Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 105 of 625Next

Ao ser e reler o enunciado do desafio, assim como buscar outas fontes sobre os conceitos aplicados da sublimação, segundo Freud, na vida social eu conduziria a situação da seguinte forma:

1 - Conversa com os pais do aluno, com o fim de entender a história da família e a do aluno em si.

2 - Conversa com o aluno (mais de uma, indentificando a necessidade), para entender sua história, segunda sua própria percepção e identificar as motivações para tais comportamentos assim como suas perpectivas futuras naquele contexto.

3 - Com base no resultado das duas atividades anteriores, induzir o aluno a executar atividades que o etimule a contrapor aquele comportamento violento, canalizando-o para imersão vivencial que o propriciasse a extravasar o sentimento e a resignificar o comportamento.

Escutar o que Eduardo tem a dizer sobre seu contexto atual e passado.

Orientar para que Eduardo buscasse por uma atividade física no seu dia e ver se havia resultado.

Orientar e incentivar a busca de uma atividade artística.

Orientar e incentivar a busca de Eduardo para fazer parte de alguma forma de grupo social.

Jocimar Caetano Almeida has reacted to this post.
Jocimar Caetano Almeida

Primeiro uma avaliação da família e parentes do menino, bem como uma entrevista com o mesmo, para tentar buscar entender quais poderiam ser as causas do comportamento deste, como é sua convivência na sociedade e na comunidade.

Segundo a indicação de atividades, exercícios e ocupações, durante um prazo determinado, que pudesse m descarregar os sentimentos do menino.

Terceiro uma nova avaliação com a família e parentes do menino, bem como outra entrevista com o mesmo, para analisar as atitudes e comportamentos e verificar se houve alterações, quais foram e por que motivos.

Jocimar Caetano Almeida has reacted to this post.
Jocimar Caetano Almeida

Primeiro tentar ver o histórico familiar e procurar manter um diálogo onde se possível ele por livre e espontânea vontade falasse sobre suas dificuldades e motivações para tal comportamento.

A primeira medida séria um investigação com o Eduardo para identificar o porque ele tem essa conduta que provavelmente está mascarando o ID, o Ego e o Superego. A postura de Eduardo pode ser resultado do mecanismo psíquico do inconsciente.

 

Segunda medida adotada pode ser encaminhar o jovem a uma atividade social, cultural ou esportiva para tentar canalizar essa atitude reprovável e transforma-la em algo que amenize sua conduta.

 

Terceira atividade seria uma entrevista com os pais para tentar achar a fonte que torna o jovem agressivo com os outros colegas menores.

Em primeiro lugar: Nesse primeiro momento amparar, haja visto que, é preciso ser escolhido para que se possa ser melhor compreendido;

Em segundo lugar: Acredito que propor um diálogo para que se possa ouvir o garoto, buscando analisar as razões de seu comportamento;

Em terceiro lugar: Verificar o que faz a pessoa sentir-se motivado, podendo assim, direcionar ao melhoramento do convívio social.

Para Freud há mecanismos na mente do homem que influenciamos seus comportamentos, ou seja, existem elementos externos a nossa mente que podem tornar o nosso comportamento de forma mais agressiva ou não. Dentre as ações que podem auxiliar na melhora do comportamento de Eduardo exponho três:

1º – Considerando que Eduardo cresceu em um ambiente violento, a primeira proposta seria tentar de alguma forma inseri-lo em um ambiente tranquilo.

2º – outra ação seria submetê-lo a atividades que o ajudem a desenvolver um comportamento mais racional. Atividades esportivas coletivas, como futebol, natação, ou ate mesmo atividades musicais taria um certo alívio, transformando ações destrutivas em construtivas.

3º – ajudá-lo a começar a desenvolver amizades benéficas a sua vida. Dessa forma ele seria submetido a processos que ajudariam a reeducar a sua mente, assim como a melhorar seu comportamento.

1°Passo:conhecer a família,para entender melhor o Eduardo.

2°Passo:conversar e ouvir o Eduardo,entender o porquê ele tem esse comportamento que começou aos 6 anos de idade.

3°Passo:Depois de ouvir a Família,e depois ouvir o Eduardo,fica mais fácil de ajudá-lo a melhorar esse comportamento,entender os fatos,que concerteza me parece algo dá família o qual ele pode está fazendo isso para chamar a atenção.

No primeiro momento, acolher Eduardo e buscar entender como se dá o seus convívio no seu núcleo familiar. Essas relação familiares tem muita importância no estudo do comportamento.

Logo após, verificar algo que possa direcionar Eduardo, algo que busque descobrir "afinidades" ex: esporte, arte, música e etc...

Ao final, acompanhar o desenvolvimento dele através da conversa/análise...estimular o autoconhecimento afim de promover o amadurecimento e encontro pessoal.

A primeira questão seria fazer análise do seu histórico, afim de identificar traumas passados, que refletem no comportamento atual.

PreviousPage 105 of 625Next