas diferentes de convívio com os coleguinhas.

As crianças estão passando pela fase fálica, complexo de Édipo e ainda não tem estruturada a instância psíquica chamada superego, portanto os seus desejos não estão submetidos às regras e leis sociais, sendo assim, os desejos são satisfeitos de acordo com as pulsões vindas do id sem limitações, já que é o superego que impõe os limites necessários para a convivência social.

Freud  considera  que  o  libido marca a  influência todas  as  influências humanas, e  assim  sendo  a  interação dos individuos  com o  meio  se  dá  em  uma  constante busca pela  satisfação  do  prazer no  meu  ponto  de  vista .  A  professora  precisa  dar uma  aula  dizendo  que  tomos  somos  iguais  só  muda  os  prazeres,  e  que devemos  dividir  nossos  brinquedos ,  que  todos  merecem  serem  felizes.

O superego é regulador dessa situação logo teria q elaborar algo pra q o mesmo fosse trabalhado nas crianças levando em conta a idade,eu passaria um tempo observando pra escolher a melhor forma pra ajudar

Nesse caso a partir do olhar freudiano as crianças menores de cinco anos que têm a dificuldade em compartilhar brinquedos é por conta da predominância do id nessa fase de desenvolvimento. O id impulsa as crianças a brigar pelos brinquedos satisfazendo o id com seu desejo de possuir o brinquedo, independente do fato de que outras crianças queiram brincar com o brinquedo. Uma sugestão do que pode ser feito em sala de aula é ensinar as regras sociais, modelagem comportamental, reforço positivo e intervenção na resolução de conflitos, assim os professores podem apoiar as crianças no desenvolvimento de um comportamento mais adequado.

As crianças nessa idade ainda estão construindo suas personalidades, e com isso, estão submetidas as leis da linguagem que a determina demandas não só por objetos que satisfaçam suas necessidades, mas de amor e compreensão. Com isso, é preciso uma linguagem lúdica, onde elas possam ir assimilando o que é delas e o que é do outro, o que pode e o que não pode. Pois, é dessa forma que as crianças vãos aprendendo  a se socializar e desenvolver um comportamento saudável. E segundo Freud, o id, o ego e o superego é que determina o nosso comportamento, então as crianças precisam ser bem instruídas para construírem bem essas fases que irão favorecer as outras etapas da  vida.

A Dificuldade em Compartilhar na Perspectiva Psicanalítica

A questão da dificuldade em compartilhar brinquedos entre crianças pequenas, sob a ótica da psicanálise freudiana, pode ser explicada principalmente pela predominância do Id nessa fase do desenvolvimento.

O Id: É a parte mais primitiva da personalidade, regida pelo princípio do prazer. Busca a satisfação imediata dos desejos e impulsos básicos, como a posse de objetos. Para uma criança pequena, o brinquedo representa um objeto de desejo que lhe proporciona prazer, e a ideia de compartilhá-lo pode ser vista como uma ameaça a essa satisfação.

Também podem citar o egocentrismo , a criança ainda está em desenvolvimento na capacitade de se colocar no lugar do outro.

O Superego, responsável pela moralidade e pelos valores sociais, ainda está em formação nessa fase. A criança ainda não internalizou as normas sociais de compartilhar e cooperar.

De acordo com a teoria Freudiana e outros, a partir dos 3 anos, final da fase anal, as crianças já deveriam ter saído desta fase egocêntrica, que fica muito marcado aos 2 anos.

Se hipoteticamente for chamado para dar minha opinião, declino para o fato de a Escola e a Família não ter dado suporte suficiente para a formação da psiquê da criança que ficou presa na fase anal, sugeriria uma intervenção, impondo limites, retroagindo um pouco para que todos ultrapassem essa fase anal. Tendo  mais autonomia, a criança está pronta para a fase fálica e a resolver seus problemas de egocentrismo.

insista nesta posição com exemplos práticos, e estimule com recompensas psicológicas ou físicas quem está começando a compartilhar os brinquedos e sair dessa fase egocêntrica. Lembremos que existem muitos adultos que são extremamente egocêntricos.

Nessa fase o id das crianças estão em contante ativação, reunir as crianças e trabalhar o ego que ainda não está formado .

  • Visto que nessa idade a criança tenta controlar seus impulsos ,mais o seu  id fala mais alto ainda,  seria o de busca  da  sua própria satisfação.
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