Desafio
Citação de Gabriel Vasconcellos em novembro 12, 2024, 6:54 pmNessa faixa de idade, é esperado esse tipo de conflitos entre os alunos devido ao seu apego ao objeto superestimado, durante a formação da sua personalidade psique mais especificamente o "ego" existirá esse desejo narcísico sobre os objetos ...
Sendo um momento necessário de muita paciencia pelas professoras e compreensão sobre os alunos é fundamental que as profs estejam preparadas para lidar com esses momentos de brigas e discussões de forma empata, compreensiva mas ativa, explicando de forma lúdica que esta tudo bem dividir os brinquedos as vezes seja por breve momentos desenvolvendo assim o senso de individualidade e coletividade infantil...
Nessa faixa de idade, é esperado esse tipo de conflitos entre os alunos devido ao seu apego ao objeto superestimado, durante a formação da sua personalidade psique mais especificamente o "ego" existirá esse desejo narcísico sobre os objetos ...
Sendo um momento necessário de muita paciencia pelas professoras e compreensão sobre os alunos é fundamental que as profs estejam preparadas para lidar com esses momentos de brigas e discussões de forma empata, compreensiva mas ativa, explicando de forma lúdica que esta tudo bem dividir os brinquedos as vezes seja por breve momentos desenvolvendo assim o senso de individualidade e coletividade infantil...
Citação de Cintia Alves em novembro 13, 2024, 4:35 pmId: fonte de energia psiquica, formado pelas pulsoes;
Ego: parte consciente, intepreta a realidade (memoria, emocao, percepcao);
Superego: aspecto moral do individuo;
Na palestra, embora as criancas ainda nao formou a personalidade, explicaria numa linguagem apropriada a questao de organizacao e divisao de brinquedos.
Id: fonte de energia psiquica, formado pelas pulsoes;
Ego: parte consciente, intepreta a realidade (memoria, emocao, percepcao);
Superego: aspecto moral do individuo;
Na palestra, embora as criancas ainda nao formou a personalidade, explicaria numa linguagem apropriada a questao de organizacao e divisao de brinquedos.
Citação de Eliane André Evangelista em novembro 14, 2024, 6:32 pmDe acordo com a psicanálise freudiana , desde o nascimento, o ser humano é movido pela busca do prazer, a libido marca e influencia
todas as experiencias humanas. Mas para o equilíbrio da psique o corpo desenvolve três pilares cognitivos: O Id, o Ego e o Superego. Essas três instâncias contribuem para o desenvolvimento psicosocial dos indivíduos.
A explicação para o fenomeno que ocorre na escola de educação infantil entre as crianças menores de 5 anos, se dá pela fase em que elas estão, onde o Id. responsável pelos impulsos e por satisfazer os desejos, praticamente opera sozinho, pois as outras duas instâncias psicológicas(O Ego , responsável pelos limites e o Supergo que fundamenta os julgamentos e os juizos de valor, ainda estão sendo formadas). Para a solução do ocorrido é necessário que regras sejam estabelecidas, onde o cumprimento ou descumprimento destas, sejam acompanhados de punições e recompensas.
De acordo com a psicanálise freudiana , desde o nascimento, o ser humano é movido pela busca do prazer, a libido marca e influencia
todas as experiencias humanas. Mas para o equilíbrio da psique o corpo desenvolve três pilares cognitivos: O Id, o Ego e o Superego. Essas três instâncias contribuem para o desenvolvimento psicosocial dos indivíduos.
A explicação para o fenomeno que ocorre na escola de educação infantil entre as crianças menores de 5 anos, se dá pela fase em que elas estão, onde o Id. responsável pelos impulsos e por satisfazer os desejos, praticamente opera sozinho, pois as outras duas instâncias psicológicas(O Ego , responsável pelos limites e o Supergo que fundamenta os julgamentos e os juizos de valor, ainda estão sendo formadas). Para a solução do ocorrido é necessário que regras sejam estabelecidas, onde o cumprimento ou descumprimento destas, sejam acompanhados de punições e recompensas.
Citação de AprenderPsicanalise em novembro 15, 2024, 12:30 amId é o Instinto primitivo infantil
Ego o o desejo o querer
Superego o controlador observador
Id é o Instinto primitivo infantil
Ego o o desejo o querer
Superego o controlador observador
Citação de ADENISON SILVEIRA SANTOS em novembro 18, 2024, 5:47 pmO que vai definir é o egocentrismo, pois não há senso suficiente para se colocar no lugar do próximo, não consegue controlara impulsos, ainda não há limites na convivência social, a sugestão é fazer um trabalho em grupo para um bom entendimento dessas questões.
O que vai definir é o egocentrismo, pois não há senso suficiente para se colocar no lugar do próximo, não consegue controlara impulsos, ainda não há limites na convivência social, a sugestão é fazer um trabalho em grupo para um bom entendimento dessas questões.
Citação de Leandro da Silva Costa em novembro 27, 2024, 1:48 pmPara lidar com o problema de crianças de cinco anos que têm dificuldades em dividir brinquedos e frequentemente entram em conflitos, é possível aplicar os conceitos freudianos de id, ego e superego para entender e propor soluções práticas. O id, que representa os impulsos instintivos e a busca por satisfação imediata, está muito presente nessa faixa etária. Isso explica por que as crianças demonstram dificuldade em esperar, compartilhar ou considerar as necessidades dos colegas. Elas agem movidas pelo desejo de posse e controle, sem refletir sobre o impacto de suas ações. Já o ego, que tem a função de mediar os impulsos do id com as demandas da realidade, ainda está em desenvolvimento. Apesar de algumas crianças compreenderem que é possível dividir ou que existem brinquedos idênticos, essa compreensão muitas vezes não é suficiente para regular seus comportamentos. O superego, que corresponde à internalização das normas sociais e valores, também está em formação, o que significa que conceitos como empatia e justiça ainda não estão plenamente consolidados.
Com base nesses aspectos, a intervenção precisa fortalecer o desenvolvimento do ego e do superego, ao mesmo tempo em que respeita os impulsos naturais do id. Uma abordagem eficaz seria mediar os conflitos ajudando as crianças a expressarem seus sentimentos e necessidades, enquanto se propõem soluções. Por exemplo, ao perceber uma briga, o adulto pode dizer: "Eu entendo que você quer brincar com esse brinquedo agora, mas sua amiga também quer. Como podemos resolver isso juntos?" Esse tipo de mediação ajuda o ego da criança a considerar a realidade e a buscar alternativas racionais. Outra estratégia útil é introduzir a ideia de turnos para brincar com um brinquedo específico, utilizando algo visual, como um temporizador, para ajudar as crianças a entenderem o conceito de esperar a vez. Reforçar comportamentos positivos, como elogiar e valorizar atitudes de compartilhamento, também contribui para o desenvolvimento do superego, pois associa as normas sociais com experiências agradáveis.
Além disso, é importante criar regras simples e claras, explicando o motivo de sua importância de forma compreensível. Por exemplo, o adulto pode dizer: "Todos precisam brincar, então vamos dividir os brinquedos para que todos fiquem felizes." Propor atividades cooperativas também pode ser uma excelente forma de promover a empatia e o senso de colaboração, ajudando as crianças a trabalharem juntas em vez de competirem. A resolução de conflitos deve ser ensinada de maneira prática e acessível, incentivando as crianças a verbalizarem o que sentem e a proporem soluções em conjunto. Essas estratégias ajudam gradualmente as crianças a aprenderem a lidar com seus impulsos, a regular suas ações e a internalizar valores sociais importantes. Esse processo, embora leve tempo, é essencial para promover o desenvolvimento emocional e social de maneira saudável.
Para lidar com o problema de crianças de cinco anos que têm dificuldades em dividir brinquedos e frequentemente entram em conflitos, é possível aplicar os conceitos freudianos de id, ego e superego para entender e propor soluções práticas. O id, que representa os impulsos instintivos e a busca por satisfação imediata, está muito presente nessa faixa etária. Isso explica por que as crianças demonstram dificuldade em esperar, compartilhar ou considerar as necessidades dos colegas. Elas agem movidas pelo desejo de posse e controle, sem refletir sobre o impacto de suas ações. Já o ego, que tem a função de mediar os impulsos do id com as demandas da realidade, ainda está em desenvolvimento. Apesar de algumas crianças compreenderem que é possível dividir ou que existem brinquedos idênticos, essa compreensão muitas vezes não é suficiente para regular seus comportamentos. O superego, que corresponde à internalização das normas sociais e valores, também está em formação, o que significa que conceitos como empatia e justiça ainda não estão plenamente consolidados.
Com base nesses aspectos, a intervenção precisa fortalecer o desenvolvimento do ego e do superego, ao mesmo tempo em que respeita os impulsos naturais do id. Uma abordagem eficaz seria mediar os conflitos ajudando as crianças a expressarem seus sentimentos e necessidades, enquanto se propõem soluções. Por exemplo, ao perceber uma briga, o adulto pode dizer: "Eu entendo que você quer brincar com esse brinquedo agora, mas sua amiga também quer. Como podemos resolver isso juntos?" Esse tipo de mediação ajuda o ego da criança a considerar a realidade e a buscar alternativas racionais. Outra estratégia útil é introduzir a ideia de turnos para brincar com um brinquedo específico, utilizando algo visual, como um temporizador, para ajudar as crianças a entenderem o conceito de esperar a vez. Reforçar comportamentos positivos, como elogiar e valorizar atitudes de compartilhamento, também contribui para o desenvolvimento do superego, pois associa as normas sociais com experiências agradáveis.
Além disso, é importante criar regras simples e claras, explicando o motivo de sua importância de forma compreensível. Por exemplo, o adulto pode dizer: "Todos precisam brincar, então vamos dividir os brinquedos para que todos fiquem felizes." Propor atividades cooperativas também pode ser uma excelente forma de promover a empatia e o senso de colaboração, ajudando as crianças a trabalharem juntas em vez de competirem. A resolução de conflitos deve ser ensinada de maneira prática e acessível, incentivando as crianças a verbalizarem o que sentem e a proporem soluções em conjunto. Essas estratégias ajudam gradualmente as crianças a aprenderem a lidar com seus impulsos, a regular suas ações e a internalizar valores sociais importantes. Esse processo, embora leve tempo, é essencial para promover o desenvolvimento emocional e social de maneira saudável.
Citação de Alisongodoi em novembro 29, 2024, 2:06 pmO id é a estrutura mais primitiva da psique humana e busca gratificação imediata para os desejos, operando em função do prazer. Assim sendo, quando uma criança deseja algo, como pegar um brinquedo, ela simplesmente o faz e não considera outros fatores. Com a maturação e a necessidade da resolução de conflitos, nesse caso, as brigas com os colegas pelos brinquedos, a criança desenvolve outra estrutura psíquica: o ego.
O ego também funciona em busca do prazer, mas, ao satisfazer os desejos do id, considera elementos da realidade e isso pode significar adiar a gratificação. O ego reconhece que as outras pessoas também têm necessidades e desejos. Assim, no caso dos alunos que brigam pelos brinquedos, ao desenvolver o ego eles passarão a pedir para pegar os brinquedos um do outro. Ou, no limite, o farão na ausência um do outro.
A diferença do superego, que se desenvolve mais tarde, por volta dos cinco anos de idade, é que este é baseado na moral e em julgamentos sobre o que é certo e errado. É uma adaptação do ego às regras e convenções sociais. Mesmo que o superego e o ego cheguem à mesma conclusão, o determinante para o superego está baseado em valores morais e o determinante para o ego baseia-se mais no que os outros vão pensar ou nas consequências que uma ação pode acarretar.
Voltando ao exemplo dos alunos que brigam pelos brinquedos, ao desenvolver o superego, mesmo na ausência do outro, os alunos não irão pegar os brinquedos sem pedir autorização.
O id é a estrutura mais primitiva da psique humana e busca gratificação imediata para os desejos, operando em função do prazer. Assim sendo, quando uma criança deseja algo, como pegar um brinquedo, ela simplesmente o faz e não considera outros fatores. Com a maturação e a necessidade da resolução de conflitos, nesse caso, as brigas com os colegas pelos brinquedos, a criança desenvolve outra estrutura psíquica: o ego.
O ego também funciona em busca do prazer, mas, ao satisfazer os desejos do id, considera elementos da realidade e isso pode significar adiar a gratificação. O ego reconhece que as outras pessoas também têm necessidades e desejos. Assim, no caso dos alunos que brigam pelos brinquedos, ao desenvolver o ego eles passarão a pedir para pegar os brinquedos um do outro. Ou, no limite, o farão na ausência um do outro.
A diferença do superego, que se desenvolve mais tarde, por volta dos cinco anos de idade, é que este é baseado na moral e em julgamentos sobre o que é certo e errado. É uma adaptação do ego às regras e convenções sociais. Mesmo que o superego e o ego cheguem à mesma conclusão, o determinante para o superego está baseado em valores morais e o determinante para o ego baseia-se mais no que os outros vão pensar ou nas consequências que uma ação pode acarretar.
Voltando ao exemplo dos alunos que brigam pelos brinquedos, ao desenvolver o superego, mesmo na ausência do outro, os alunos não irão pegar os brinquedos sem pedir autorização.
Citação de Conca em dezembro 1, 2024, 2:33 amA criança está na fase egocêntrica, uma etapa do desenvolvimento infantil em que a criança tem um pensamento centrado em si mesma, ela não consegue se colocar no lugar do outro ou seja não tem capacidade de reconhecer o ponto de vista dos outros. A sala de aula é um espaço onde a criança aprende a se desenvolver e socializar uns com outros no seu convívio social, então pode-se trabalhar problemáticas que envolva jogos e atividades que estimule o compartilhamento e a cooperação, podendo ajudar as crianças a entenderem melhor a importância de dividir e colaborar, também é importante criar momentos para discutir sentimentos perguntando como eles se sentem quando alguém pega um brinquedo deles, ajudar as crianças a reconhecer e expressar suas emoções.
A criança está na fase egocêntrica, uma etapa do desenvolvimento infantil em que a criança tem um pensamento centrado em si mesma, ela não consegue se colocar no lugar do outro ou seja não tem capacidade de reconhecer o ponto de vista dos outros. A sala de aula é um espaço onde a criança aprende a se desenvolver e socializar uns com outros no seu convívio social, então pode-se trabalhar problemáticas que envolva jogos e atividades que estimule o compartilhamento e a cooperação, podendo ajudar as crianças a entenderem melhor a importância de dividir e colaborar, também é importante criar momentos para discutir sentimentos perguntando como eles se sentem quando alguém pega um brinquedo deles, ajudar as crianças a reconhecer e expressar suas emoções.
Citação de Elenilson Evangelista em dezembro 6, 2024, 3:11 amEstá óbvio e expresso,que essas crianças estão com o id aflorado.essa forte expressão do id manifesta nessas crianças a necessidade e o desejo de obter para si os brinquedos, não tendo a percepção de estar ferindo os sentimentos das outras crianças a sua volta.
É de extrema importância focar na restruturação do super ego, apesar de que o super ego é formado a partir dos cinco anos de idade, porém é necessário que de alguma forma essas crianças precisarão entender, as necessidades das outras crianças, e limites que são estabelecido educacionalmente para compreensão.
Está óbvio e expresso,que essas crianças estão com o id aflorado.essa forte expressão do id manifesta nessas crianças a necessidade e o desejo de obter para si os brinquedos, não tendo a percepção de estar ferindo os sentimentos das outras crianças a sua volta.
É de extrema importância focar na restruturação do super ego, apesar de que o super ego é formado a partir dos cinco anos de idade, porém é necessário que de alguma forma essas crianças precisarão entender, as necessidades das outras crianças, e limites que são estabelecido educacionalmente para compreensão.
Citação de Igor Costa Braz em dezembro 8, 2024, 10:19 pmComo esta fase infantil, as crianças estão se autoconstruindo, ao querer pegar o mesmo brinquedo idêntico de outra criança, isso nos mostra o quanto o sentimento de posse está se construindo, ainda que por pouco tempo de existência, o que ocorre é que ao ver os brinquedos iguais, as crianças ao criarem um laço com o mesmo acabam que por cultivar o ciúmes do brinquedo ao ver o mesmo em mãos de outras crianças, o que nos mostra que o I.D, e o Superego estão se mostrando mais presentes, vale ressaltar que como a criança ainda busca o significado da sua existência, isso mostra o quanto as mesmas ainda não conseguem entender a diferença, daquilo que as pertence e não pertence.
Como esta fase infantil, as crianças estão se autoconstruindo, ao querer pegar o mesmo brinquedo idêntico de outra criança, isso nos mostra o quanto o sentimento de posse está se construindo, ainda que por pouco tempo de existência, o que ocorre é que ao ver os brinquedos iguais, as crianças ao criarem um laço com o mesmo acabam que por cultivar o ciúmes do brinquedo ao ver o mesmo em mãos de outras crianças, o que nos mostra que o I.D, e o Superego estão se mostrando mais presentes, vale ressaltar que como a criança ainda busca o significado da sua existência, isso mostra o quanto as mesmas ainda não conseguem entender a diferença, daquilo que as pertence e não pertence.