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Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Cultura, personalidade e percepçãoDesafio
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Desafio

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A moça se comparou a uma das irmã por que a sociedade fala que tem que ser magra ou jovem mas não precisamos obedecer sociedade e sim ver coisas bonitas em nós além do corpo qualidades virtudes sem se preocupar com padrões social porque isso adoece a mente ficando com baixa estima e ninguém e perfeito e muitas garota fica com anorexia por ver sua imagem distorcida nos amar e encontrar pessoas que nos aceita como somos

Podemos dizer que a sensação é uma impressão causada por um estímulo interno e externo e a percepção seria a interpretação das sensações. Desse modo, Juliana apenas teve a sensação de envelhecer e constatou essa percepção ao ver seu reflexo na frente do espelho.

         O padrão de beleza da mulher imposto pela sociedade é um corpo esbelto, jovem, malhado. Isso influencia a opinião que cada mulher tem de si e das outras mulheres, por mais que diga que não, já que a aceitação geral é por mulheres bonitas, magras, jovens. A sensação é que se está o tempo todo sendo comparada e a preferência fica sempre para aquela magra.

          E sensação o que é? É notar, tomar conhecimento, isso é um fato que se comprova através da ação dos sentidos, ou seja, percepção. Na descrição da cena das irmãs, fica claro que Juliana passou a não se aceitar quando se compara a irmã mais velha (gorda e com sinais de velhice). Essa percepção ela tem quando se olha no espelho e de alguma forma, vê semelhança com sua irmã mais velha que não admira, nem aprova. Nesse sentido, passa a não aceitar a sua velhice.

Podemos dizer que Juliana ao completar os seu cinquenta anos, se preocupa cada vez mais com o seu corpo e com as marcas da idade, como isso é muito importante para a mulher, vemos que ela está incomodada com a perspectiva de estar cada vez mais próxima de sua irmã mais velha.

Quando ela olha no espelho e contempla sua imagem, observar sinais e expressões faciais que vão aparecendo com o tempo, as famosas rugas, esse fato chamamos na psicologia de sensação, logo depois de observar este fato, ela conclui pela percepção, que está ficando velha.

Citação de Meriellen Celina custodio nogueira vieira em março 29, 2022, 1:04 pm

* Sensação: impressão causada por um estímulo externo

*percepção: interpretação das sensações

Juliana teve a sensação de envelhecer e obteve essa percepção ao se deparar com seu reflexo no espelho.

Concordo

A sensação está no contemplar do espelho e ver as linhas de expressão demarcadas na pele.

Já a percepção acontece quando se apreende de que maneira aquelas linhas se formaram e se fixaram na pele, considerando o processo natural de envelhecimento.

A maneira como ela racionaliza isso tem gerado dor e precisaria ser ressignifcado para que o trauma passe a ser de doloroso a referencial.

A sensação acontece quando Juliana olha no espelho e vê fisicamente as rugas e linhas no rosto, é quando nossos sentidos (como a visão) detectam algo no ambiente, como a imagem de seu rosto no espelho.
A percepção ocorre quando Juliana interpreta essas rugas e linhas e sente tristeza, pensando que está feia e não quer envelhecer, é como nosso cérebro interpreta e dá significado ao que sentimos. No caso de Juliana, ela interpreta as rugas como algo negativo, influenciada pelo que a sociedade diz sobre beleza e juventude.

A cultura influencia Juliana porque a sociedade valoriza a juventude e a beleza magra. Por isso, Juliana sente que envelhecer e ter rugas é algo ruim, o que a deixa triste. Ela vê a velhice como perda de beleza e valor, porque é assim que a sociedade ao seu redor vê essas coisas.

A percepção de beleza na sociedade é profundamente moldada por padrões culturais e sociais. Esses padrões de beleza não são universais ou atemporais, mas variam de acordo com a época e a cultura. O ideal de beleza atual, que valoriza a juventude e a magreza, reflete normas culturais que ditam o que é considerado desejável e aceitável.

A influencia da mídia desempenha um papel crucial ao perpetuar e reforçar esses ideias. Imagens de mulheres jovens e magras são onipresentes em revistas, televisão, filmes e redes sociais. Essa representação constante cria um padrão percebido como normal ou ideal.;

A pressão social que as mulheres frequentemente enfrentam pressão para se conformar a esses padrões, o que pode afetar sua autoimagem e autoestima. Aquelas que não se enquadram nesses ideiais muitas vezes sentem-se inadequadas ou menos valiosas. A ideia de que a aparência física está diretamente ligada ao valor pessoal e ao sucesso em várias esferas da vida (como matrimônio e a carreira) intensifica a pressão para alcançar esses padrões.

As normas de gênero  também influenciam a percepção de beleza. A feminilidade é frequentemente associada a características como delicadeza, magreza e juventude. Quando a mulher não se encaixa nesse padrão, pode sentir que sua feminilidade está sendo questionada;

 

a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação ou mediação? Justifique.

A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação. O professor Pedro está mediando o processo de aprendizagem de André ao ensinar frações. Pedro utiliza seu conhecimento e habilidades para facilitar a compreensão de André, que por sua vez, está participando ativamente do processo ao estudar as frações. Essa mediação é essencial para que André possa aprender de maneira eficaz, mostrando que a interação social ocorre por meio da transmissão de conhecimento e suporte.

b) Por que é importante identificar o tipo de interação em casos como esse?

Identificar o tipo de interação é importante porque ajuda a compreender os papéis e dinâmicas envolvidas no processo de aprendizagem. Saber se a interação ocorre por meio de mediação ou participação direta permite ajustar as estratégias educacionais de acordo com as necessidades dos alunos. No caso de mediação, como o descrito, é fundamental que o mediador (professor) utilize métodos que facilitem a compreensão e engajem o aluno, enquanto que em situações de participação direta, o foco pode estar na autonomia do aluno e em sua capacidade de explorar e descobrir novos conhecimentos por conta própria.

c) Descreva os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação.

Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação incluem:

  • Comportamento do professor Pedro:
    • Contexto: Aula de matemática.
    • Ação: Ensinar frações.
    • Consequência: André aprende frações.
  • Comportamento de André:
    • Contexto: Aula de matemática.
    • Ação: Estudar frações.
    • Consequência: Aprender frações.

Esses sistemas estão entrelaçados porque o comportamento do professor Pedro influencia diretamente o comportamento de André. A eficácia do ensino de Pedro (ação) resulta no aprendizado de André (consequência), enquanto o empenho de André em estudar (ação) resulta no sucesso do ensino de Pedro (consequência). Assim, ambos os comportamentos são interdependentes e formam um ciclo de interação contínuo e colaborativo.

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