Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Cultura, personalidade e percepçãoDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 12 of 35Next

Sensação quando Juliana se depara com irmã mais velha vendo seus traços de envelhecimento não aceitado por ela.

Percepção quando Juliana se depara com o espelho interpretando os sinais e o medo da velhice no próprio corpo

A sociedade cria padrões para exercer diferenças e o que foge ao padrão pré-criado é rejeitado, pois essa limitação de ideias superficializa o ser humano, não o tratando em sua totalidade. Para equilibrar isso, é preciso criar mecanismos de valorização das diferenças, qualidades mais profundas e não superficiais, bem como a valorização de cada etapa da vida e não de apenas uma.

Juliana teve a sensação de estar ficando velha e percebeu através do espelho, as mudanças acontecendo e fungindo do ''padrão da beleza''

Percebe-se e sente, fenomeno que mexe com o ser humano, é como se espelhar.

A psicanálise não aborda diretamente o conceito de padrão de beleza, mas oferece insights sobre como os padrões culturais e sociais podem influenciar a percepção da beleza e a formação da identidade.No entanto, é importante ressaltar que a psicanálise não busca fornecer uma definição específica de beleza ou estabelecer padrões universais. Em vez disso, ela se concentra em compreender como os indivíduos constroem sua identidade e percepção da beleza dentro de um contexto psicodinâmico e cultural.

A sensação está presente na visualização do outro e de si, e do toque de textura, e a percepção está no fato de que a leitura que a irmã mais nova faz, aliada aos estigmas sociais do envelhecimento, a leva pensar pejorativamente do processo e de si mesma.

Se formos levar para o aspecto psicanalítico podemos ver que o superego está em constante transformação, pois está captando um julgamento social de valor negativo, imprimindo de forma prejudicial ao animus do id de sentir-se satisfeita consigo mesma, fazendo com que o ego manifeste dessa forma.

Deve ser trabalhado em terapia a ressignificação disto.

Ela teve a sensação através de seus órgãos receptor, ao olhar a irmã e não gostou, mas pela percepção interpretou que estava ficando velha, mas não queria aceitar.

a) O fenômeno da sensação pode ser observado quando Juliana se olha no espelho e vê um estímulo sensorial (os sinais).

A sensação tem como característica definidora ser o primeiro contato do organismo com um estímulo, por meio de um dos cinco sentidos.

No caso de Juliana, o sentido utilizado foi a visão (ela olha no espelho e vê os sinais, sendo que, apenas com o processo de sensação, ela não dá um sentido para aqueles sinais, apenas os identifica).

b) É possível identificar a percepção no momento em que Juliana dá um sentido para o estímulo sensorial que viu.

A característica definidora da percepção é o processo de interpretação de um estímulo sensorial.

Note que, quando ela vê as linhas, fica triste. Nesse momento, fica claro que ela interpreta aquele estímulo sensorial (as linhas), dando um sentido para ele.Esse sentido, destaca-se, é mediado pela cultura, que relaciona beleza à juventude e velhice à feiura.

O processo de envelhecimento de uma forma geral, provoca no organismo modificações biológicas, fisiológicas, o que acarretam alterações nas funções orgânicas.

O fenômeno da sensação  é observado qdo Juliana se olha no espelho e vê um estímulo sensorial, que são os sinais.

A sensação ocorreu através dos cinco sentidos onde a chegada da velhice foi percebida pela mulher.

A percepção foi de uma sociedade que ainda é regida pelo patriarcado que coloca a mulher em uma caixinha de Barbie e faz com que se sintam menores quando fogem a esse padrão.

PreviousPage 12 of 35Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱