Desafio
Citação de Jose Jobson da Silva em janeiro 31, 2025, 1:44 pmDe acordo com a teoria psicanalítica, vivenciar a situação apontada faz parte da etapa do movimento da maturidade infantil e é denominada pelo id no sentido da satisfação. Essas crianças ainda não possuem uma consciência em relação às suas limitações com relação ao ego e ao superego. É muito importante que os professores busquem trabalhar dinâmicas voltadas para estimular esse convívio.
De acordo com a teoria psicanalítica, vivenciar a situação apontada faz parte da etapa do movimento da maturidade infantil e é denominada pelo id no sentido da satisfação. Essas crianças ainda não possuem uma consciência em relação às suas limitações com relação ao ego e ao superego. É muito importante que os professores busquem trabalhar dinâmicas voltadas para estimular esse convívio.
Citação de Lucsilva189 em fevereiro 3, 2025, 3:36 pmA criança nesse fase ainda não tem desenvolvimento do ego, assim mantém apenas em realizar os impulsos do id, e nessa fase também por mais que os brinquedos são idênticos ao nossos olhos para elas, para cada um em si enxerga de forma única e não estão dispostas e ver de outro ponto de vista.
A criança nesse fase ainda não tem desenvolvimento do ego, assim mantém apenas em realizar os impulsos do id, e nessa fase também por mais que os brinquedos são idênticos ao nossos olhos para elas, para cada um em si enxerga de forma única e não estão dispostas e ver de outro ponto de vista.
Citação de Adriano Jose Eduardo em fevereiro 10, 2025, 8:03 pmNeste contexto deverá trabalhar melhor esta questão pois elas não estão mais na fase id, segundo Freud.
Neste contexto deverá trabalhar melhor esta questão pois elas não estão mais na fase id, segundo Freud.
Citação de VIVIANE Pereira DE JESUS em fevereiro 15, 2025, 7:26 pmNa fase dos três aos cinco anos, a criança começa a observar o mundo a sua volta e a querer participar de forma coletiva, porém ela ainda está sendo conduzida em sua maioria pelos desejos. Então nesta fase ela começa a entender que precisa aprender a reprimir seus desejos ( chamamos de fase de castração ) para que possa continuar explorando o mundo a sua volta já que está na fase das descobertas, curiosidades e porquês.
Na fase dos três aos cinco anos, a criança começa a observar o mundo a sua volta e a querer participar de forma coletiva, porém ela ainda está sendo conduzida em sua maioria pelos desejos. Então nesta fase ela começa a entender que precisa aprender a reprimir seus desejos ( chamamos de fase de castração ) para que possa continuar explorando o mundo a sua volta já que está na fase das descobertas, curiosidades e porquês.
Citação de Grasielia Machado Queiroz Brito em fevereiro 19, 2025, 10:35 pmHá uma grande necessidade de mostrar pra criança que o convívio social poderá ser benéfico para Ela, uma vez em que poderá ter outras crianças para compartilhar brincadeiras, danças, cânticos e brinquedos. As que sentem mais dificuldades de compartilhar são filhos únicos ou mais novos de uma família.
Há uma grande necessidade de mostrar pra criança que o convívio social poderá ser benéfico para Ela, uma vez em que poderá ter outras crianças para compartilhar brincadeiras, danças, cânticos e brinquedos. As que sentem mais dificuldades de compartilhar são filhos únicos ou mais novos de uma família.
Citação de Miriam Augusto de Souza Costa em fevereiro 20, 2025, 5:06 pmMediante esta fase onde criança supervaloriza a propria satisfação a todo custo ( ID), é necessario que os professores criem estrategias, dialogos e busque caminhos para solução do problema.
Mediante esta fase onde criança supervaloriza a propria satisfação a todo custo ( ID), é necessario que os professores criem estrategias, dialogos e busque caminhos para solução do problema.
Citação de Marta Santos Goncalves em fevereiro 24, 2025, 8:50 pmNa primeira infância, especialmente antes dos 5 anos, a estrutura psíquica ainda está em formação. Nessa fase, o id é predominante, e a criança tem dificuldades em lidar com a frustração e em adiar a satisfação dos seus desejos. Como resultado, quando vê um brinquedo sendo usado por outra criança, o id impulsiona a posse imediata, sem considerar regras ou empatia. O ego e o superego ainda estão em construção, tornando o autocontrole limitado.
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Explicação para a Escola
Diante dessa imaturidade psíquica, é natural que crianças pequenas não consigam compartilhar brinquedos espontaneamente. Isso não significa que sejam egoístas ou mal-educadas, mas sim que ainda estão desenvolvendo o controle dos impulsos e a capacidade de considerar o outro.
O ambiente escolar desempenha um papel essencial nesse processo, pois ajuda a fortalecer o ego, ensinando gradualmente as crianças a lidarem com regras, negociações e a espera pela vez.
O que deve acontecer em sala de aula?
Estímulo ao desenvolvimento do ego: Estratégias lúdicas que ensinem o controle dos impulsos, como jogos que envolvem esperar a vez.
Reforço de normas sociais (superego em construção): Regras simples e constantes sobre compartilhar e respeitar o outro.
Mediação dos conflitos: Professores podem intervir ensinando as crianças a resolver disputas com diálogo.
Uso de reforço positivo: Elogiar e recompensar pequenas ações de compartilhamento e paciência.
Exemplos e histórias: Contação de histórias ou dramatizações que ensinem sobre empatia e colaboração.
Com o tempo, essas práticas fortalecem o ego e ajudam as crianças a equilibrar os desejos do id com as exigências do ambiente social, preparando-as para interações mais saudáveis.
Essa abordagem demonstra um entendimento sólido da psicanálise freudiana aplicado ao contexto educacional. Se precisar de ajustes, posso ajudar!
Na primeira infância, especialmente antes dos 5 anos, a estrutura psíquica ainda está em formação. Nessa fase, o id é predominante, e a criança tem dificuldades em lidar com a frustração e em adiar a satisfação dos seus desejos. Como resultado, quando vê um brinquedo sendo usado por outra criança, o id impulsiona a posse imediata, sem considerar regras ou empatia. O ego e o superego ainda estão em construção, tornando o autocontrole limitado.
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Explicação para a Escola
Diante dessa imaturidade psíquica, é natural que crianças pequenas não consigam compartilhar brinquedos espontaneamente. Isso não significa que sejam egoístas ou mal-educadas, mas sim que ainda estão desenvolvendo o controle dos impulsos e a capacidade de considerar o outro.
O ambiente escolar desempenha um papel essencial nesse processo, pois ajuda a fortalecer o ego, ensinando gradualmente as crianças a lidarem com regras, negociações e a espera pela vez.
O que deve acontecer em sala de aula?
Estímulo ao desenvolvimento do ego: Estratégias lúdicas que ensinem o controle dos impulsos, como jogos que envolvem esperar a vez.
Reforço de normas sociais (superego em construção): Regras simples e constantes sobre compartilhar e respeitar o outro.
Mediação dos conflitos: Professores podem intervir ensinando as crianças a resolver disputas com diálogo.
Uso de reforço positivo: Elogiar e recompensar pequenas ações de compartilhamento e paciência.
Exemplos e histórias: Contação de histórias ou dramatizações que ensinem sobre empatia e colaboração.
Com o tempo, essas práticas fortalecem o ego e ajudam as crianças a equilibrar os desejos do id com as exigências do ambiente social, preparando-as para interações mais saudáveis.
Essa abordagem demonstra um entendimento sólido da psicanálise freudiana aplicado ao contexto educacional. Se precisar de ajustes, posso ajudar!
Citação de Karina Mahiás em fevereiro 25, 2025, 8:58 pmSob a perspectiva Freudiana a dificuldade das crianças em compartilhar brinquedos é um reflexo de dominância do ID e da imaturidade do EGO e do SUPEREGO.
Mas com a estratégia adequada, como modelagem, reforço positivo, e atividades cooperativas, as professoras podem ajudar as crianças a desenvolverem essas estruturas psíquicas, promovendo comportamentos mais adequados
Sob a perspectiva Freudiana a dificuldade das crianças em compartilhar brinquedos é um reflexo de dominância do ID e da imaturidade do EGO e do SUPEREGO.
Mas com a estratégia adequada, como modelagem, reforço positivo, e atividades cooperativas, as professoras podem ajudar as crianças a desenvolverem essas estruturas psíquicas, promovendo comportamentos mais adequados
Citação de carlosdeandrade em fevereiro 26, 2025, 8:01 pmAs crianças brigam pelos brinquedos porque, segundo Freud, o Id (parte impulsiva e primitiva da psique) ainda domina seu comportamento. Elas querem satisfação imediata, sem considerar regras. O Ego (responsável por equilibrar os impulsos com a realidade) ainda está em desenvolvimento, e o Superego (moral e regras) não está totalmente formado. Além disso, não brigam pelo objeto em si, mas porque desejam aquilo que o outro deseja. Para lidar com isso na sala de aula, é importante ensinar regras de convivência, promover atividades que trabalhem a espera e a troca e incentivar brincadeiras simbólicas que ajudem no desenvolvimento emocional e social.
As crianças brigam pelos brinquedos porque, segundo Freud, o Id (parte impulsiva e primitiva da psique) ainda domina seu comportamento. Elas querem satisfação imediata, sem considerar regras. O Ego (responsável por equilibrar os impulsos com a realidade) ainda está em desenvolvimento, e o Superego (moral e regras) não está totalmente formado. Além disso, não brigam pelo objeto em si, mas porque desejam aquilo que o outro deseja. Para lidar com isso na sala de aula, é importante ensinar regras de convivência, promover atividades que trabalhem a espera e a troca e incentivar brincadeiras simbólicas que ajudem no desenvolvimento emocional e social.
Citação de vitorsc em março 5, 2025, 12:42 pmNos primeiros anos de idade de uma criança, o id, que é a estrutura mais primitiva da psique, desprovido de qualquer organização, é impulsionada pelo prazer e satisfação imediata das necessidades. Se as necessidades não são satisfeitas imediatamente se gera um estado de ansiedade e tensão. Portanto, através desse entendimento, podemos entender que, estar com o brinquedo é satisfatório, pois estimula a criança a brincar e imaginar. Quando a criança empresta a outra, essa sensação é desfeita e a satisfação imediata não é cumprida, causando um efeito de tensão entre elas. O que deve ser feito em sala de aula é o trabalho com o superego de cada criança. Podemos entender o superego como limites impostos por algo ou alguém. Esses limites que a professora colocar com um entendimento sobre respeito e união, pode ajudar a retirar a tensão criada. Por exemplo, a professora poderia estimular aos alunos a entenderem a importância do brincar coletivo e do respeito ao próximo, mostrando que todos devem ter o direito de brincar com os brinquedos, além disso, mostrar que a união entre as crianças pode tornar a brincadeira divertida, além de desestimular o egoísmo através de gestos e falas ao longo das aulas.
Nos primeiros anos de idade de uma criança, o id, que é a estrutura mais primitiva da psique, desprovido de qualquer organização, é impulsionada pelo prazer e satisfação imediata das necessidades. Se as necessidades não são satisfeitas imediatamente se gera um estado de ansiedade e tensão. Portanto, através desse entendimento, podemos entender que, estar com o brinquedo é satisfatório, pois estimula a criança a brincar e imaginar. Quando a criança empresta a outra, essa sensação é desfeita e a satisfação imediata não é cumprida, causando um efeito de tensão entre elas. O que deve ser feito em sala de aula é o trabalho com o superego de cada criança. Podemos entender o superego como limites impostos por algo ou alguém. Esses limites que a professora colocar com um entendimento sobre respeito e união, pode ajudar a retirar a tensão criada. Por exemplo, a professora poderia estimular aos alunos a entenderem a importância do brincar coletivo e do respeito ao próximo, mostrando que todos devem ter o direito de brincar com os brinquedos, além disso, mostrar que a união entre as crianças pode tornar a brincadeira divertida, além de desestimular o egoísmo através de gestos e falas ao longo das aulas.