Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Cultura, personalidade e percepçãoDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 38 of 39Next

A) R: a partir do momento em que Juliana se vê no espelho, isto é, a utilização da visão (sentido) como meio de se enxergar fisicamente. a sensação.

 

B) R: quando ela interpreta o que vê no espelho, gerando uma resposta psicológica. a percepção que, pela cultura, está mediando sob a ótica da definição do padrão de beleza "jovem e magro" imposto pelo meio.

A) a sensação ocorre quando Juliana vê as rugas e sinais no espelho, processando estímulos visuais.

 

B) A percepção ocorre quando ela interpreta esses sinais como ''feia'' e ''velha'', influenciada por valores culturais que associam juventude à beleza e a velhice ao indesejável.

LETRA  B

O fenômeno da percepção ocorre no momento em que ambas as irmãs se olham no espelho e interpretam suas aparências de maneiras distintas. A característica definidora desse fenômeno é a forma como a cultura influencia a percepção do envelhecimento, reforçando padrões de beleza que valorizam a juventude e fazem com que o envelhecimento seja associado à perda de valor estético e social.

A percepção não é apenas um processo biológico, mas também é mediada por construções sociais. No caso das irmãs, a forma como elas interpretam o envelhecimento reflete valores culturais que associam beleza à juventude. Isso mostra como a cultura molda a percepção da própria imagem e do envelhecimento.

O fenômeno da sensação ocorre quando Juliana olha no espelho e vê sinais, linhas em seu rosto, principalmente na região dos olhos.

Característica que torna possível a identificação:
A sensação é uma experiência imediata e bruta provocada pelos estímulos sensoriais. Nesse caso, os estímulos visuais (linhas e rugas no rosto) são recebidos pelos olhos e enviados ao cérebro sem ainda sofrerem interpretação subjetiva.
O fenômeno da percepção aparece quando Juliana olha para os sinais no rosto e fica triste, dizendo que está feia e que não quer ficar velha.

Característica definidora da percepção:
A percepção é a interpretação dos estímulos sensoriais, influenciada por fatores subjetivos como emoções, experiências passadas e valores culturais.
A cultura impõe um ideal de juventude e magreza como padrão de beleza feminino. Esse ideal é internalizado por Juliana, que interpreta os sinais da idade como algo negativo, associando rugas à feiura e à perda de valor social. Isso mostra como a cultura influencia a forma como ela percebe a própria imagem e o envelhecimento.

A partir do convívio e do que a sociedade acabou ditando em sua geração (nova/magra/bonita), ela pôde sentir e perceber atravès da comparação que foi feita com a sua irmã mais velha e ao olhar ao espelho e ver suas rugas.

A sensação acontece quando juliana identifica que sua irmã Carla esta velha e feia ,além de ficar apreensiva com relação a avançar a sua própria  idade. A sensação pode ser entendida como um processo de detecção de estímulos
físicos e de transmissão desses estímulos para o cérebro. Ela compreende o
processo pelo qual os cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição)
apreendem informações do ambiente. Ou seja, a sensação é o primeiro contato de um estímulo com o organismo.

Quando Juliana se olha no espelho e fala claramente que a velhice esta chegando e que ela já vê as rugas e a mudança na textura da pele ela logo sente a percepção de esta fiando velha e feia igual a irmã. Já a percepção funciona de uma forma um pouco mais complexa. Para
perceber algo é necessário que o sujeito analise e interprete aquele estímulo.
Sendo assim, a percepção compreende o processamento, a organização e a
interpretação de um estímulo sensorial. Pode-se dizer que a percepção é um
passo além da sensação, é quando o organismo se relaciona com o meio de
uma forma consciente e constrói uma informação útil e significativa sobre
aquela experiência. Na cultura existe um ideal de beleza que as mulher precisa se encaixar, ou caso contrario elas não são aceitas. A cultura pode ser entendida como um conjunto de costumes ou práticas compartilhadas por uma sociedade. De acordo com Baum (2006), cultura é um conjunto de comportamentos aprendidos por alguém, pelo fato de essa pessoa pertencer a uma
sociedade.

No contexto apresentado, destaca-se que Juliana, influenciada pela cultura em que vive, percebe o envelhecimento como algo negativo. Essa visão é consequência de um ambiente cultural que tende a não valorizar as experiências vividas, mas sim padrões impostos que definem beleza e significado social. Sua mente luta contra a ideia de enxergar sua irmã como alguém fora desse padrão de beleza que predomina na sociedade.

A)O fenômeno da sensação pode ser identificado quando Juliana se sente apreensiva em relação ao envelhecimento. As características que reforçam essa apreensão incluem o surgimento de rugas, mudanças na textura da pele e as linhas de expressão no rosto, especialmente na área dos olhos.

B)O fenômeno da percepção ocorre no momento em que Juliana observa seu reflexo no espelho. Nesse instante, sua mente associa o ideal de beleza à imagem de uma mulher jovem e esteticamente perfeita, demonstrando como as funções cerebrais são influenciadas pelos padrões culturais e sociais internalizado.

O fenômeno da sensação  ocorre quando a irmã mais nova olha pra irmã mais velha  e  depois se olha no espelho . A  percepção  por sua vez ocorre  quando a irmã  mais nova interpreta o que vê , dizendo que a irmã está "feia e velha", e ao olhar para si mesma, conclui que " a velhice está chegando " e que não quer envelhecer .

A sensação  é um  processo fisiológico imediato  de receber estimúlos sensoriais  por meio dos órgãos dos sentidos como visão, audição, tato, nesse o caso, a visão está captando estímulos como rugas , marcas da idade , aparência .

Já a percepção  envolve a interpretação subjetiva  dos estímulos sensoriais. É onde o cérebro dá sentido ao que foi sentido .

O padrão de beleza imposto no ocidente pelo poder eurocêntrico, requer investimento em intervenções alimentares, cirurgias estéticas, procedimentos cosmetológicos, para que os corpos possam parecer jovens e esbeltos o tempo todo. Juliana sente (sensação) que está envelhecendo e a imagem no espelho, mostrando sinais, linhas de expressão, rugas, lhe traz a realidade (percepção).

Na psicanálise, a relação entre sensação e percepção está ligada à forma como so indivíduos experimentam e interpretam a realidade. A sensação é o processo fisiológico de captar estímulos externos, já a percepção é a interpretação subjetiva dos estímulos externos perante as experiências, as emoções e o inconsciente do sujeito.

PreviousPage 38 of 39Next